Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

DICAS DE LIVRO. CD E FILME


1 - DICA DE LIVRO: "...E O VENTO LEVOU", DE MARGARET MITCHELL




   
Minha dica de leitura de hoje é o livro "... E O Vento Levou", de Margaret Mitchell. Todo mundo já ouviu falar do filme, que é um dos maiores clássicos do cinema, mas o que deu origem a esse grande filme foi esse grande livro, que também é um clássico. Publicado em 1936, "...E O Vento Levou", logo transformou-se em um sucesso e vendeu milhões de exemplares em todo o mundo. Nunca a obra de uma autora estreante fez tanto sucesso. O livro venceu o importante prêmio Pullitzer, de 1937 e continua vendendo muito até hoje.

Impossível não se apaixonar pela história de Scarlett O'Hara, uma mulher forte, de temperamento difícil, que não se deixa abalar pelos diversos problemas que enfrenta ao longo da Guerra Civil Americana, que começou em 1861 e terminou em 1865. Nessa guerra, que foi uma das mais sangrentas de todos os tempos, o Norte industrializado dos Estado Unidos, lutava contra o Sul latifundiário, que havia se separado da união e  recusava-se a abolir a escravatura. A história de Scarlett e de todos os outros personagens, se passa justamente nesse período e todos os acontecimentos do romance tem como pano de fundo os acontecimentos da guerra. E a história não acaba com o fim da guerra. Após a derrota do Sul para o Norte, a autora explora a dura luta de uma civilização destruída para se adequar aos novos tempos, quando todas as cidades e plantações haviam sido destruídas e famílias que eram ricas antes da guerra haviam se tornado pobres. A família de Scarlett é uma delas e ela luta para recuperar sua fazenda que foi praticamente destruída e para enriquecer novamente, transformando-se numa mulher cada vez mais gananciosa. Outro tema muito sério e repugnante que o livro aborda é a Ku Klux Klan, uma terrível organização onde os homens brancos do Sul derrotado, reuniam-se para torturar e linchar os negros libertos. Toda a história é narrada sob o ponto de vista das pessoas do Sul, que achavam normal  os homens de bem livrarem suas famílias dos ataques dos escravos libertos. 

E no meio de tudo isso acompanhamos os romances de Scarlett, que acha que está apaixonada por Ashley, marido da bondosa Melanie, a quem ela odeia. Visando enriquecer novamente, Scarlett casa-se com o capitão Rhett Butler, mesmo sem amá-lo e vive lhe destratando. Quando ela descobre que o ama já é tarde demais.

"... E O Vento Levou" é um grande romance. Quando digo grande, me refiro também ao tamanho do livro pois são 962 páginas de história, mas o estilo da autora é tão bom e seu livro é tão bem escrito, que em nenhum momento nos cansamos da leitura e chegamos até a lamentar quando o livro acaba. Gostei tanto do livro, que já estou lendo de novo. O livro também é uma verdadeira aula de história sobre a guerra civil, mas não tem um tom didático chato que nos deixe cansados. A autora foi muito esperta ao usar uma história de amor para falar sobre um tema tão importante como a guerra. Além disso, o livro é muito mais completo do que o filme, pois no romance há vários personagens e situações que não estão presentes no filme. Por exemplo, no livro Scarlett tem três filhos, mas no filme, dois deles são eliminados e ela tem apenas uma menina. Esse é apenas um exemplo de muitas outras coisas que estão no livro e não estão presentes no filme. Ler o livro é um excelente complemento para quem já assistiu ao filme e mesmo para quem não viu. Vale a pena ler esse livro de qualquer maneira. É muito, muito bom! Recomendo demais!

2 - DICA DE CD: "21", DE ADELE





Atualmente o mundo da música só fala nela e todos já ouviram ao menos duas de suas músicas, "Rolling In The Deep" e "Someone Like You", que além de serem grandes sucessos, fazem parte das trilhas sonoras internacionais das novelas "Morde & Assopra" e "Fina Estampa", e nada melhor para divulgar a música de um cantor do que uma novela. Mas a música de Adele vai muito além dessas duas músicas. Seu álbum "21" é muito bom e apresenta uma ótima mistura de estilos musicais que vão do soul ao blues, passando também pelo country e com uma pitada de pop dance e romântico.

