Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

COLEÇÃO VAGA-LUME: LIVROS INESQUECÍVEIS QUE MARCARAM A VIDA DE MUITA GENTE


Costumo dizer sempre que a infância de ninguém é completa sem algumas coisas. No caso de crianças que gostam de ler, nenhuma infância é completa sem, entre outras coisas, gibis da Turma da Mônica, livros do Sítio do Picapau Amarelo e os livros da Coleção "Vaga-Lume".

Vou relembrar hoje a série "Vaga-Lume", que marcou a infância e adolescência de muita gente principalmente nas décadas de 1970, 80 e 90. É difícil encontrar alguém que não tenha ouvido falar da série, mesmo que nunca tenha lido nenhum livro da coleção.

A clássica série "Vaga-Lume" é publicada pela editora Ática desde 1972. São livros dedicados ao público infanto-juvenil e trazem histórias geralmente cheias de ação e aventura. Há também romances policiais juvenis e um escrito originalmente para adultos, mas adorado pelos leitores da série: "Éramos Seis", de Maria José Dupré. 


Os primeiros livros da coleção "Vaga-Lume" foram "Éramos Seis" e "A Ilha Perdida"(dois dos meus preferidos), de Maria José Dupré; "Cabra das Rocas", de Homero Homem; "Coração de Onça" e "O Gigante de Botas", de Ofélia e Narbal Fontes; e "O Escaravelho do Diabo" e "O Caso da Borboleta Atíria"(também adorei os dois), de Lúcia Machado de Almeida.

A partir da década de 1980 os títulos foram aumentando e a coleção se tornou cada vez mais popular. Os autores citados acima (com exceção de Maria José Dupré) foram publicando outros livros e outros autores começaram a aparecer, alguns escrevendo livros especialmente para a coleção, como é o caso de Marcos Rey, que conquistou os adolescentes com suas história policiais de tirar o fôlego, reunindo ação, comédia e romance. Os livros de Marcos Rey se tornaram uns dos mais populares da "Vaga-Lume" e fizeram muito sucesso. Li todos os livros dele na série e gostei de todos, principalmente de "Sozinha no Mundo", "Dinheiro do Céu""Enigma na Televisão", "Corrida Infernal" e "Doze Horas de Terror".


Conheci os livros da série "Vaga-Lume" em 2002, quando estava na quinta série. Minha professora Regina me presenteou com três livros que eu guardo até hoje com muito carinho: o já citado "Doze Horas de Terror", "Os Barcos de Papel" (de José maviael Monteiro) e "Na mira do Vampiro" (de Lopes dos Santos"). Me apaixonei de cara pelas histórias, pelo visual dos livros, pelas ilustrações e fui lendo mais e mais livros da série. Li tantos que já perdi a conta. Gostei da maioria deles e ainda tenho muitos dos livros.


Duas curiosidades sobre a série "Vaga-Lume" que nunca foram explicadas: na década de 80 a coleção publicava o livro "Cem Noites Tapuias"(que é muito bom), de Ofélia e Narbal Fontes. Depois o livro saiu da série sem explicação e até hoje ninguém entende por que isso aconteceu; outra curiosidade diz respeito aos livros "O Escaravelho do Diabo" e "O Feijão e o Sonho". Na década de 80 as capas e ilustrações dos dois foram modificadas. Até hoje são os únicos livros da série que tiveram essas mudanças. Todos os outros continuam com as capas e ilustrações da primeira publicação.


A "Vaga-Lume" continua sendo publicada até hoje. Há até uma coleção chamada "Vaga-Lume Júnior", com livros escritos especialmente para o público infantil. A cada dia surgem  mais livros e autores na série, mas os de maior sucesso continuam sendo os títulos antigos que consagraram a coleção. Nem sei se os livros publicados atualmente são bons ou não, pois só li os livros publicados até a década de 90, mas acho difícil que algum consiga superar as inesquecíveis histórias antigas da coleção. A "Vaga-Lume" não desperta mais o mesmo interesse de antes, mas continua sendo indispensável quando se quer ler boas histórias escritas especialmente para crianças e jovens.


Além dos livros já citados, outros dos meus preferidos são: "A Árvore que Dava Dinheiro", "Açúcar Amargo", "O Feijão e o Sonho", "Tonico", "Tonico e Carniça", "Zezinho, o Dono da Porquinha preta", "A primeira Reportagem", "Bem Vindos ao Rio" e muitos, muitos outros!

São histórias que nunca perdem o poder de seduzir e encantar. A série "Vaga-Lume" marcou a vida de muita gente. Ler os livros da coleção é voltar a ser criança, adolescente. É deixar-se envolver pela magia de boas histórias que serão sempre referência quando se fala de bons livros. Histórias que encantam crianças, jovens e adultos de todas as idades. Quem não conhece a "Vaga-Lume" não sabe o que está perdendo, mas nunca é tarde para se deixar envolver pela maravilhosa coleção!



5 comentários:

  1. Olá! Série Vaga-Lume, ótimas lembranças. Pena que a série chegou ao final. Foram 104 livros, ao todo. Tenho todos eles (foi um custo conseguir todos!). Já os li e reli muitas vezes, e recomendo a todos os jovens, já que a série abrange vários tipos diferentes de enredo. Certamente é um ótimo modo de se iniciar no mundo da leitura!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Leandro, bem lembrado esta coleção, o primeiro livro que lí foi "A Ilha Pedida", eu estava na biblioteca da escola aos 12 anos de idade quando me deparei com este livro e foi amor a primeira vista, depois não parei mais li Cabra das Rocas, o caso da borboleta Atíria e muitos outros, essa coleção marcou minha adolescência e desenvolveu-me o gosto pela leitura, gostei do post, abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Leandro, bem lembrado esta coleção, o primeiro livro que lí foi "A Ilha Pedida", eu estava na biblioteca da escola aos 12 anos de idade quando me deparei com este livro e foi amor a primeira vista, depois não parei mais li Cabra das Rocas, o caso da borboleta Atíria e muitos outros, essa coleção marcou minha adolescência e desenvolveu-me o gosto pela leitura, gostei do post, abraço.

    ResponderExcluir
  4. Eu li todos os 104 títulos; no final os livros perderam o encanto, uma pena que a coleçaõ está sendo descontinuada. No momento, apenas 68 títulos estão ativos na coleção.

    ResponderExcluir
  5. Não li todos porque não tive acesso a todos,mas li e reli alguns como O escaravelho do Diabo, Os barcos de papel,Meninos, sem pátria... e agora estou resgatando isso, incentivando meu alunos a lerem.Vou tentar achar para de repente, presenteá-los,mas a vontade será de ficar com todos eles.Bom saber que são 104!

    ResponderExcluir