Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de abril de 2012

ENTREVISTA COM LAURO CÉSAR MUNIZ E ESPECIAL "MÁSCARAS"


Lauro César Muniz é um dos maiores autores de telenovelas do Brasil. Começou sua carreira no teatro, onde escreveu muitas peças de sucesso, entre elas, "O Santo Milagroso" (1963), que também foi adaptada para o cinema e televisão. Lauro escreveu sua primeira novela, "Ninguém Crê em Mim", em 1966 na extinta TV Excelsior. Essa foi a primeira novela a abordar uma temática diferente do que era veiculado na época. Depois disso Lauro César passou por  emissoras como Tupi e  Record, onde escreveu, entre outras, a bem-sucedida "As Pupilas do Senhor Reitor" (1970). Sua estreia na Globo foi em 1972. São dele várias novelas clássicas, como "Carinhoso" (1973), "Escalada" (1975), "O Casarão" (1976), "Roda de Fogo" (1986) e "O Salvador da Pátria" (1989). Lauro também passou pela Bandeirantes, onde escreveu a novela "Rosa Baiana" (1981).

Em 2006, depois de nove anos sem fazer novelas, Lauro voltou à TV Record, onde escreveu as novelas "Cidadão Brasileiro" (2006) e "Poder Paralelo" (2009). Nesta terça, dia 10 de abril às 10 e 15 da noite, estreia a sua nova novela na emissora, "Máscaras", escrita em parceria com Renato Modesto e com a colaboração de Mario Viana, Mariana Vielmond e João Gabriel Carneiro. Com direção geral de Ignácio Coqueiro, "Máscaras" conta com grandes nomes em seu elenco, como Fernando Pavão, Miriam Freeland, Petrônio Gontijo, Paloma Duarte, Heitor Martinez, Bárbara Bruno, Jussara Freire, Luíza Tomé, Gisele Itié e Cecil Thiré. Nessa entrevista, Lauro César Muniz fala um pouco sobre "Máscaras" e sobre seu trabalho. Confira:

SUPER TV E MAIS! - Depois de tantos anos de carreira e tantos trabalhos, é verdade que o autor passa a se cobrar mais a cada novela para fazer um trabalho cada vez mais perfeito?

LAURO CÉSAR - É verdade. Cada trabalho exige mais responsabilidade, cada trabalho exige uma investida com alguma novidade, algum formato ou temática ainda não tratados. O que me preocupa agora, no fim de minha carreira, é transferir experiência para autores mais jovens. Cabe a eles darem seguimento a todas as minhas tentativas. Não é fácil. Encontro muitos autores jovens viciados por clichês e fórmulas mais do que velhas. Mas acontece de, vez ou outra, encontrar gente com real desejo de fazer um trabalho sério. Não faço melhor por falta de capacidade e não por falta de empenho.

SUPER TV E MAIS! - Como você define sua nova novela "Máscaras"? É uma história policial?

LAURO CÉSAR - É uma história policial armada com personagens e tramas que me encantam: pessoas fortes, que não se escamoteiam por pequenos motivos, mas todos com uma visão muito clara do que almejam. São personagens ambiciosos, no bom sentido.

SUPER TV E MAIS! - Pelo que li da sinopse, "Máscaras" será uma novela cheia de mistérios. Eu acredito que deve ser mais difícil escrever uma novela assim, pois cada acontecimento tem que ser milimetricamente planejado de acordo com os segredos da história. Estou certo ou às vezes acontece de nem os próprios autores saberem direito as soluções dos mistérios e elas vão sendo construídas com a novela no ar?

LAURO CÉSAR - As duas coisas ocorrem. É claro que numa trama policial há que se ter o cuidado extremo com os detalhes. Mas, ao mesmo tempo, há mistérios que nem os próprios autores conseguem decifrar no primeiro momento. Não há cartas marcadas. Como as personagens estão estruturadas com forte consistência e o ponto de partida tem lógica e verdade, há meandros da história onde se pode correr algum risco.

SUPER TV E MAIS! -  Você é daqueles autores que já começam a escrever sabendo como a novela vai acabar ou acontecem muitas mudanças com aquilo que você planejou na sinopse?

LAURO CÉSAR - Dificilmente sei o final. Ficaria muito esquemático. A vida é surpreendente e se faz a cada instante. Na telenovela é assim também. Gosto de me esnucar, me desafiar. Como há uma coerência interna nas tramas, a lógica acontece.


