Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

CENAS CLICHÊS DAS QUAIS NENHUMA NOVELA ESTÁ LIVRE


Sabe aqueles clichês que estão presentes em todas as novelas e que já foram mais repetidos que os episódios do "Chaves" no SBT? Por mais diferente e inovadora que uma novela se proponha a ser, é praticamente impossível encontrar uma trama que não tenha uma ou outra das cenas clichês enumeradas abaixo. 

Vejam a lista com algumas das cenas clichês que mais se repetem nas novelas:


A ETERNA CHAVE QUE FOI ESQUECIDA



De todas as cenas clichês essa é uma das mais  irritantes. Sempre que algum personagem acaba de sair e a campainha toca, alguém que ficou em casa diz logo que "Fulano esqueceu a chave" e depois de abrir a porta se depara com uma visita indesejável. Por que será que sempre dizem que alguém esqueceu a chave? Não poderiam simplesmente abrir a porta em silêncio ou dizerem algo mais original?


AQUI TODO MUNDO É INOCENTE


Em "Insensato Coração", Norma (Gloria Pires) foi presa inocentemente

Quando algum personagem bom é preso por um crime que não cometeu, fica repetindo o tempo todo que é inocente. E inevitavelmente algum bandidão da pesada vai soltar a pérola: "Aqui todo mundo é inocente". Atire a primeira pedra quem nunca viu uma cena assim nas novelas!


A CASA DIVIDIDA AO MEIO

Quando dois personagens brigam (geralmente marido e mulher) às vezes acontece de eles resolverem "dividir a casa ao meio", com uma fita separando as duas partes. Começam então as brigas para saber quem fica com cada lado da casa, as proibições de um ir para a parte do outro, etc, etc. Embora sejam  engraçadas na maioria das vezes, não se pode dizer que essas cenas são muito originais, não é?

A FUNÇÃO DO ESCARGOT E DA LAGOSTA NAS NOVELAS

Também em "Insensato", Paula (Taís Muller) serviu lagosta em um jantar para fazer Natalie (Débora Secco) passar vergonha

Esses dois alimentos entram em cena na maioria das vezes para atrapalhar a vida de alguém, geralmente quando personagens mais simples vão jantar em ambientes mais sofisticados e algum malvado quer humilhá-los em público servindo comidas que eles nunca viram para fazê-los passar vergonha. Muitos personagens já caíram nessa cilada na ficção.


PERSONAGENS QUE NÃO SE FALAM

É comum quando dois personagens estão brigados, ficarem mandando recados um para o outro por uma terceira pessoa, mesmo quando estão frente a frente. São cenas tipo: 

"- Meu filho, peça pra chata da sua mãe me dar o controle da TV porque tá na hora do meu jogo de futebol.
- Mãe, o pai disse para a senhora passar o controle da TV porque...
- Meu filho, diga ao seu pai que eu estou vendo o último capítulo da minha novela e nem por decreto eu dou esse controle pra ele!
- pai, a mãe disse que não vai dar o controle porque...
- Filho, diga a ela que..."

E por ai vai. Cenas desse tipo estão presentes em 99,9% das novelas.


O CISCO NO OLHO

"- Filha, você está chorando?
 - Não é nada, mãe! Foi só um cisco que caiu no meu olho."

Você lembra quantas vezes viu uma cena assim nas novelas? Eu também não, mas sem dúvidas foram muitas, muitas, muitas e muitas vezes!


A FALSA DISTRAÇÃO

Em "Salve Jorge", Morena (Nanda Costa) sempre fica distraída pensando em Theo (Rodrigo Lombardi).

As cenas mais chatas e inverossímeis na minha opinião são aquelas em que um personagens fica com cara de tacho olhando para algum ponto invisível do cenário  fingindo que está tão distraído pensando em alguma coisa, que não ouve o que o outro personagem está falando ali pertinho dele. Depois ele desperta de repente do falso transe, diz que não prestou atenção e pede para o outro personagem repetir o que disse. Cenas assim estão presentes em 100,1% das novelas, é ou não é? Quantas vezes já aconteceu de você ficar tão distraído pensado em alguma coisa e não ouvir o que alguém estava falando com você? Nenhuma, não é? Simplesmente porque situações assim só acontecem nas novelas.

As cenas clichês sempre foram e continuarão sendo usadas nas novelas. Entendo que às vezes elas são até necessárias, mas incomodam pela falta de originalidade. Mas também há quem diga que se clichê fosse ruim, não teria sido tão repetido até se tornar clichê. Cada um pensa de um jeito.

E você? O que acha dessas situações clichês das novelas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário