Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

MAIS UMA RE-REPRISE: DA COR DO PECADO É A PRÓXIMA DO VALE A PENA VER DE NOVO


Depois de duas re-reprises seguidas ("Mulheres de Areia" e "Chocolate com Pimenta") vem mais uma por aí. A Globo já divulgou que a próxima novela do "Vale a Pena Ver de Novo" será "Da Cor do Pecado", primeira novela de João Emanuel Carneiro exibida em 2004 no horário das sete e já reprisada em 2007. 

Ao contrário das muitas novelas que foram especuladas pela imprensa, a emissora escolheu uma que ninguém estava imaginando. Rumores apontam que a primeira opção era "Páginas da Vida" (2006), que  foi vetada mais uma vez pela Censura (é assim que me refiro a essa classificação indicativa), por isso optou-se por "Da Cor do Pecado" outra vez. Além da novela ter sido um grande sucesso tanto na primeira exibição quanto na reprise e de ser a novela brasileira mais exportada até hoje, acredito que o sucesso de "Avenida Brasil" do mesmo autor, ajudou a Globo a decidir-se por reapresentá-la mais uma vez.



Apesar de gostar muito de "Da Cor do Pecado", só posso lamentar essa nova reprise, isso porque a Globo tem muitas novelas em seu arquivo e não precisaria reexibir novelas mais de uma vez. A maioria do público aprovou a re-reprise de "Mulheres de Areia", que tinha sido exibida pela última vez em 1996 e muitas pessoas ainda não conheciam a novela, mas a desaprovação à nova reprise de "Chocolate com Pimenta" foi geral, por fazer tão pouco tempo que a novela tinha sido reapresentada. Muitos já estão protestando contra a re-reprise de "Da Cor do Pecado", mas ainda não dá para saber se a novela fará sucesso novamente ou não. O fato é que "Mulheres de Areia" e "Chocolate com Pimenta" que foram grandes sucessos na primeira reprise, registraram em média 15 pontos na segunda, o que não é ruim, mas também nenhum fenômeno.

 A melhor opção para substituir "Chocolate com Pimenta" seria sem dúvidas, "Cobras & Lagartos" (2006), outro grande sucesso de João Emanuel, mas dizem que a censura acha que a novela possui cenas "inadequadas" para o horário da tarde. Está cada vez mais difícil escolher uma novela para o "Vale a Pena Ver de Novo". Acho um absurdo uma classificação indicativa rígida como essa. Daqui a pouco nem novelas das seis e das sete vão poder reprisar.



Muitos já estão fazendo piada e dizendo que o "Vale a Pena Ver de Novo" deveria passar a se chamar "Vale a Pena Rever de Novo", tal o número de re-reprises. Se a Globo continuar reapresentando tantas novelas mais de uma vez, vai ficar cada vez mais parecida com o SBT, que não se cansa de reexibir sempre as mesmas tramas. 

Acho que muitas outras novelas poderiam ser escolhidas para reprisar, mesmo aquelas que não são consideradas grandes sucessos, como "Meu Bem Querer" (1998), "Pecado Capital" (1998), "Agora é Que São Elas" (2003), "Desejos de Mulher" (2002), "A Lua Me Disse" (2005), etc. Várias novelas que não foram tão bem de Ibope na exibição original, tiveram bastante sucesso na reprise, como "Era Uma Vez..." (1998), "Força de Um Desejo" (1999) e "Coração de Estudante" (2002). Também há muitas novelas mais recentes que ainda não reprisaram, como a já citada "Cobras & Lagartos" e "O Profeta" (2006). Essas duas novelas são perfeitas para reprisar agora!

Até sou a favor de uma re-reprise, quando já faz bastante tempo que a novela foi reapresentada, como foi o caso de "Mulheres de Areia", mas sou totalmente contra reprisarem uma novela que todos reviram há 5 ou 6 anos, como é o caso de "Da Cor do Pecado" e "Chocolate com Pimenta". Essas reprises com intervalos tão pequenos desgastam as novelas e fazem com que o público canse delas, por melhores que sejam e por mais que gostem da novela. Até quando será que vai durar essa onda de re-reprises?

