Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

NOVELAS MAIS CURTAS: TODOS SAEM GANHANDO




Domingo passado assistindo ao Programa "Ver TV", da TV Brasil, vi um debate muito interessante sobre os 60 anos da telenovela no Brasil, com a participação de Vida Alves, atriz que deu o primeiro beijo da televisão brasileira, do autor Lauro César Muniz e do criador do site "Teledramaturgia" e autor do "Almanaque da Telenovela Brasileira", Nilson Xavier. Foram discutidas no programa as várias fases da telenovela em nosso país, desde o início, quando a qualidade de produção era muito limitada pela falta de recursos dos canais, até hoje na era digital, quando a telenovela se tornou um produto industrial, que interage atualmente com várias mídias como internet, celular e redes sociais.

Um dos temas do programa que mais me chamou atenção foi a necessidade de as novelas tornarem-se mais curtas em número de capítulos, algo amplamente defendido pelo autor Lauro César Muniz e apoiado pelos outros participantes. Lauro defende a ideia de uma telenovela com no máximo 120 ou 140 capítulos. Segundo ele a qualidade das novelas aumentaria muito, pois o autor poderia se entregar mais ao projeto e deixar a novela mais com a sua cara, com o seu estilo, pois hoje em dia como as novelas contam com muitos capítulos e com vários colaboradores, perde-se um pouco da essência do autor principal e as histórias ficam longas e arrastadas, quase insuportáveis.

Concordo inteiramente com Lauro César Muniz. Ninguém aguenta mais novelas tão longas e fragmentadas. Por melhor que seja uma história, é muito difícil sustentá-la por duzentos e tantos capítulos sem fazer com que ela caia de qualidade em algum momento. Em algum ponto da novela sempre surgem as inevitáveis "barrigas", quando nada acontece na trama, quando os capítulos tornam-se monótonos e cansativos. E a culpa não é dos autores, mas da longa duração da novela, que os obriga a "quebrar a cabeça" para continuar espichando a trama, mesmo que para isso a história tenha que ficar parada por algum tempo. Quando uma novela é mais curta, as coisas são mais rápidas e há sempre alguma coisa interessante acontecendo na trama. Pessoalmente eu não suporto novelas lentas, aquelas que passam capítulos e mais capítulos num marasmo total, sem nada de relevante para a história acontecendo.

Novelas mais curtas são mais ágeis, mais interessantes, mais criativas. Em novelas assim, o autor pode  fazer a história render muito mais. Nilson Xavier citou no programa o ótimo exemplo de "O Astro", remake da novela de Janete Clair exibido no ano passado. Os 185 capítulos da novela original foram reduzidos a 64 e a novela só ganhou com isso. Os autores do remake não tiveram medo de ousar e fizeram uma história eletrizante onde aconteciam várias coisas em todos os capítulos e que não ficou chata e monótona em nenhum momento. Sucesso de público e crítica por sua qualidade inquestionável, "O Astro" é a prova viva de que o público está meio cansado das novelas de longa duração.


As novelas das décadas de 1960 eram todas muito curtas e havia muito mais novelas no ar. O horário das seis da globo, quando foi inaugurado para adaptações literárias em 1975, apresentava "mininovelas" como "Senhora" e "A Moreninha", todas com no máximo 80 capítulos e com uma grande qualidade que conquistou o público.

Norma Blum em "Senhora" e Nívea Maria em "A Moreninha"

Além de "O Astro", cito outras novelas de poucos capítulos que tiveram sucesso, como "Esplendor" (2000) com 125 capítulos e "Estrela-Guia" (2001), com apenas 83 capítulos, ambas de Ana maria Morethzon. Não acompanhei "Estrela-Guia", mas lembro que assisti a um capítulo e fiquei impressionado com a rapidez das coisas. Nesse capítulo a que assisti, a personagem de Carolina Ferraz tentava segurar o namorado vivido por Guilherme Fontes, inventando uma falsa gravidez. Pois bem, ela falsificou um exame de gravidez, inventou para ele que estava grávida e ele descobriu que era mentira e terminou tudo com ela. Tudo isso em apenas um capítulo! Também não acompanhei "Esplendor" do começo ao fim, mas lembro que gostava muito da novela. Era uma história muito bonita, que deixou saudades em muita gente. Pena que nunca foi reprisada.



Atualmente as únicas novelas que estão com uma duração de capítulos mais reduzida, são as novelas das seis da Globo, que estão com média de 140 capítulos, cada uma. Talvez por isso mesmo as últimas novelas do horário estejam fazendo tanto sucesso e sejam tão elogiadas pelo público e pela crítica. As novelas das nove, que estavam com mais de 200 capítulos cada uma, parecem estar diminuindo também, pois "Insensato Coração" teve 185 capítulos e "Fina estampa", apesar do sucesso, não será esticada e terá o mesmo número de capítulos. Espero que essa tendência de novelas com menos capítulos continue e vá se consolidando aos poucos. Na minha opinião, 150  capítulos no máximo, são suficientes para qualquer novela, mesmo para um grande sucesso.

Todos saem ganhando com as novelas mais curtas: os atores, que terão mais trabalho, os novos autores, que terão mais chances de conseguirem escrever suas novelas e mostrar seu trabalho e principalmente o público, que terá mais novelas para assistir, de menos capítulos, mas sem dúvidas, com mais qualidade.




6 comentários:

  1. Também prefiro novelas curtas. Acho que a gente se envolve mais com a novela, menos personagens ajudam a contar uma história mais interessante e com personalidades mais densas.

    ResponderExcluir
  2. E tb conta muito o nosso ritmo de vida que a gente leva, quando não podemos ficar muito tempo em frente a tv, pelo dia a dia corrido, novelas curtas são melhores pros nossos quase sem tempo pra nada

    ResponderExcluir
  3. Também adorei o programa e concordo inteiramente. parabéns. Abs

    ResponderExcluir
  4. Também concordo que um formato mais enxuto seja adotado para a telenovela brasileira. Acredito que esse seja mesmo o futuro dos nossos folhetins. Como você disse, as novelas das nove da Globo estão mais curtas, o que já pode ser considerado um sinal -- assim como a ordem de se trabalhar com um elenco menor nas próximas produções da casa. Contudo, quando a novela te prende de verdade, fica difícil contentar-se com 120, 130 capítulos, vamos combinar... Foi o que aconteceu com "Esplendor", que você citou no texto, uma trama deliciosa, lúdica, que saiu do ar deixando aquele gostinho de quero mais. Aindo sonho com uma reprise. Parabéns pelo blog, Leandro. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Ah, preciso dizer que estou morto de ódio por não ter visto esse "Ver TV". Como telemaníaco assumido, sempre gosto bastante das discussões propostas ali!

    ResponderExcluir
  6. Acho que o debate em torno do tamanho de uma obra é válido. Acho que deveria ter um limite minimo e máximo para as novelas. Tudo depende do que o autor quer contar. Sabendo desse limite ele vai criar uma novela com história suficiente para isso, sem risco de estica-la devido a boa aceitação do público e nem reduzi-la com o possivel fracasso. Deveria ser as novelas de 150 á 200 capítulos. Tem novelas que não consegue contar suas história com menos que isso. Existem verdadeiras sagas na história da teledramaturgia. O autor precisa planejar a sua obra para evitar a tal barriga...

    ResponderExcluir