Pesquisar este blog

sábado, 3 de março de 2012

OS GÊMEOS E SÓSIAS MAIS FAMOSOS DA FICÇÃO

Na sexta-feira, 09/03 a reprise de "Mulheres de Areia" se despede das nossas tardes. Ruth, Raquel, Tonho da Lua e outros personagens deixarão muitas saudades. Nesses 60 anos de telenovelas no Brasil, foram muitas as tramas que tiveram atores vivendo papéis duplos, por isso hoje no "Recordando" vamos relembrar alguns dos gêmeos e sósias mais importantes da TV brasileira.

1 - MULHERES DE AREIA (1973 e 1993)

Eva Wilma como Ruth e Raquel em 1973.
Glória Pires como as gêmeas no remake da novela.

As gêmeas mais famosas da televisão brasileira foram criadas por Ivani Ribeiro na novela "Mulheres de Areia" na TV Tupi em 1973. Eva Wilma viveu Ruth, a gêmea boa, e Raquel, a gêmea má, na versão original da novela. Vinte anos depois em 1993, foi a vez de Glória Pires reviver as gêmeas no remake da Globo. As duas novelas são clássicas e fizeram grande sucesso de audiência. Ruth e Raquel estão até hoje na lista de personagens mais marcantes das atrizes que as interpretaram e da TV brasileira. Veja algumas cenas da primeira versão e uma cena famosa do remake, quando Ruth dá um tapa em Raquel:





2 - O SEMIDEUS (1973)


Também em 1973 em "O Semideus", de Janete Clair, Tarcísio Meira viveu dois papéis. Hugo Leonardo é um milionário que sofre um acidente de lancha e desaparece, sendo substituído por seus sósia Raul, que assume a identidade e os negócios dele. A novela não teve muito sucesso e apresentou uma reviravolta quando o verdadeiro Hugo Leonardo reaparecia com uma cicatriz no rosto provocada pelo acidente. Abaixo, uma chamada da novela:



3 - MARIA MARIA (1978)

                                         

A primeira novela de Manoel Carlos foi baseada no romance "Maria Dusá", de Lindolfo Rocha e trazia Nivea Maria no papel das irmãs gêmeas Maria Alves e Maria Dusá. Maria Alves era muito pobre e foi oferecida pelo pai ao tropeiro Ricardo (Claudio Cavalcanti). Ricardo se apaixona por ela, mas a deixa livre para decidir seu destino. Depois ele encontra a rica e arrogante Maria Dusá, desconhecida irmã gêmea de sua amada. Muitas reviravoltas marcaram a vida dos três.



4 - BAILA COMIGO (1981)


Nessa novela também de Manoel Carlos, Tony Ramos vivia os gêmeos João Victor e Quinzinho, que não sabiam da existência um do outro, pois um foi criado pela mãe Helena (Lílian Lemmertz) e o outro, pelo pai Joaquim (Raul Cortez).  Veja a emocionante cena do encontro dos gêmeos:





5 - O OUTRO (1987)


Na novela de Aguinaldo Silva, Francisco Cuoco viveu os sósias Paulo Della Santa, um milionário, e Denizard de Matos, dono de um ferro-velho. Após um acidente, Paulo desaparece e Denizard, que está com amnésia, é confundido com ele e assume sua identidade.



6 - CARA & COROA (1995)


Na novela de Antônio Calmon, Christiane Torloni viveu Fernanda e Vivi, sósias que se conhecem na cadeia. Quando está prestes a ganhar a liberdade, Fernanda adoece gravemente e Vivi sai da cadeia no lugar dela e se aproxima da família de Fernanda. Veja uma cena em que Vivi e Fernanda conversam:



7 - PARAÍSO TROPICAL (2007)


Gilberto Braga e Ricardo Linhares criaram as gêmeas Paula e Taís, vividas por Alessandra Negrini na novela "Paraíso Tropical". Paula é doce e tranquila, enquanto Taís é ambiciosa e malvada. No início da novela as duas ignoram a existência uma da outra, mas quando se encontram, Taís passa a fazer várias armações para prejudicar a irmã, inclusive tenta matá-la e assume o seu lugar.





8 - VIVER A VIDA (2009)


Manoel Carlos voltou a criar dois irmãos gêmeos em "Viver a Vida". Jorge e Miguel (Mateus Solano) viviam em pé de guerra. Enquanto um era muito sério, o outro era muito brincalhão. Para piorar as coisas, Miguel ainda se envolveu com a ex-namorada de Jorge, Luciana (Alinne Moraes). Não foram poucas as vezes em que os irmãos brigaram.


Gêmeos e sósias interpretados pelo mesmo ator ou atriz, costumam fazer muitos sucesso nas novelas. O próximo a interpretar dois papéis será Ricardo Tozzi, que viverá os sósias Fabian e Inácio, na próxima novela das sete, "Cheias de Charme", que estreia em abril.

Quais são os seus gêmeos preferidos das novelas?


Um comentário: