Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de julho de 2012

RECORDANDO: OS 30 ANOS DA MINISSÉRIE "QUEM AMA NÃO MATA"


Há 30 anos, no dia 12 de julho de 1982, estreava na Globo "Quem Ama Não Mata", minissérie de Euclydes Marinho, dirigida por Daniel Filho e Dennis Carvalho e com Cláudio Marzo e Marília Pêra nos papéis principais. 

Exibida em 20 capítulos, a minissérie foi um grande sucesso. Através da história de cinco casais com visões diferentes sobre a relação conjugal, "Quem Ama Não Mata", que foi narrada em flashback, propunha uma discussão sobre os relacionamentos amorosos e era baseada em crimes passionais da vida real.

O dentista Jorge (Cláudio Marzo) e a dona de casa Alice (Marília Pêra), formavam o principal casal da minissérie. Casados há oito anos, os dois aparentemente tem uma relação perfeita, mas não conseguem ter um filho e o casamento entra em crise. Jorge acaba descobrindo que é estéril, mas não conta nada a Alice, que continua se culpando por não conseguir engravidar. O clima entre os dois fica tão conturbado que eles chegam a ser violentos um com o outro.

Marília Pêra e Cláudio Marzo em cena da minissérie.

O título da história fazia alusão à frases pichadas por feministas nos muros de Belo Horizonte (MG) em protesto pelo assassinato da socialite Ângela Diniz, morta por seu companheiro Doca Street em 1976. Desde o início da minissérie, o público sabia que houve um assassinato, mas ignorava se a vítima era Jorge ou Alice.

Foram gravados dois finais e o suspense foi mantido até o último capítulo. Até as vinhetas dos intervalos comerciais da minissérie ajudavam a aumentar ainda mais a tensão e o suspense, pois antes do encerramento de cada bloco, escutava-se o barulho de um tiro, dando ao público mais curiosidade para saber o nome de quem tinha morrido. No último capítulo, o diretor Daniel Filho escolheu o final em que Jorge mata Alice e esse foi o desfecho do trágico casal

Marcada por um realismo impressionante, "Quem Ama Não Mata" causou muita comoção nos telespectadores. O próprio título propõe uma reflexão: Afinal, quem ama realmente pode ser capaz de matar a pessoa amada?

Um belíssimo trabalho, com texto e direção afiados e atuações marcantes do ótimo elenco, "Quem Ama Não Mata" completa trinta anos e é considerada até hoje um dos grandes momentos de nossa teledramaturgia. Veja a abertura da minissérie:




Como diriam no "Vídeo Show": Há 30 anos, direto do túnel do tempo!

Com informações do site http://memoriaglobo.globo.com/






Nenhum comentário:

Postar um comentário