Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de março de 2012

DICAS DA SEMANA

1- LIVRO DA SEMANA: O MORRO DOS VENTOS UIVANTES, DE EMILY BRONTE


Recomendo essa semana o clássico "O Morro dos Ventos Uivantes", de Emily Bronte. Uma história cativante, que já conquistou várias gerações de leitores e que foi transformado em filme em 1939 e em novela da TV Excelsior em 1967. 

Publicado em 1847 e com características do Romantismo e do Realismo, o livro conta a história de amor entre Catherine e Heatcliff, que são criados como irmãos, mas acabam se separando quando ela resolve casar com o rico Edgar Linton, mesmo sem amá-lo. Heatcliff vai embora, fica rico e volta disposto a se vingar de Catherine e Edgar. Ele acaba se casando com Isabella, irmã de Edgar, só para fazê-la sofrer e atingir também Edgar. Heatcliff tem um comportamento desumano e desprezível, mas ao mesmo tempo em que o odiamos, também sentimos pena dele.

Emily Bronte publicou apenas esse livro, mas deixou seu nome marcado para sempre na história da literatura. O mais interessante desse livro é a narração, que é feita por vários personagens, de modo que o que lemos é a versão que cada um tem da história. Um clássico, uma obra-prima que nos faz refletir profundamente sobre o que há de melhor e de pior em um ser humano. Um livro para ficar para sempre no nosso coração. Veja o trailer do filme de 1939, com Laurence Olivier no papel de Heatcliff:



2 - CD DA SEMANA: A VIDA DA GENTE


Nessa sexta-feira acaba a novela "A Vida da Gente". Por isso hoje recomendo o cd com a trilha sonora da novela. Apesar da maioria das músicas já ter feito parte de outras novelas, vale a pena ouvir o cd.

Uma das melhores músicas é "Aonde quer que eu vá", do Herbet Viana. Também fazem parte da trilha, "Pais e Filhos", do Legião Urbana e "Ovelha Negra", de Rita Lee, que também está na trilha de "Mulheres de Areia", cantada pela banda Os Fantasmas. Ficou muito boa também a música de Tânia Mara, "Recomeçar".

Apesar de algumas músicas não serem tão boas, o cd é uma ótima forma de recordar da novela, que vai deixar muitas saudades. Pena que não foi lançada uma trilha internacional de "A Vida da Gente", por isso temos que nos contentar apenas com o cd nacional.

3 - FILME DA SEMANA: O MÁGICO DE OZ (1939)


Acabo de comprar o Blu-ray da edição comemorativa de 70 anos do clássico "O Mágico de Oz", de 1939. Sempre fui fã desse filme. Apesar de ser um musical dirigido especialmente ao público infantil, esse filme conquista a família inteira e pessoas de todas as idades. Sua história da amor e amizade é universal e até hoje faz sucesso.

Todos já sabem mais ou menos como é a história. Dorothy (Judy Garlland) sai em busca da ajuda do poderoso mágico de Oz para voltar para sua casa no Kansas. No caminho ela encontra seus amigos, Espantalho, Homem de lata e Leão covarde, que a acompanham. os três ainda tem que enfrentar a terrível Bruxa do Leste, que faz o possível para atrapalhá-los. Cheio de cenas e canções inesquecíveis, sendo a mais clássica delas, a melancólica "Over The Rainbow", "O Mágico de Oz" é daqueles filmes que fazem parte de qualquer lista de melhores filmes. 

O blu-ray do filme traz muitas horas de extras excelentes, que nos fazem mergulhar ainda mais em seu universo, mas o filme também está disponível em dvd, em uma edição mais simples, mas nem por isso, menos boa que a do blu-ray. 

Baseado na obra de L. Frank Baum e dirigido por Victor Fleming, o filme tem alguns elementos diferentes do livro, o que lhe confere uma identidade mais própria e o torna ainda mais inesquecível. Filmado em um preto e branco meio marrom que procura reproduzir a tristeza do Kansas e num exuberante Technicolor que destaca as belezas da terra de Oz, o filme é também um espetáculo para os olhos.  Veja o trailer do blu-ray do filme:







O que acharam das minhas sugestões? Aguardem as próximas dicas.


2 comentários:

  1. amo o livro "O morro dos ventos uivantes". Adorei o post! E amo a trilha da nossa novela das 6.

    ResponderExcluir
  2. "O morro dos ventos uivantes" é o meu livro!!! Volta e meia estou lendo... Abraço!

    ResponderExcluir