Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

PRIMEIROS CAPÍTULOS DE LADO A LADO APRESENTAM UMA BOA NOVELA


Os primeiros capítulos da nova novela das seis "Lado a Lado" apresentaram uma boa história, com uma belíssima fotografia, produção impecável, boas atuações e sintonia afinada entre o elenco. Depois do marasmo que foi a novela anterior "Amor Eterno Amor", nada melhor que uma nova história, com novas possibilidades.

Fica evidente desde os primeiros capítulos que "Lado a Lado" é muito melhor que "Amor Eterno Amor". Os autores João Ximenes Braga e Cláudia Lage resolveram investir num bom e clássico folhetim típico das novelas das seis, com uma história de época leve, cheia de romantismo e drama. Aproveitaram também para  retratar uma época importante da história do nosso país, no início do século XX. Entre as questões abordadas na novela estão a luta de mulheres modernas à frente do seu tempo por liberdade e direitos iguais aos dos homens, formação das primeiras favelas do país e também o início do samba e do futebol no Brasil, duas marcas registradas de nosso país que o tornaram conhecido em todo o mundo.


Bia Seidl, Cássio Gabus Mendes e Patrícia Pillar.

Tantos temas de uma só vez podiam tornar a novela bem didática e um pouco cansativa, como aconteceu em outras novelas que se preocuparam mais com o tema retratado, do que com a história contada. Mas em "Lado a Lado" é evidente a preocupação dos autores em apresentar uma boa história acima de tudo, de modo que os temas abordados por ela funcionam apenas como pano de fundo, ajustando-se perfeitamente e dando suporte à trama. Merece destaque também o fato dos temas mostrados na novela continuarem ainda tão atuais, pois embora tenham conquistado muitos direitos desde a época retratada na novela, as mulheres ainda hoje são desiguais aos homens em muitos aspectos (o salário, por exemplo, que costuma ser menor) e uma discussão sobre esse assunto numa novela é sempre pertinente, sem contar o futebol, samba, capoeira e favelas, que sempre estiveram em evidência. O importante é que os autores continuem contando a história dessa maneira, com esses temas funcionando apenas como suporte, pois de nada adianta uma boa abordagem de um determinado tema sem uma boa história que prenda a atenção do público.

Até agora a história tem um ritmo normal, nem muito ágil e nem muito lento, ou seja, um ritmo bom de acompanhar. O texto da novela também é agradável e os quatro protagonistas estão muito bem, com destaque para as maravilhosas atrizes Camila Pitanga e Marjorie Estiano, que mais uma vez estão fazendo um bom trabalho como as amigas protagonistas Isabel e Laura. Patrícia Pillar já conseguiu se destacar muito com sua Constância, uma ótima vilã de época e completamente diferente da Flora, outra vilã que marcou muito a carreira da atriz. Constância já teve ótimos momentos, como por exemplo na cena em que faz uma chantagem com a bibliotecária Tereza (Susana Ribeiro) para que ela não deixe mais Laura (Marjorie Estiano) trabalhar na biblioteca e quando ofendeu Isabel (Camila Pitanga) na igreja. Muitas cenas boas ainda estão por vir e Constância com certeza ainda proporcionará muitos momentos bons. Outro destaque é a presença da grande atriz Beatriz Segall, que mesmo numa participação pequena, encanta a todos com seu infinito talento. Isabella Garcia teve poucas cenas até agora, mas brilhou em todas elas com sua divertida personagem, a solteirona Celinha.


A vilã Constância já é o maior destaque da novela.

Os autores resolveram ir apresentando os personagens aos poucos, mostrando primeiro os núcleos principais. Ainda há muitos personagens que vão entrar em cena e algumas reviravoltas na vida dos protagonistas. Nem todos os personagens disseram à que vieram ainda, mas isso irá mudar à medida que eles forem ganhando mais destaque. Até agora um dos poucos erros da novela foi não deixar claro já desde o primeiro capítulo qual seria a história principal contada por ela. Conhecemos separadamente Laura e Isabel, duas mulheres independentes e de mundos diferentes, mas as duas só se conheceram no terceiro capítulo. Acho que teria sido melhor as duas se conhecerem no dia de seus casamentos ainda no primeiro capítulo, para apresentar logo ao público qual seria a principal história da novela.

