Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de março de 2012

ENTREVISTA: LETÍCIA DORNELLES


A entrevistada de hoje do blog é a escritora Letícia Dornelles. Letícia também é jornalista e já fez parte de alguns programas de televisão, como o "Globo Esporte". Na década de 1990, ela começou a escrever para a televisão e também já publicou um livro, "Como Enlouquecer em 10 Lições" (2002). Letícia foi coautora  de novelas como "Por Amor" (1997), "Andando nas Nuvens" (1999) e assinou a versão brasileira de "Amigas e Rivais" (2007). Ao ir para a Record,  Letícia  foi redatora dos programas de humor "Louca Família" (2009) e "Show do Tom" (2010 e 2011). Veja a entrevista com a autora:

SUPER TV E MAIS! -  Você é formada em jornalismo e já fez parte de programas como "Fantástico" e "Globo Esporte". Como foi a sua experiência no jornalismo? Por que decidiu largar o jornalismo e escrever para a televisão?

LETÍCIA - Quis ampliar meus horizontes e crescer profissionalmente. Adorava o jornalismo e a apresentação de programas. Mas cada etapa vivo intensamente. Agora o foco é escrever ficção.

SUPER TV E MAIS! -  Em 1997 você foi colaboradora de Manoel Carlos na novela "Por Amor". Como foi a convivência de vocês e quais as principais lições que você aprendeu com ele?

LETÍCIA - Maneco me escolheu. Fui convidada. Dei um ano da minha vida ao projeto dele. Virava noites escrevendo capítulos. Do total, escrevi 45 sozinha. Ele não mexia numa única virgula.  Uma honra. A maior lição, foi ter conquistado autoconfiança, fé no meu texto e aprender a identificar vilões... Tenho um bilhete manuscrito pelo maneco no qual ele diz: "não há dúvida de que você sabe escrever novela".

SUPER TV E MAIS! -  Você escreveu um livro em 2002 chamado "Como Enlouquecer em 10 Lições". Faz parte dos seus planos publicar outro livro?

LETÍCIA - Tenho muitas ideias, um livro rascunhado e outro escrito,  mas literatura no Brasil não dá sustento. Não há como me dedicar a livros. Mas já tive alguns convites. Inclusive sobre maternidade e temas infantis.

                            

SUPER TV E MAIS! - Em 2004 você deu continuidade à novela "Metamorphoses", que estava com péssima audiência na Record. Como foi fazer parte de uma novela que passou por tantos problemas?

LETÍCIA - A novela foi apenas finalizada por mim. 20 capítulos meus foram ao ar. Teve 12 autores antes. Muita confusão e brigas internas. Entrei no meio de um furacão. Não me considero autora, pois a história foi criada e desenvolvida pela dona da produtora que se associou à Record. Eu inclui personagens, algumas tramas, consertei detalhes, mas não sou santa salvadora. O ibope subiu de 1 para 5. Mas a novela já estava marcada para morrer. Houve muitos erros antes de eu entrar. Não havia muito o que fazer.


Letícia com atrizes do elenco de "Metamorphoses".

SUPER TV E MAIS! -  No ano passado a reprise de sua novela "Amigas e Rivais" no SBT teve uma audiência muito boa à tarde, enquanto na exibição original a audiência ficou abaixo da esperada. A que você atribui essa melhora de audiência?

LETÍCIA - Boa sorte. Um trabalho exibido sem mudança de horário cativou um público fiel. A novela é boa, teve o reconhecimento merecido.

SUPER TV E MAIS! - Em 2007 "Amigas e Rivais" foi encurtada e saiu do ar antes do previsto. Você ficou frustrada com isso? O que achou de o SBT apresentar na reprise partes que foram cortadas na exibição original?

LETÍCIA - Na primeira exibição, "Amigas e Rivais" teve 9 horários diferentes e bateu de frente com o final de "Paraíso Tropical", do Gilberto Braga, e o inicio de "Duas Caras", de Aguinaldo Silva. Um suicídio de estratégia. Mas foi decisão da emissora. Não cabe a mim discutir grade. Na reprise, a novela conseguiu ser notada e comentada em sites, jornais, e revistas. A repercussão foi excelente. Me esforcei para ajuda-la.  E deu ao SBT momentos de vice-liderança absoluta no Rio e em São Paulo com índices maiores do que a novela inédita da emissora. Chegamos várias vezes a marcar 7 pontos em SP e 10 no Rio de Janeiro às 2 da tarde. Para a dramaturgia, atores, técnicos, e para mim em particular, foi justiça. Fiquei muito feliz.



Elenco de "Amigas e Rivais".

SUPER TV E MAIS! - Ao sair do SBT você foi para a Record e escreveu os programas humorísticos "Louca Família" e "Show do Tom". Você como autora se identifica mais com o humor ou com o drama? 

LETÍCIA - Todo trabalho é digno e merece meu respeito. Em televisão, toda forma de expressão me interessa. gosto de criar. Seja o que for e onde for. Dramaturgia me encanta. Durante o tempo em que escrevi humor, senti falta de dramas, de um texto mais "formal", do cotidiano e personagens mais verdadeiros e intensos com os quais o público se identifica, e torce por suas tramas, e de uma disciplina que a dramaturgia tem e o humor já é mais relax, com espaço para os improvisos. Sou tradicional na escrita. Gosto da boa direção e do respeito ao texto.


SUPER TV E MAIS! -  Você é noveleira? Acompanha as tramas que estão no ar?

LETÍCIA - No momento, não tenho tempo para acompanhar obras tão longas. Mas, quando é exibido algum trabalho diferenciado, ou de autor de minha preferência, me esforço para assistir.

SUPER TV E MAIS! - Quais são seus autores  preferidos? E suas novelas inesquecíveis?

LETÍCIA -  Gosto de Cassiano Gabus Mendes, Ivani Ribeiro, Maria Adelaide Amaral. Novelas? "Por Amor", "Amigas e Rivais", "Tieta", "Que Rei sou Eu",  "O Bem Amado".

SUPER TV E MAIS! - Você saiu da Record no início do ano. Quais são seus próximos planos e projetos?

LETÍCIA - Vamos aguardar. Não gosto de falar em "se isso" ou "se aquilo". Quando houver algo, divulgarei.


Agradeço à Letícia pela entrevista. Para quem não sabe, ela está no Twitter: @L_Dornelles Sigam-na, e me sigam também: @brasilleandro .

Até a próxima entrevista do blog!

                                                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário