Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de março de 2012

ENTREVISTA: VITOR DE OLIVEIRA


Vitor ao lado de Regina Duarte.

Nosso entrevistado de hoje é o roteirista Vitor de Oliveira. Vitor foi contratado pela Globo em 2010 depois de passar pela oficina de roteiristas da emissora. Seu primeiro trabalho  foi como colaborador da novela "O Astro" no ano passado. Além de autor, Vitor também é professor e mantém um blog de muito sucesso sobre televisão. Nessa entrevista Vitor fala de sua paixão pela TV, sobre novelas e sobre o seu blog "Eu prefiro melão", além de contar um pouco de seus próximos projetos. Confira.

SUPER TV E MAIS! - Quando você descobriu que queria escrever para a televisão?

VITOR - Desde sempre. Sou filho único e a televisão sempre foi minha babá eletrônica. Enquanto assistia às novelas, escrevia as minhas próprias em um caderno. Minha família e meus vizinhos eram os personagens. Dava até nome artístico pra eles, uma coisa meio louca (risos). Mas como sou de família de classe média baixa e morava em Petrópolis, no interior do Rio, sempre me pareceu um sonho muito distante. Acabei me formando em Letras e seguindo outra carreira. 

SUPER TV E MAIS! - Como você conseguiu entrar para o time de colaboradores da Rede Globo?

VITOR - Participei do processo seletivo para a Oficina de autores em 2010 e fui um dos selecionados.

SUPER TV E MAIS! - A Globo ainda realiza essas oficinas de roteiristas?

VITOR - Sim, não sei dizer a periodicidade, mas foi dessa forma que ingressei na emissora.

SUPER TV E MAIS! - Você lembra qual foi a primeira cena que escreveu para a novela "O Astro"? Como se sentiu ao vê-la no ar?

VITOR - Lembro que era uma cena bastante romântica entre Amanda (Carolina Ferraz)  e Herculano (Rodrigo Lombardi) em uma praia deserta. Lógico que fiquei emocionado, afinal era a materialização de um sonho que alimentava desde a infância.

Rodrigo Lombardi em "O Astro".

SUPER TV E MAIS! - Quais são os seus autores de novelas preferidos?

VITOR - São tantos... mas vou citar Gilberto Braga, meu ídolo desde sempre e meu querido Alcides Nogueira que, além de um autor espetacular, é um ser humano maravilhoso. Um grande exemplo em todos os sentidos.

SUPER TV E MAIS! - Quais atores você mais admira?

VITOR - O Brasil é um país pródigo de talentos. São muitos, mas Betty Faria é minha musa desde a infância. Também admiro demais Andréa Beltrão, Dan Stulbach, Tony Ramos, Lima Duarte, Regina Duarte, enfim, uma constelação sem fim.

                                                   
Betty Faria e Tony Ramos: Dois dos atores preferidos de Vitor.

SUPER TV E MAIS! - De qual novela você gostaria de escrever um remake e por quê?

VITOR - Se tivesse que escrever um remake escolheria alguma novela da década de 70, pois agora poderíamos recontar com maiores recursos técnicos clássicos inesquecíveis como "Dancin' Days", "Fogo sobre Terra", "O casarão" e outras novelas que povoam até hoje o imaginário popular.

SUPER TV E MAIS! - Como foi a sua convivência com Alcides Nogueira e com os outros autores da equipe de "O Astro"?

VITOR - Maravilhosa. Alcides disse em uma entrevista que formamos um "dream team" e concordo com ele. Alcides, além de um grande mestre, faz questão de manter o alto astral e a leveza da equipe. Geraldo Carneiro também é um gentleman e os dois sempre deram muita liberdade para que pudéssemos contribuir na trama. Tarcísio Lara Puiati foi meu colega de oficina e, portanto já o conhecia e tinha afinidade com ele. Além de talentosíssimo, é um grande companheiro. Foi um encontro muito feliz.

SUPER TV E MAIS! - Das novelas exibidas atualmente entre inéditas e reprises, quais são as suas preferidas? E qual a sua expectativa para as novelas que estrearão esse ano?

