Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de março de 2012

FINA ESTAMPA CUMPRIU SUA MISSÃO


Nessa sexta, 23 de março, a novela "Fina Estampa" de Aguinaldo Silva despede-se do horário das nove depois de 185 capítulos e muitas histórias contadas. Aguinaldo Silva disse que sua novela recuperaria a audiência perdida pelas novelas anteriores e realmente assim foi. "Fina Estampa" deve fechar com média geral de 39 pontos, um abaixo do desejado pelo autor, mas três acima do registrado por "Insensato Coração", "Passione" e "Viver a Vida". Desde o início "Fina Estampa" marcava audiência na casa dos 40 pontos, algo que as outras novelas citadas só alcançaram depois da metade e próximas da reta final. 

Aguinaldo tem muitos motivos para comemorar, pois sua novela sempre foi muito popular, a começar pela história repleta de todos os bons clichês que sempre conquistam o público: a mãe batalhadora que trabalha  duro para sustentar os filhos e é humilhada por um deles, personagens caricatos e estereotipados a começar pela protagonista, e uma vilã surreal que tem um toque de comédia. Núcleos cômicos, violência doméstica, moda, inseminação artificial, barriga de aluguel, funk, MMA...  O autor abordou assuntos do momento de forma bem dosada e tudo isso conquistou o público, especialmente a tão falada classe C.

"Fina Estampa" apresentou muitos casais populares.

Não acompanhei "Fina Estampa" inteira. Desisti depois do capítulo 100, por isso não posso falar da novela com tanta profundidade, mas hoje em dia, mesmo quem  não acompanha uma novela, acaba sabendo tudo o que está acontecendo pelas revistas e sites. Embora seja fã das novelas de Aguinaldo Silva, não gostei muito de "Fina Estampa". No início achei que a história da Griselda (Lília Cabral) seria interessante por causa da discussão de valores que envolveria a personagem após ela ganhar na loteria, mas isso acabou não acontecendo. Outra coisa que me desagradou foi o fato de a história de Griselda e René (Dalton Vigh) ter demorado quase 100 capítulos para começar e quando finalmente eles ficaram juntos, o público se decepcionou, pois os dois não tiveram química nenhuma.

Christiane Torloni interpretou sua vilã Tereza cristina do jeito que a personagem é: louca e caricata. Adoro uma boa vilã e fiquei feliz quando Aguinaldo disse antes da estreia da novela que Tereza Cristina seria pior do que Nazaré, promessa não cumprida, pois Tereza Cristina não chega aos pés da Nazaré em malvadeza, mas a personagem fez bastante sucesso, principalmente pelas cenas com os empregados Crô (Marcello Serrado), Marilda (Kátia Moraes) e Baltazar (Alexandre Nero), que renderam momentos bem divertidos.

Griselda e René não tiveram química...
...já Tereza Cristina e Crô foram os grandes destaques da novela.

Além de Tereza Cristina, Crô, Baltazar e Marilda, outros personagens e atores caíram nas graças do público, como a maravilhosa Eva Wilma, que brilhou no papel da Tia Íris, José Mayer, que finalmente saiu do estigma de galã conquistador e viveu o engraçado Pereirinha, e Carolina Dieckman, que com seu talento, conseguiu fazer o público gostar e torcer por sua personagem, a "piriguete" Teodora.

Concluindo, "Fina Estampa" foi uma novela imperfeita, mas feliz, pois conseguiu cumprir sua missão de elevar a audiência do horário. Em entrevista ao "Roda Viva" da Cultura, Aguinaldo declarou que a telenovela é um produto descartável, pois o público esquece de todas rapidamente. Concordo em parte com ele. Há novelas que realmente são esquecidas assim que terminam, mas não acredito que "Fina Estampa"  está entre elas. A novela foi um grande sucesso e tenho certeza que muitos que gostaram vão lembrar dela com saudades.


"Fina Estampa" sai do ar com sensação de dever cumprido. Vamos torcer para que a próxima novela mantenha os bons índices. Que venha "Avenida Brasil"!






Nenhum comentário:

Postar um comentário