SUPER TV E MAIS! - Agora virou moda dizer que é a "Nova Classe C" quem ditas as regras das  novelas. Você concorda com isso? "Máscaras" também tem essa preocupação de atingir especificamente à essa classe social?

LAURO CÉSAR - Não. Isso é uma tolice, dedução apressada sem nenhuma base em pesquisas ou conhecimento da nova classe C emergente. Essa bobagem não surgiu na TV Record.

SUPER TV E MAIS! - Como você vê a disputa cada vez mais acirrada entre Globo e Record na teledramaturgia?

LAURO CÉSAR - A Globo tem muito mais know-how. A TV Record hesita ainda por falta de experiência. O fato concreto e visível - sem preconceito - é que estamos fazendo novelas mais ambiciosas na TV Record. As novelas da Globo estão sendo destruídas por alguma cabeça precipitada: "fazer o clichê e o óbvio, já que o público que predomina hoje é estúpido". Há aí uma contradição séria - burros consomem os produtos dos intervalos comerciais da emissora?

SUPER TV E MAIS! - A sua ida para a Record correspondeu a todas as suas expectativas? Como você avalia a sua trajetória na emissora?

LAURO CÉSAR - Não. Eu encontrei muitas dificuldades. Os dirigentes tinham uma visão distorcida de telenovelas por causa da influência dos primeiros profissionais que eram apaixonados pelas fórmulas gastas. Uma questão até de defender aquilo que se sabia fazer. Sofri um bocado no início e ouvia as coisas mais estúpidas como orientação profissional de autor que se colocava como dono da verdade. Hoje mudou muito. Sou ouvido por todos e tenho o carinho dos mais inteligentes. Vou terminar minha carreira como autor de telenovelas na TV Record.

SUPER TV E MAIS! -  Você é um dos autores que defendem as novelas mais curtas de no máximo 140 capítulos e com um elenco menor. "Máscaras" será assim? Quantos capítulos a novela terá a princípio?

LAURO CÉSAR - "Máscaras" terá mais de 200 capítulos. A emissora ainda não analisou as vantagens das novelas curtas. Muito em breve todas as novelas serão mais curtas - em volta de 140 capítulos. Já há vários ensaios dessa disposição na Globo: a novela do horário das 18 horas é sempre um excelente campo de provas. As novelas curtas como "O Astro" e a próxima, também. Em tempo de comunicação dinâmica e rápida como a Internet é um contrasenso fazer novelas de 200 capítulos. Já sinto na TV Record uma forte atenção para este assunto. Logo serei ouvido pela cúpula administrativa da emissora sobre este tema. Minha luta tem mais de 30 anos. O Daniel Filho uma vez me chamou para fazer um teste. Cheguei a apresentar uma sinopse de novela curta, mas houve uma marcha-a-ré por motivos que até hoje não entendo.

Agradeço ao Lauro por ter conseguido achar um tempo para responder essa entrevista, mesmo com toda a correria da estreia da novela. Boa sorte para ele e que "Máscaras" seja mais um grande sucesso em sua carreira.

Vamos saber um pouco mai sobre a novela?

ESPECIAL "MÁSCARAS"

A HISTÓRIA

Fernando Pavão e Miriam Freeland são Otávio e Maria.

O proprietário rural Otávio (Fernando Pavão) e sua esposa Maria (Miriam Freeland), que está com depressão pós-parto, partem em um cruzeiro num transatlântico em companhia do médico Décio (Petrônio Gontijo). Na volta da viagem, Maria e o bebê são sequestrados misteriosamente. Otávio paga uma grande soma em dinheiro para os bandidos libertarem sua esposa e seu filho, mas eles continuam desaparecidos, sem deixar vestígios. Otávio entra em depressão profunda e chega a ser internado na clínica do Dr. Décio.

Meses depois, Décio recebe uma mensagem de um remetente misterioso que promete esclarecer o sequestro e marca um encontro em um cruzeiro marítimo. Décio convence Otávio a fazer a viagem, dizendo que ela faz parte da terapia. Martin (Heitor Martinez), irmão de Maria, também parte no mesmo transatlântico acompanhado de sua namorada, a garota de programa Manu (Gisele Itié). Otávio continua cada vez mais deprimido e Décio teme que ele atente contra a própria vida.

Quando Martin lhe diz que Maria e o bebê estão mortos, Otávio resolve se matar e pede a ajuda de Décio. Depois de gravar um vídeo de despedida e passar seus bens para Martin, Otávio é levado a um helicóptero com Décio. Martin também vai junto para ver o suicídio do cunhado. Décio vai aplicar uma injeção em Otávio para ele não sofrer, mas acaba aplicando a injeção em Martin, e é ele que é lançado ao mar no lugar de Otávio. 