Mas enquanto não escolhem uma reprise inédita, todos teremos que nos acostumar a rever a mesma novela mais de uma vez. Vamos relembrar a história de "Da Cor do pecado"?



A novela conta a história de amor do rico botânico Paco (Reynaldo Gianecchini) e da feirante Preta (Taís Araújo), que se conhecem no Maranhão. Paco é filho do rico empresário Afonso (Lima Duarte), mas não se dá bem com o pai, pois não aprova sua grande ambição. Ele é noivo da ambiciosa Bárbara (Giovanna Antonelli), mas não a ama de verdade. A novela dá uma reviravolta quando Paco é dado como morto e assume a identidade de seu irmão gêmeo Apolo, filho de Edilásia Sardinha (Rosi Campos). Preta vem para o Rio de Janeiro com Raí (Sérgio Malheiros), seu filho com Paco. Ela conhece Apolo e se apaixona por ele, sem nem imaginar que na verdade ele é seu grande amor que ela pensa que está morto. Até que os dois fiquem juntos e felizes, precisam enfrentar muitas armações de Bárbara e de seu marido, o vilão Tony (Guilherme Weber).

"Da Cor do Pecado" está de volta a partir do dia 24 de setembro. O que você acha da nova reprise da novela?



15 comentários:

  1. Sem duvida a melhor reprise seria COBRAS E LAGARTO. Da cor do Pecado, passou recentemente, aina me lembro dos capitulos. realmente nao gostei.

    ResponderExcluir
  2. da um tempo já foi reprisa e todo mundo lembra a historia,procura uma que ainda não foi reprise tem tantas boas como uga uga e o beijo do vampiro.

    ResponderExcluir
  3. A Globo, com seu grande acervo de novelas, poderia optar por outros grandes sucessos. A novela é excepcional, mas há outras opções para serem reprisadas.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!
    Gostaria de assistir de novo era Ciranda de Pedra que foi muito show essa novela, o Profeta ou Paginas da Vida. Qualquer uma dessas tava maravilhoso.
    Da Cor do Pecado é boa tbm mais já foi reprisada demais,tem que da preferência para aquelas que ainda não foi reprisada..
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. eu queria tanto que reprisasse a novela "PÉ NA JACA" foi uma novela e tanto e nunca reprisou no "vale a pena ver de novo" mais a globo só repete a novelas que geralmente os atores estao atuando no momento. é uma pena.

    ResponderExcluir
  6. ridiculo, qual o sentido de vc ver uma novela, a qual se lembra de todo desenrolar e principalmente o final, naõ gostei e vou optar pelo programa da Ana e do Brito na record

    ResponderExcluir
  7. Não entendo qual a dificuldade da GLOBO reprisar alguma novela que ja não tenha sido reprisada no mesmo VALE A PENA VER DE NOVO nos últimos 5 anos, tanto chocolate com pimenta e da cor do pecado de 2006 pra cá ja foram reprisadas podem conferir, gente com tanta novela legal....realmente é um insulto ao telespectador!!!!!!

    Dom

    ResponderExcluir
  8. nossa que chato de novo tem novelas bem melhores que essa...sem contar que ja passou no vale apena ver de novo com chocolate com pimenta. né

    ResponderExcluir
  9. Ai meu deus!!!Não aguento mais... reprise da reprise!!!tanta novela boa!!! deviam abrir votação pro publico decidir!!!

    ResponderExcluir
  10. PQ VOÇES da rede globo não passa kubanacan chega dessas novelas principalmente chocolate com pimenta aff novela enjoada . passa kubanacan essa sim e uma novela de muinto odiéncia

    ResponderExcluir
  11. chaga de chatisse so lixo abri uma votacao para o publico e muito mais legal!!!!

    ResponderExcluir
  12. a globo com tanta audiencia, e faz isso, é brincadeira meu!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. se é pra ser vale a pena rever de novo...então vai a dica:mulheres apaixonadas,por amor,a indomada,fera radical...xiiiiiiiiii,são tantas...

    ResponderExcluir