O álbum foi o mais vendido do ano passado e até hoje continua em primeiro lugar nos Estados Unidos. Além disso o álbum ganhou seis categorias importantes do prêmio Grammy, que aconteceu no domingo, dia 12 de fevereiro.  Todas as músicas do cd são muito boas, mas destaco "Set Fire To The Rain", o novo single que já está em primeiro lugar nos Estados Unidos e outras como "Rumor Has It", que é a mais dance do álbum, além de "I'll Be Waiting" e da romântica "Turning tables". Quem gosta de música country, vai adorar "Don't You remember", que é uma balada romântica. 

O álbum é temático e todas as músicas falam sobre a rejeição de uma mulher que foi abandonada e que está disposta a recomeçar de novo, o que confere uma unidade maior ao disco. Vale a pena escutar o cd. Eu gostei de todas as músicas  e não achei nenhuma ruim. Escutem e tirem suas próprias conclusões.

3 - DICA DE FILME: "...E O VENTO LEVOU"





Já que falei do livro, aproveito para recomendar também o filme, que é um dos  mais importantes da história do cinema e um clássico absoluto que continua conquistando novas gerações de telespectadores até hoje. Lançado em 1939, "...E O Vento Levou" transportou o romance de Margaret Mitchell para as telas de maneira fiel, embora haja algumas mudanças com relação ao livro, visto que era impossível filmar todos os acontecimentos do romance, que é muito longo. O filme também é muito longo e tem quase 4 horas de duração, mas vale a pena assistir e se emocionar. Vivien Leigh e Clark Gable interpretam os protagonistas Scarlett e Rhett e suas atuações são tão marcantes que ao ler o livro é imposível não associar a imagem dos protagonistas aos atores.

Uma superprodução impressionante para a época, onde não havia todos os recursos tecnológicos de hoje, "...E O Vento levou" é cheio de cenas marcantes, como Scarlett andando no meio de milhares de feridos pela guerra, o grande incêndio da cidade de Atlanta e o juramento da protagonista de que nunca mais passará fome na vida. Embora a primeira parte  seja mais interessante do que a segunda, que é muito sombria e melodramática, ainda assim, é um filme inesquecível que merece a fama de clássico que carrega. O filme foi produzido por David O. Selznick, tem a direção atribuída a Victor Flemeing e teve uma produção bastante conturbada, com a participação de vários roteiristas e diretores, mas os problemas que ocorreram durante as filmagens não transparecem no filme, que sobreviveu a todos os problemas. 


"...E O Vento Levou" é um daqueles filmes obrigatórios para todos verem. É sem dúvidas o mais popular filme de Hollywood, pois todos já ouviram falar dele em algum momento, mesmo que nunca o tenham visto. Tenho o filme em dvd e já vi várias vezes. A edição em dvd que tenho é uma versão de 4 discos. Os dois primeiros discos contém o filme, o disco 3 tem um excelente documentário de duas horas de duração sobre o making of das filmagens e o disco 4 traz documentários sobre a vida dos atores principais do filme, mas  também o encontramos em dvd simples, que traz apenas o filme e custa mais barato do que as edições especiais  com vários discos. Enfim, vale a pena assistir esse filme sempre. Se você nunca viu, está mais do que na hora de assisti-lo e se já viu, vale sempre a pena rever, pois devido a sua longa duração, descobrimos coisas novas sobre ele a cada vez que assitimos o filme novamente.




Gostaram das dicas de hoje? Deixem seus comentários e até as próxiams dicas do blog.












Um comentário:

  1. Eu tbm tenho o DVD de E o Vento Levou. È clássico mesmo, adora esse filme mesmo sendo longo. Gosto bastante da segunda parte do longa. Não acho tão melodrámatica. O capitão Butler ganha maior importância e diz a que veio nesta fase. Quero muuuuuuito comprar um livro, pois nunca é igual ao filme. Sobre Adele ela é ótima mesmo. Gosto muito do trabalho dela.

    ResponderExcluir