Otávio então, resolve assumir a identidade de Martin. Ele quer renascer na identidade de outro homem, mas ao fazer isso, está assumindo também o passado do outro, e a partir daí, ele vai se envolver em uma grande e perigosa aventura.

O QUE ACONTECE NO PRIMEIRO CAPÍTULO

Paloma Duarte é Nameless.


A bordo do navio, Maria confessa para Olívia que está com medo. A governanta tenta acalmar Maria, que se emociona ao pensar no filho que está prestes a encontrar. Doutor Décio conta para Maria que Otávio está esperando por ela no porto. Maria pede para não falar com o marido ao telefone. Décio diz a Otávio que ele precisa superar a crise de depressão pós-parto da mulher.
Maria estranha que Tônia saiba sobre seu filho. Maria reage friamente a Otávio e afirma não querer voltar para casa. Décio diz que eles devem ir para a fazenda imediatamente. Tônia conta para Luma que Maria rejeitou o bebê e o atirou no rio.
Dos Estados Unidos, Martim diz para Maria que sua mãe está internada. Maria se ressente com o pai por ter deixado a mãe. Martin fala para Maria que voltará de vez para ao Brasil, pois perdeu muito dinheiro. Otavio fica incomodado com a ligação de Martin e diz a ele que Maria ainda não está recuperada.
Manuela fala para Martim que seu visto americano venceu. Olívia lembra Otávio que seu aniversário de casamento está próximo. Maria entra em crise e Décio tenta convencê-la de que não matou o filho. Maria fica perturbada ao ver o filho. Maria acusa Otávio de tê-la substituído por uma bela babá de mesmo nome. Maria do Socorro afirma que Maria está com ciúmes do filho.
Tônia não gosta que Luma tenha marcado um encontro com um amigo. Tônia seduz Guto e lhe dá um tapa quando ele a beija. Tônia diz a Luma que ele tentou dar em cima dela. Tônia conta para Luma que fez anotações sobre o caso de Maria durante a viagem. Otávio e Décio vão atrás de Maria, que deixou o quarto durante a noite. Otávio convoca os seguranças da fazenda para procurarem Maria.
Luma diz a Tônia que ela a afasta de todos. Tônia afirma que a irmã precisa ser mais seletiva na escolha dos homens com quem se envolve. Tônia insinua que não é preciso um marido para se ter um filho. Um peão encontra parte da camisola de Maria ensanguentada. Otávio se emociona ao encontrar Maria junto ao bebê. Maria diz a Otávio que não sabe mais viver e ele a conforta.
Gisele Itié e Heitor Martinez são Manu e Martin.

Maria fala para Décio e Olívia que quer morar no Rio de Janeiro ou em São Paulo. Maria se descontrola e implora para que eles deixem a fazenda. Olívia e Maria do Socorro levam Tavinho e o filho da babá para longe da confusão. Otávio aceita se mudar para São Paulo.
Um homem disfarçado de coletor de leite se aproxima da babá e de Olívia e as rende. O homem agride a acompanhante e leva a babá e as duas crianças embora no caminhão. Olívia conta para o administrador que os bebês foram levados. Otávio e Jeremias perseguem o caminhão. O homem atira no pneu do carro de Otávio, que perde velocidade. Otávio observa desolado o caminhão se afastar.
Novela teve várias cenas gravadas em um transatlântico. 
O bandido obriga a babá a dizer para Otávio não chamar a polícia. Maria pressiona Otávio para saber o que aconteceu. Otávio conta para Maria sobre o sequestro e ela demonstra alívio. O sequestrador ameaça o filho da babá caso ela não volte para fazenda e cumpra o combinado. Maria leva Otávio para o quarto e pede que ele a ame.
A babá assegura a Otávio de que os bebês estão bem. Otávio pergunta a babá qual o valor exigido pelo resgate, mas ela afirma que precisa tratar com Maria. A babá diz a Maria que ela precisa ir de encontro aos sequestradores ou eles matarão seus filhos. Maria se recusa a seguí-la.

Para ler o resumo dos outros capítulo e saber mais sobre a novela, clique aqui e entre no site oficial de "Máscaras".
VIDEOS 
1 - CHAMADA DA NOVELA

2 - CHAMADA COM O AUTOR LAURO CÉSAR MUNIZ




"Máscaras" estreia nesta terça, 10h15 da noite. Vamos acompanhar!







Nenhum comentário:

Postar um comentário