Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de março de 2012

IVANI RIBEIRO: COMO ELA FAZ FALTA!

Ivani Ribeiro

Nessa sexta, 09 de março, foi ao ar o último capítulo da re-reprise de "Mulheres de Areia" no "Vale a Pena Ver de Novo" e como vale a pena rever sempre essa novela! Exibida em 1993, "Mulheres de Areia" é um remake da novela de 1973 na TV Tupi.  

Eu tinha apenas três anos quando a novela foi exibida no horário das seis e não lembro de nada da exibição original. Minhas lembranças da reprise de 1996 também são muito vagas. Lembrava um pouco só das gêmeas Ruth e Raquel (interpretadas por Gloria Pires, que já era uma das minhas atrizes preferidas na época), do Tonho da Lua (Marcos Frota) e por incrível que pareça, do Reginho (Fabrício Bittar), irmão da Tônia (Andréa Beltrão). Também lembrava que na novela tocava "Gita" do Raul Seixas. Os únicos detalhes da história dos quais eu me recordava era que uma gêmea era boa e outra era má, e que o Tonho da Lua era deficiente mental. Depois da primeira reprise de "Mulheres de Areia", entrou "A Viagem" (1994), outra novela que eu gostei bastante, mas naquela época não tinha a menor ideia do nome do autor da novela e nem que "A Viagem" foi escrita pela mesma pessoa que fez "Mulheres de Areia".

Cena de "Mulheres de Areia"

A primeira vez que ouvi falar em Ivani Ribeiro foi em 2001, com a reprise de "A Gata Comeu" (1985), novela da qual meus pais sempre falavam e que eu tinha muita curiosidade de assistir. Gostei muito de "A Gata Comeu" e a considero uma das melhores novelas que já assisti. Adorava as brigas entre Jô (Christiane Torloni) e do professor Fábio (Nuno Leal Maia). Também ria muito com o casal Tetê (Marilu Bueno) e Gugu (Cláudio Corrêa e Castro).

Christiane Torloni e Nuno Leal Maia em "A Gata Comeu".

Só em 2006 com a segunda reprise de "A Viagem", é que descobri que a novela era da mesma autora de "A Gata Comeu" e "Mulheres de Areia". No mesmo ano foi ao ar o remake de "O Profeta", outra novela de Ivani. Foi o que bastou para eu me apaixonar definitivamente pelas histórias dessa grande autora. A partir daí o meu desejo de assistir "Mulheres de Areia" só aumentou, pois tinha certeza que era uma novela tão boa ou melhor do que "A Gata Comeu" e "A Viagem". Passei a ver cenas da novela no You Tube e torcia para que a Globo reprisasse a novela novamente, mas fui perdendo as esperanças, porque a novela ia ficando cada vez mais antiga e dificilmente a Globo reprisaria uma novela de quase 20 anos atrás. 

Em 2010 finalmente consegui assistir a novela, pois encontrei para baixar na internet os 126 capítulos da reprise de 2009 que foi exibida em Portugal. Baixei todos os capítulos e gravei em DVD. Deu trabalho, mas valeu a pena, pois pude confirmar o quanto a novela era boa. Apesar de já ter assistido a novela, fiquei muito feliz quando soube que ela seria reprisada novamente, pois achava que não era justo eu ter assistido a novela, enquanto haviam tantas pessoas que queriam assisti-la novamente e não a tinham em DVD. Além disso há uma nova geração que não tinha visto a novela e a conheceu agora na reprise. Assisti novamente a novela e confesso que ainda não enjoei (risos). Ainda bem que posso revê-la novamente em DVD a qualquer hora!

O que mais me encanta em "Mulheres de Areia" é a ótima história, o texto maravilhoso de Ivani e de sua colaboradora Solange Castro Neves, e a atuação marcante de todo o elenco. Impressionante como não há nenhum núcleo chato na novela, como todos os personagens são carismáticos e nos conquistam à primeira vista!

Guilherme Fontes em "A Viagem".

Sempre admirei na obra de Ivani Ribeiro a variedade de temas que ela abordou em suas novelas. Ela tinha talento para contar qualquer tipo de história: novelas de época ("A Deusa Vencida", "As Minas de Prata"), infantil ("O Meu pé de Laranja-Lima"), sobre os jovens ("Os Adolescentes"), Comédias ("Cavalo Amarelo", "Amor Com Amor se Paga"- outra novela que eu tenho muita vontade de assistir e torço para que ainda reprise no Canal Viva), histórias românticas e fohetinescas ("Mulheres de Areia"), novelas espíritas ("A Viagem", "O profeta") e até de ficção científica ("Os Estranhos")! 

Ivani Ribeiro é sem dúvidas a autora mais versátil em abordagem de temas na nossa teledramaturgia. Ela falava sobre qualquer coisa em suas novelas com uma habilidade incrível. Suas novelas na Globo são recordistas de audiência mesmo tendo sido exibidas apenas nos horários das seis e sete. Novelas como "A Gata Comeu", "Mulheres de Areia" e "A Viagem" alcançaram índices de audiência que hoje em dia nem as novelas das oito conseguem. Sei que na época em que suas novelas foram exibidas o método de medição de audiência era diferente de hoje em dia, mas comparando a audiência com a das novelas da época, vemos o quanto elas fizeram sucesso. "Mulheres de Areia" registrava todos os dias 50 pontos em média no horário das seis, enquanto a novela das oito da época, "Renascer", registrava em média 60 pontos. Em vários capítulos "Mulheres de Areia" chegou a se aproximar de "Renascer" e seu último capítulo   marcou impressionantes 62 pontos de audiência, um verdadeiro fenômeno!

Ivani Ribeiro é a única autora a ter três novelas reprisadas duas vezes no "Vale a Pena Ver de Novo" e suas tramas fazem sucesso até hoje. Isso mostra o quanto suas histórias não envelhecem e o quanto suas novelas fazem falta. Prova disso é o fato de "Mulheres de Areia" ganhar todos os dias de "Malhação" e ter se aproximado algumas vezes dos índices das novelas das seis "A Vida da Gente" e "Amor Eterno Amor". Ainda bem que as novelas de Ivani continuam sendo reprisadas. Eu e várias pessoas dessa nova geração passamos a conhecer sua obra agora, com as reprises. Não consigo imaginar a história da teledramaturgia brasileira sem as novelas de Ivani Ribeiro. Ela é tão importante na história da telenovela quanto outros grandes autores, como Janete Clair, Dias Gomes e Cassiano Gabus Mendes.

O mundo das novelas sem dúvidas ficou mais vazio sem Ivani Ribeiro e suas histórias serão sempre lembradas e admiradas por todos aqueles que gostam de uma boa novela. Como ela faz falta na nossa televisão!





4 comentários:

  1. Adorei o texto sobre Ivani Ribeiro.

    ResponderExcluir
  2. Pena que vc usa Blogger se não iria te seguir. Concordo com o trecho não 'há nenhum núcleo chato na novela'. !!

    ResponderExcluir
  3. Você não poderia postar essa versão da Globo Internacional de Mulheres de Areia que você tem? De preferência no you tube. Eu,infelizmente,só vi cenas e poucos capítulos aleatórios,ainda não pude ver a novela completa,mas a considero genial,assim como A Viagem,A Gata Comeu e O Profeta(que apesar de ter tido mudanças no remke,pudemos perceber que havia ali a genialidade de Ivani Ribeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Youtube há vários capítulos completos da novela. Dê uma busca lá, que você encontra quase todos os capítulos. Alguns divididos em algumas partes e outros completos.

      Excluir