Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

DICAS DA SEMANA

1 - DICA DE LIVRO: "GINA", DE MARIA JOSÉ DUPRÉ


















Todo mundo já ouviu falar do clásssico romance "Éramos Seis", de Maria José Dupré, que deu origem a várias novelas de sucesso. "Éramos Seis" é um dos meus livros preferidos, assim como "A Ilha Perdida", da mesma autora. E é por ter gostado tanto desses livros, que sempre tive vontade de ler outros romances da autora, que infelizmente não tem o reconhecimento merecido na nossa literatura, pois seus romances, com exceção de "Éramos Seis" andam meio esquecidos.

"Gina" é um dos melhores livros da autora. Gostei tanto dele quanto de "Éramos Seis" e o recomendo a todos. O livro conta a história de uma garota que vive na miséria com sua família e é obrigada a se prostituir para sustentar a mãe e a irmã, que jogam toda a culpa pela desgraça da família em cima dela. Depois de várias reviravoltas em sua vida, Gina se casa com um homem rico, tem três filhos e passa a viver um dilema: Ela conta ou não para seus filhos que já se prostituiu?

O estilo de Maria José Dupré lembra muito o de Margaret Mitchell, autora do clássico "...E o Vento Levou". Ambas descrevem suas histórias com um tom tão poético, que é impossível não se emocionar com os personagens e suas histórias. Quem já leu "Éramos seis" ou "...E o Vento Levou" sabe do que estou falando. É por isso que recomendo "Gina". Eu acho praticamente impossível ler esse romance e não gostar. "Gina" foi transformado em uma novela das seis na Globo em 1978. Christiane Torloni viveu a protagonista. Infelizmente a novela foi um fracasso e é uma das mais esquecidas da nossa teledramaturgia, porque em virtude do horário de exibição, o tema principal, que era a prostituição de Gina, foi retirado e os personagens foram completamente descaracterizados. 

Depois de ler "Gina", nós aprendemos a não julgar os outros por suas atitudes ou pelo seu passado. Vale a pena ler. Recomendo muito!

2 - DICA DE CD: "A GATA COMEU INTERNACIONAL".


















A dica de cd da semana é de uma das melhores novelas de Ivani Ribeiro, "A Gata Comeu", de 1985, outra novela que teve Christiane Torloni no papel da protagonista Jô Penteado, na minha opinião, a melhor personagem da sua carreira. 

Assisti a reprise da novela em 2001 e gostei não só da história, mas também de suas maravilhosas trilhas sonoras, tanto nacional, como internacional. A década de 1980 foi uma das melhores na história da música internacional e a trilha de "A Gata Comeu" faz até quem não viveu naquela década, ser transportado para os anos 80. Uma das melhores trilhas internacionais que já ouvi, o cd está cheio de músicas ótimas de cantores como Jim Diamond, Madonna, Bryan Adams, Sade e Mick Jagger. 

Ouvir "A Gata Comeu internacional" nos faz voltar no túnel do tempo e proporciona uma ótima sensação de nostalgia mesmo nos mais jovens. Ouçam o cd e confirmem o que estou dizendo.

3 - DICA DE FILME: "OS PÁSSAROS" (1963)



Um dos meus filmes preferidos do mestre do suspense Alfred Hitchcock, "Os Pássaros", de 1963, é um dos filmes mais misteriosos do diretor, pois no final  não é explicado o motivo do ataque raivoso de vários pássaros contra os moradores de uma pequena cidade do interior. A impressão que dá em quem assiste é que os ataques começam quando a protagonista vivida por Tippi Hedren chega à cidade, mas nunca sabemos ao certo se o motivo é esse mesmo.

O fato é que "Os Pássaros" é assustador em várias cenas e o realismo dos ataques dos pássaros é impressionante para a época, quando não havia toda a tecnologia da computação gráfica de hoje em dia. 

Uma característica interessante do filme, é que não há trilha sonora e o principal som que se escuta nele do começo ao fim é o barulho dos pássaros. É um barulho meio assustador, que aumenta a sensação de pânico e claustrofobia que o filme provoca em alguns momentos.

"Os Pássaros" é um filme clássico que estará sempre presente na memória de quem o assistir. Recomendo a todos! Veja o trailer do filme:





Deixe sua opinião sobre essas dicas e até as próximas dicas do blog!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário