Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

SBT NÃO SABE APROVEITAR SUAS NOVELAS

"Éramos Seis", grande sucesso do SBT exibida em 1994

Desde 2010 após inúmeras mudanças na programação, o SBT criou três horários para reprises de novelas à tarde. Às 14 e 15 horas são reprisadas novelas brasileiras, enquanto o horário das 16 horas com excessão de "Uma Rosa Com Amor", geralmente é dedicado a novelas mexicanas já reprisadas à exaustão, como "Marimar" e "Maria do Bairro", mas não vou entrar no assunto das novelas mexicanas, pois pretendo falar sobre as boas novelas brasileiras que o SBT já produziu e que não se sabe porquê, estão guardadas no fundo do baú.

Essas novelas da tarde no SBT já conquistaram uma audiência fiel e geralmente tem um desempenho no Ibope melhor do que as tramas inéditas que a emissora exibe à noite, como "Amor e Revolução" e "Corações Feridos". O problema das novelas que o SBT apresenta à tarde, é que a maioria são re-reprises. "Pérola Negra", reprisada em 2010, já havia sido reprisada em 2004. A atual reprise das duas, "Pícara Sonhadora", também já foi reapresentada em 2004, assim como "Fascinação", que atualmente é reprisada mais uma vez às 15 horas. "Canavial de Paixões" já foi reprisada duas vezes, e não me espanto se vinher uma terceira reapresentação. O SBT já divulgou a substituta de "Fascinação" e é claro que será mais uma re-reprise, dessa vez de "Marisol", cuja reprise de 2006 foi picotada por causa da baixa audiência.

"Pérola Negra" e "Fascinação"


É impressionante como o SBT não sabe aproveitar as excelentes novelas de seu arquivo. Na década de 1990, para concorrer com a Globo, a emissora criou um núcleo de teledramaturgia, levou para o seu elenco vários atores globais e produziu ótimas novelas que foram sucesso de público e crítica. Com exceção de "Éramos Seis", considerada a melhor novela do SBT e "As Pupilas do Senhor Reitor", nenhuma dela snunca foi reprisada. Novelas como "Sangue do Meus Sangue" (1995), "Razão de Viver" (1996), "Colégio Brasil" (1996) e "Os Ossos do Barão" (1997), continuam guardadas até hoje e provavelmente nunca serão reprisadas.

E a pergunta é: Por quê? Por que o SBT com tantas novelas boas na gaveta prefere continuar apresentando novelas que já estão desgastadas de tantas reprises, em vez de dar a oportunidade de as novas gerações conhecerem essas grandes novelas que são as melhores que o canal já produziu? Com a onda de nostalgia que tomou conta do público desde o surgimento do Canal viva, as reprises de novelas mais antigas nunca estiveram tão em alta e certamente essas novelas seriam bem sucedidas e manteriam pelo menos a audiência das reprises atuais da emissora. Se o SBT reprisa novelas mexicanas da década de 1990, por que não reprisar também as novelas produzidas pela própria emissora?

"Sangue do Meu Sangue": novela do SBT nunca reprisada.

O SBT precisa aprender a valorizar mais suas novelas. Até mesmo do ano 2000 para cá, há várias novelas que ainda não foram reprisadas, como "O Direito de Nascer" (2001), "Amor e Ódio" (2001), "Seus Olhos" (2004) e "Os Ricos também choram" (2005). Não há justificativa para a emissora reprisar sempre as mesmas novelas.  Se é para apostar em re-reprises, por que não reprisar de novo então, a maravilhosa "Éramos Seis"? O SBT deveria ter reprisado essa novela no ano passado em comemoração aos 30 anos do canal, mas nunca é tarde para rever um grande clássico. Ainda está em tempo de o SBT tirar do baú essas grandes novelas e presentear o público com suas reprises. O que não pode é reprisar sempre as mesmas novelas que nem tiveram tanto sucesso assim.

E você? Qual novela do SBT gostaria de rever?




18 comentários:

  1. Olá! Acho que o SBT não reprisa essas novelas porque teria que pagar direito de imagem aos atores e a maioria está no primeiro escalão da Globo hoje. As produções mais recentes trazem artistas cujo cachê foi menor. Tenho pra mim que seja isso. O SBT tinha que reorganizar sua grade de reprises, acho que deviam investir em reprises dessas boas novelas as 18h e passar o "Chaves" para antes do "Casos de família". Eu tentaria assim a grade.
    Lucas - www.cascudeando.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. Realmente às 18 horas seria o horário perfeito para novelas como "Éramos Seis", "Sangue do meu Sangue" e "Os Ossos do Barão", mas como o Chaves tem preferência nesse horário, vamos torcer para que um dia o SBT caia em si e reprise essas grandes novelas mesmo à tarde.

