Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de setembro de 2012

"QUEM MATOU ODETE ROITMAN?" - A PERGUNTA QUE PAROU O PAÍS


Já que no post da semana passada falei sobre um provável "Quem matou Dona Doroteia" (Laura Cardoso) em "Gabriela", aproveito para relembrar um crime que marcou a teledramaturgia brasileira e parou o país: a morte de Odete Roitman  (Beatriz Segall) em "Vale Tudo", novela de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, exibida em 1988.

"Vale Tudo" marcou a história da televisão brasileira de tal forma, que é quase impossível encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar da novela, especialmente do assassinato de Odete Roitman. É considerada uma novela quase perfeita, onde tudo funcionou absolutamente bem: a ótima história, o texto inspirado dos autores e as atuações marcantes do elenco, tudo aliado a um retrato perfeito da realidade econômica em que o Brasil vivia (e ainda vive em muitos aspectos).

Odete e Fátima: vilãs de "Vale Tudo".

Um dos maiores destaques de "Vale Tudo" é a inesquecível atuação de Beatriz Segall como Odete Almeida Roitman, considerada por muitos como a maior vilã de nossas telenovelas. Dona da TCA, uma grande companhia aérea, Odete era uma empresária arrogante que tinha grande desprezo pelo Brasil e por pessoas menos favorecidas economicamente. Era também uma mãe muito controladora que sufocava os filhos Afonso (Cássio Gabus Mendes) e Heleninha (Renata Sorrah) ao tentar obrigá-los a viver de acordo com o que ela achava ser o melhor para eles.

Ao longo da novela Odete se uniu à malvada Maria de Fátima (Glória Pires) e as duas prejudicaram muita gente. Mas Odete acabou pagando por suas maldades ao ser assassinada misteriosamente na reta final da novela, no capítulo 193.

"Quem matou Odete Roitman?"

Depois disso só se falava numa coisa: "Quem matou Odete Roitman?", a pergunta mais famosa das telenovelas brasileiras. O Brasil parou para assistir o último capítulo, onde foi revelado que a assassina era Leila (Cássia Kiss), que achou que estava atirando em Maria de Fátima, pois tinha descoberto que ela era amante de seu marido Marco Aurélio (Reginaldo Faria).

Leila acabou com Odete no final da novela.

No final da novela todos os vilões se deram bem. Marco Aurélio fugiu do país com Leila dando uma banana para o Brasil e Maria de Fátima casou-se com um príncipe italiano, levando o amante César (Carlos Alberto Riccelli) a tiracolo. Só Odete se deu mal, coitada, mas seu assassinato entrou para a história como o "quem matou" mais famoso da televisão brasileira. 

Depois de "Vale Tudo" houve inúmeros assassinatos misteriosos em muitas novelas, mas até hoje nenhum superou o "quem matou Odete Roitman" e provavelmente nunca vai superar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário