Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de março de 2012

DICAS DA SEMANA

1 - LIVRO: "O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO", DE J. D. SALINGER


A dica de livro da semana é "O Apanhador no Campo de Centeio", de J. D. Salinger. Um clássico da literatura universal, esse romance juvenil que conquistou também todos os adultos, é uma dos melhores livros que já li.

O livro conta a história de um fim de semana na vida do jovem contestador Holden Caufield. Holden é filho de pais ricos e acaba de ser expulso de um colégio interno depois de ter sido reprovado em quase todas as matérias. Enquanto volta para casa ele resolve adiar o máximo que pode o encontro com a família e procura pessoas importantes que fazem parte de sua vida e de sua história, como um professor, a antiga namorada e sua irmã mais nova. Durante todo esse período acompanhamos as reflexões de Holden sobre sua vida e as pessoas que fazem parte dela. Holden critica o comportamento superficial de todos e a hipocrisia em que vivem.

Lendo o resumo parece que o livro não tem nada de especial, mas ao começarmos a ler o primeiro capítulo, não conseguimos mais parar, pois o autor narra a historia de tal maneira que parece estar conversando pessoalmente com o leitor. Ler "O Apanhador no Campo de Centeio" é um aprendizado especial do qual não esquecemos mais. Um clássico, uma obra prima! Um livro obrigatório!

2 - CD: "19", DE ADELE


O álbum "21" consagrou Adele, vendeu milhões de cópias, continua vendendo muito bem e foi premiado com vários Grammys. Muitos pensam até que "21" é o primeiro cd dela, mas é o segundo. Com o sucesso de "21", o álbum "19", lançado em 2008 e que já tinha feito muito sucesso, voltou às paradas musicais e atualmente se encontra entre os 10 álbuns mais vendidos dos Estados Unidos. 

Muitos resolveram ouvir "19" porque gostaram do "21". Eu mesmo fui um deles e gostei muito do cd. Embora ache que o auge de Adele é agora com o "21", "19" merece ser ouvido e apreciado por seus fãs. Nesse cd Adele já demonstrava todo o seu potencial e talento. O álbum está cheio de ótimas músicas, como "Chasing Pavements", "Could Shoulder", "Right as Rain", "My Same" e "Tired".

A voz de Adele já era maravilhosa nesse cd, que também fala de rejeição, abandono e relacionamentos mal-sucedidos, como o "21", mas "19", tem um ritmo mais lento na maioria das músicas e mais baladas românticas. Embora eu goste mais do novo álbum, "19" também é muito bom e garanto que ninguém ficará decepcionado. Escutem!

3 - FILME: "COM A MALDADE NA ALMA" (1964)


"Com a Maldade na Alma", do diretor Robert Aldrich traz duas grandes atrizes trabalhando juntas: Bette Davis e Olivia de Havilland. Ambas já estavam com suas carreiras em decadência, mas presentearam o público com atuações inesquecíveis.

Davis interpreta Charlotte, uma mulher amarga e solitária que vive sozinha em uma mansão antiga que o governo quer demolir para construir uma estrada de ferro. Charlotte é tida como louca por todos da cidade de Louisiana, pois no passado ela foi acusada de matar seu amante e sua saúde mental ficou comprometida. Ela faz o possível para evitar a demolição de sua propriedade e chama a prima Miriam (Olívia de Havilland) para morar com ela e ajudá-la, mas  com a chegada de Miriam, coisas estranhas e assustadoras começam a acontecer na casa e Charlotte vai ficando cada vez mais perturbada mentalmente. No final ela descobre que tudo era um plano de Miriam para interná-la num hospício e ficar com tudo que é dela. O final é surpreendente.


Embora muitos o definam como um filme de terror, "Com a Maldade na Alma" é um filme de suspense, com   atuações marcantes e cenas inesquecíveis. 

Indispensável para quem gosta de um bom suspense!






Nenhum comentário:

Postar um comentário