Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de julho de 2012

NOVELÃO DA SEMANA: O MELHOR QUADRO DO VÍDEO SHOW


O quadro "Novelão da Semana", que estreou no dia 28 de maio, dentro do "Vídeo Show", transformou-se no maior sucesso do programa. Recordando novelas antigas ou mais recentes de grande sucesso, o quadro é uma verdadeira sensação e faz a alegria dos saudosistas de plantão, que adoram rever suas novelas preferidas, mesmo que em matérias curtas, de em média 5 minutos cada parte.

O "Novelão da Semana" recorda uma novela por semana, de segunda a sexta, mostrando as partes principais de cada história de maneira bem eficiente. O quadro conquistou todos os novelistas de todas as idades.


Novelas de todos os horários tem vez no quadro. Os três primeiros novelões da semana foram da década de 1980: "Tieta" (1989) de Aguinaldo Silva, "Brega & Chique" (1987) de Cassiano Gabus Mendes e "A Gata Comeu" (1985) de Ivani Ribeiro, respectivamente uma novela das oito, das sete e das seis, comprovando que o quadro não privilegia apenas as novelas das oito ou nove, que são as de maior audiência, mas relembra novelas clássicas, independente do horário em que foram exibidas.


As novelas da década de 1990 relembradas até agora são: "Renascer" (1993) de Benedito Ruy Barbosa, exibida no horário das oito; "A Viagem" de Ivani Ribeiro, exibida às sete; e "História de Amor", deliciosa novela das seis de Manoel Carlos, que me marcou muito por ser a primeira novela que me lembro de ter assistido quando era muito pequeno.

E as novelas das nove, sete e seis da década de 2000 que já passaram pelo novelão da semana, são: "Celebridade" (2003) de Gilberto Braga, "Cobras & Lagartos" (2006) de João Emanuel Carneiro e  "Estrela Guia" (2001), novela bonita e simples de Ana Maria Morethzon, que tinha a cantora Sandy como protagonista e fez sucesso, mesmo com o pequeno número de capítulos (apenas 83).


Vem por aí "Pedra Sobre Pedra" (1992) de Aguinaldo Silva e novelas da década de 1970. Torço para que grandes sucessos como "Escrava Isaura" (1976), "Cabocla" (1979), "Locomotivas" (1977), "Pecado Capital" (1975), "Dancin' Days" (1978), "Água Viva" (1980), "Amor Com Amor se Paga" (1984), "Roda de Fogo" (1986), "Cambalacho" (1986), "Vale Tudo" (1988), "Rainha da Sucata" (1990) e novelas das 10 como "O Bem Amado" (1973) e "Saramandaia" (1976), entre muitas outras, apareçam no "Novelão da Semana". São novelas que tem pouca ou nenhuma chance de serem reprisadas na Globo, talvez só no Canal Viva, mas enquanto não reprisam por lá, será ótimo revê-las em forma de compactos no "Vídeo Show".

Com o "Novelão da Semana", o "Vídeo Show" resgatou uma tradição que havia sido deixada um pouco de lado: tirar do fundo do baú grandes momentos da nossa telinha. O programa sempre teve algo dedicado a relembrar novelas e programas antigos, como o "Túnel do Tempo" e o "Revirando o baú", mas ultimamente se dedicava mais aos programas e novelas atuais. O "Novelão da Semana" é garantia de que todos os dias teremos uma sessão nostalgia para noveleiro nenhum botar defeito. Espero que esse quadro dure ainda muito tempo e continue trazendo de volta essas novelas inesquecíveis que todos nós temos prazer em recordar ou de ver pela primeira vez, já que muitas pessoas e eu estou nesse grupo, não eram nascidas ou eram muito crianças quando essas novelas das décadas de 80 ou 90 foram exibidas. E é sempre bom para a memória da teledramaturgia que as novas gerações tenham acesso a essas grandes novelas, mesmo através de um quadro em um programa. O "Novelão da Semana" é nota 10!

Perdeu algum "Novelão da Semana"? Todos estão disponíveis no site do "Vídeo Show".

Quais novelas antigas, aquelas que dificilmente serão reprisadas no "Vale a Pena Ver de Novo" vocês gostariam de ver ou rever no "Novelão da Semana"




2 comentários:

  1. Estou adorando sou dos anos 90, a primeira novela que vi pra valer foi A indomada, mais a primeira que acompanhei de cabo á rabo foi Laços de Família, ou seja perdi o melhor da teledramaturgia. Tem muitas novelas dos anos 80 e 90 que gostaria de ver, e esse quadro é uma oportunidade de conhecermos um pouquinho desses grandes sucessos. Adorei ver Tieta, A viagem e Historia de amor, e foi maravilhoso relembrar Celebridade e Cobras e Lagarto, novelas de minha época, que adorava assistir. Espero rever muitos outros novelões, como vale tudo, o dono do mundo, a indomada, barriga de aluguel, felicidade, baila comigo, plumas e paetês, anjo mau, fera ferida, água viva, a próxima vitima, rinha da sucata, cambalacho, laços de família, porto dos milagres, da cor do pecado, pé na jaca, dentre outros grandes sucessos.

    http://brincdeescrever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de que no NOVELÃo DA SEMANA, passasse a novela Sonho meu, foi uma novela que gostei muito e nunca passou no Vale a Pena Ver Denovo, ficarei muito grata.

    ResponderExcluir