Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de julho de 2012

AVENIDA BRASIL: 100 CAPÍTULOS DE UMA SUPER NOVELA

O autor João Emanuel Carneiro e os três grandes destaques de sua novela: Ísis Valverde (Suellen), Adriana Esteves (Carminha) e Débora Falabella (Nina).

Acaba de ser exibido o centésimo capítulo de "Avenida Brasil". E quanta coisa aconteceu nesses 100 capítulos! Umas três semanas antes de a novela estrear, publiquei um post chamado "Avenida Brasil: Essa novela Promete". E agora, passados 100 capítulos da novela, posso afirmar com certeza que não me enganei.

Desde o primeiro capítulo, "Avenida Brasil" chamou nossa atenção como as outras novelas de João Emanuel Carneiro: excelente texto, ritmo ágil, direção competente e ótima atuação do elenco. Os sete primeiros capítulos da primeira fase da trama foram uma unanimidade e conquistaram os elogios de todos, que a apontaram logo como a melhor novela das nove dos últimos anos, mas ainda houve quem dissesse que após o excelente prólogo, a novela enfrentaria o desafio de começar para valer após o capítulo 7, quando entraria em cena a vingança de Nina (Débora Falabella) contra a vilã Carminha (Adriana Esteves), e finalmente todos saberiam se a história conquistaria o público para valer ou não. Mas nas duas primeiras semanas da novela, essa pergunta foi respondida, pois ela continuou em alta e não caiu mais. O autor disse que sua intenção era fazer uma mocinha bandida que fizesse o público torcer por ela e deu certo. Nina não é exatamente uma bandida, mas todos torcemos por ela, independente dos meios que  usa para concretizar sua vingança.


O grande trunfo de "Avenida Brasil" é a vingança de Nina contra Carminha. João Emanuel arma os acontecimentos sempre de modo a não deixar a trama principal parada de jeito nenhum e sempre criando expectativas no público para saber quais serão os próximos passos de Nina e o que acontecerá quando Carminha descobrir quem realmente ela é. Vários capítulos de "Avenida Brasil" dão a impressão de que a novela está na reta final, tal a intensidade dos acontecimentos. Em vários momentos Nina ficou encurralada de tal forma, que nos perguntamos se o autor conseguiria evitar que Carminha descobrisse o segredo dela antes do capítulo 100, mas ele sempre surpreendeu, promovendo novas surpresas o tempo todo. Quando pensamos que não tem mais como Nina escapar, o autor tira uma carta da manga e a deixa  seguir enganando Carminha. O vai e vem das armações de Nina, que até agora não resultaram em quase nada, poderia se tornar cansativo em outras novelas, mas graças à habilidade narrativa do autor, nosso interesse pela novela só aumenta. Se existe novela que nunca ficou parada e não teve nenhuma "barriga" até agora, essa novela é "Avenida Brasil", pois todas as tramas estão sempre muito movimentadas e o telespectador não sente tédio em momento algum.


Os núcleos secundários da novela também chamam atenção. Um dos que mais diverte é Cadinho (Alexandre Borges), às voltas com suas três mulheres, Verônica (Déborah Bloch), Noêmia (Camila Morgado) e Aléxia (Carolina Ferraz). Gosto de praticamente todos os personagens, com exceção de Jorginho (Cauã Reymond), que é cheio de complexos e vive num eterno e cansativo drama; e Leleco (Marcos Caruso), um chato que tenta fazer a esposa mais jovem traí-lo de qualquer forma.  Mas a chatice desses personagens nem de longe prejudica a novela, que sem dúvidas é a melhor desde "A Favorita" (2008), do mesmo autor. Se em "A Favorita" João Emanuel teve dificuldades para fidelizar a audiência, em "Avenida Brasil" ele respira aliviado desde o início, pois a novela mal estreou, caiu nas graças do público.


E nada melhor que uma grande virada na história para comemorar esses 100 capítulos! Depois de um capítulo emocionante em que Carminha finalmente descobriu que Nina é Rita e a enganou o tempo todo, uma nova e eletrizante fase terá início. Muitos devem ter pensado que a novela ficaria sem acontecimentos depois que a verdade sobre Nina fosse descoberta, mas certamente isso não acontecerá. Basta lembrarmos de "A Favorita", que ficou cada vez melhor depois  da grande reviravolta que revelou quem era a vilã e quem era a mocinha. Sem dúvidas será assim em "Avenida Brasil". Agora é como se uma nova novela tivesse início. Uma nova novela cada vez mais emocionante. Só nos resta ficar de olho na novela que ficará melhor a cada dia. Ou alguém ainda duvida da capacidade de João Emanuel Carneiro de nos surpreender sempre e prender nossa atenção?

Um comentário:

  1. Texto quase perfeito.. mas a novela cansou em alguns poucos momentos, cenas algumas vezes repetitivas.. ainda sim, novela excelente!!!

    ResponderExcluir