      Excluir
    2. O SBT talvez resolva lançá-las num outro momento,talvez para comemorar alguma dada...

      Excluir
  2. Queria q reprisasse aquelas novelas com atores bons tipo como em fascinação,e q tiveram boa audiÊncia

    ResponderExcluir
  3. olá gostaria que,o sbt reprizasse mais novelas mexicana a tarde como, as novelas a outra,rubi,a usupadora,ou ate mesmo uma novelas deles como, seus olhos,no lugar de maria do bairro

    ResponderExcluir
  4. queria que o sbt reprisasse a usurpadora foi um clássico essa novela amei de mais e muito emocionante quando a paola bracho manda a sua irma paulina bracho pra prisão por conta de se passar por ela. embora paulina não soubesse que era uma senhora bracho fez muita coisa. fez com q luiz fernando se apegasse aos filhos e a sua esposa depois de tudo que sua irmã fez paola resolveu vir para mandar a pobre paulinha pra cadeia. ali eu chorei de mais.

    ResponderExcluir
  5. acho que o sbt deveria reprisar novelas que nunca foram reprisadas tanto brasileiras como mexicanas no caso das mexicanas eu acho que a sbt deveria continuar depois de maria do bairro com as triologias das marias e reprisar a maria mercedes e no horaraio das 14:00e 15:00 reprisar novelas antigas ou novelas que nunca foram reprisadas como os ricos tambem choram

    ResponderExcluir
  6. Seria legal, se o sbt reprisasse a novela "Os ricos tambem choram (2005)" no horario das 18h e a novela "Rubi" em seguida.

    ResponderExcluir
  7. novelas que eu vi 1 vez só que eu quero pedir pro sbt passar novamente é : a madrasta, mariana da noite, o privilégio de amar, a feia mais bela, vende se um vel de noiva, carinha de anjo, cúmplices de um resgate, rebelde, carrossel das amerícas, o diário de daniela, feridas de amor, mundo de feras, a vida é um jogo, rosalínda, enfim , tenho certeza que o sbt irá guanhar uma grande audiência na televisão

    ResponderExcluir
  8. O SBT está em crise. Alias todas as emissoras brasileiras estão em crise. Lembro da programação do SBT a 15 anos atrás, naquela época o SBT era bem melhor. Eles estão apavorados com a queda na audiência e começaram a cometer erros graves como esse de reprisar novelas que já foram reprisadas. Exibir pela quarta vez uma novela como fizeram com a Marimar é um erro imperdoável! As Novelas devem ser exibidas no máximo 2 vezes. Por isso a audiência do SBT está tão fraca. O povo quer ver coisas novas, quer ver mudança na TV brasileira !

    ResponderExcluir
  9. eu queria que reprisasse ambicao porque nessa novela tinha a principal personagem nao era mocinha mais sim uma vila chamada catalina que fez todo mundo parar para assistir.

    ResponderExcluir
  10. eu queria que reprisasse ambicao porque nessa novela tinha a principal personagem nao era mocinha mais sim uma vila chamada catalina que fez todo mundo parar para assistir.

    ResponderExcluir
  11. já estamos em 2014 e a única novela q eu quero q o sbt reprise é pérola negra de novo, nessa última represe em 2010 foi a 1 vez q eu vi a novela , eu adorei essa novela mais estudava horario integrada só pude ver a novela intera em 2013 na internet então queria d+ q eles reprisassem pérola negra de novo nem q fosse pela última vez, canavial de paixões eu tbm adorava e eles passram eu 2010 e em 2012 só faltar eles reprisarem pérola negra agora em 2014 ia ser muito bom.

    ResponderExcluir
  12. Colegio Brasil....Uma otima novela.

    ResponderExcluir
  13. Colegio Brasil....Uma otima novela.

    ResponderExcluir
  14. O Diário de Daniela teve apenas uma reprise com 90 capítulos entre janeiro e maio de 2007 e Carrossel das Américas não teve nenhuma nem no SBT nem na Televisa.

    ResponderExcluir