VITOR - Entre as inéditas, adorei "A vida da Gente", uma trama humana, densa, que  causou verdadeira comoção junto ao público. Entre as reprises, tenho muito carinho por "Top Model", novela de minha memória afetiva que me remete a lembranças muito boas; e "Mulheres de Areia", um verdadeiro novelão!  Estou muito curioso em relação às tramas que estreiam esse ano, como "Guerra dos Sexos", um clássico inesquecível; "Lado a Lado", que parece ser um novelão de época no horário das seis; "Cheias de charme", que parece que vai ser bem divertida e a nova do Lauro César Muniz, "Máscaras". Lauro é sempre sinônimo de qualidade. E lógico, "Avenida Brasil". Pelo pouco que li, acho que vem mais um sucesso arrebatador do João Emanuel Carneiro. Enfim, acho que será um ano muito rico para a teledramaturgia. 


Vitor curte as reprises de "Mulheres de Areia" e "Top Model".

SUPER TV E MAIS! - Você tem um blog de sucesso chamado "Eu Prefiro Melão". Fale um pouco sobre ele e de como surgiu a ideia do blog.

VITOR - Sou blogueiro de longa data. Tinha com o Carlos Carvalho um blog de conteúdo geral chamado “Aqueles dois” e logo depois criei um blog de cinema chamado “Cinema, etc – O Vitor viu...”. Mais tarde, percebi que não tinha um veículo para falar sobre meu assunto favorito e sentia necessidade de falar para um número maior de pessoas do que há nas listas de discussões e comunidades das quais fazemos parte. Daí a ideia do blog. O nome é uma homenagem ao Cassiano Gabus Mendes. Faço uma alusão à famosa fala de Dom Lázaro Venturini (Lima Duarte) em “Meu bem meu mal”, que após sofrer um derrame e ficar meses sem falar, ao ser perguntado pela enfermeira se preferia mamão ou melão dá essa resposta para surpresa dela e do público. Acho que muita gente que viu essa cena já imitou o Dom Lázaro com boca torta e tudo dizendo “eu prefiro melão”...(risos)! Só não esperava que o blog teria essa repercussão tão grande, inclusive obtendo o respeito e reconhecimento de profissionais que sempre admirei como Gilberto Braga, Aguinaldo Silva, Betty Faria e Alcides Nogueira, meu querido Tide, muso absoluto do melão, entre outros. Depois de tantas alegrias virtuais, o melão vai virar livro. O lançamento é agora em março! Felicidade tota

SUPER TV E MAIS! - Como você define o seu estilo como autor? Você acha que o seu perfil combina mais com o horário das seis, sete ou nove?

VITOR - Adoraria escrever pra todos os horários. Ainda é muito cedo para que eu possa definir meu estilo, mas tenho uma queda pelo novelão tradicional, com todos os ingredientes folhetinescos como foi "O astro".

SUPER TV E MAIS! - Já sabe qual será seu próximo trabalho na televisão?

VITOR - Ainda não. Na verdade, mesmo fora do ar, o autor contratado nunca deixa de trabalhar. No momento, estou trabalhando internamente pesquisando e escrevendo cenas de testes para jovens atores, mas não vejo a hora de voltar a escrever novela novamente. Vamos acompanhar os próximos capítulos (risos).

Agradeço ao Vitor pela ótima entrevista e desejo boa sorte na carreira dele!

Até a próxima entrevista do blog!            



                                                                   

4 comentários:

  1. AMO O VITOR.MEU AMIGO.PARABENS PELO BLOG.MUITO BOM.

    ResponderExcluir
  2. Ótima entrevista. Leve, descontraída e interessante. Parabéns ao Vitor por seu profissionalismo de sempre e parabéns ao SUPER TV E MAIS! pelo belíssimo bate-papo.

    ResponderExcluir
  3. Bacana a entrevista. O Vitor é ótimo. Gosto mt dele!

    http://zamenza.blogspot.com/

    ResponderExcluir