A audiência até agora está bem abaixo da esperada: tem registrado entre 18 e 19 pontos, o que pode ser atribuído entre outras coisas, ao horário político, que antecipa o horário de exibição de todas as novelas. Além do horário político, "Lado a Lado" enfrentará mais um desafio: o temido horário de verão, que costuma prejudicar muito a audiência das novelas das seis. Se até lá a novela não tiver conquistado o público e melhorado seus índices, a situação pode piorar ainda mais.

Mas até agora os autores estão apresentando uma boa novela e estão sabendo conduzir muito bem a história. Resta torcer para que continuem assim e para que a novela continue agradável e tenha uma melhora em seus índices.

Você está gostando de "Lado a Lado"?

13 comentários:

  1. NÃO ESTOU GOSTANDO NÃO.
    Peraí! a luta da mulher pela igualdade acontece até hoje, pois o homem ganha mais que a mulher e esta tem dupla jornada de trabalho,fora e em casa....
    E pelo amor de Deus né, o Brasil é muito mais que Futebol e samba! Não estou assistindo essa novela porque me parece tão batido esse tema historia do Brasil, preconceito, tudo isso ainda esta no nosso presente, infelizmente. E até a Patrícia Pillar veio com o mesmo título de baronesa que tinha naquela outra novela q ela fez com o Tony Ramos....

    Agora, tamanha asneira quem escreveu isso dizer que essa é melhor que amor eterno amor, a novela mal começou e ja esta com audiência baixa e parece que vai ficar assim mesmo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Repito: Lado a Lado é bem melhor do que Amor Eterno Amor. Essa é a minha opinião, você não é obrigado a concordar. A audiência de Lado a Lado está ruim mesmo e uma das causas disso é o fato de a novela começar mais cedo por causa do horário político. E ainda vai enfrentar o horário de verão, o que pode prejudicar sua audiência ainda mais. Como você mesmo disse os temas abordados fazem parte do nosso dia-a-dia ainda hoje, o que torna a discussão ainda mais interessante, pelo fato de mostrar que tudo isso vem de longe. E quem foi que disse que a novela fala só de samba e futebol? Como eu falei no post ela retrata um período importante da história do Rio de Janeiro e do Brasil, com um texto muito bem escrito e sem didatismo. E mais: Patrícia Pillar trabalhou com Tony Ramos em Cabocla e não era baronesa lá. Ela foi baronesa em Sinhá Moça. Em Lado a Lado ela não é mais baronesa, pois perdeu o título após a proclamação da república. Você diz que eu escrevi asneiras por dizer que Lado a Lado é melhor que Amor Eterno Amor. Asneira nenhuma, é apenas a minha opinião pessoal. E não é pelo fato de a audiência estar baixa que eu vou achar a novela ruim. Me desculpe a sinceridade, mas asneira é dizer que não gosta de uma novela sem estar assistindo. Como você pode julgar a novela e dizer que ela é ruim ao mesmo tempo em que admite que não está assistindo nenhum capítulo? Dê uma chance a novela, assista primeiro antes de falar alguma coisa!

      Excluir
    2. Pois é, você disse que essa novela é muito melhor que Amor Eterno Amor, como vc pode afirmar isso se a novela esta apenas no começo? E você é tendencioso, pois já julgou a novela que acabou e expôs sua opinião. Sim, pelo que li a novela vai falar também de outra coisa que tem no Brasil: as favelas cariocas, e retratar como começou o antro da bandidagem que impera naquela cidade hoje em dia. Muito interessante descobrir como tudo isso começou mesmo. Não estou te criticando por gostar de uma novela que retrata as mazelas brasileiras, mas sinceramente, não me despertou interesse algum nisso. Vou aproveitar o meu tempo para fazer coisas mais produtivas para minha vida. Mas que bom que você escreveu um texto longo sobre a maravilha que deve ser essa novela, ela esta precisando de quem a defenda mesmo, porque o ibope dela esta baixíssimo.

      Excluir
    3. Será que eu vou ter que desenhar? Eu escrevi que EU acho Lado a Lado melhor do que Amor Eterno Amor! EU! Quantas vezes vou ter que repetir que essa é a minha opinião e que ninguém é obrigado a concordar? Você gostou mais de Amor Eterno Amor, mas eu não! O que eu escrevi diz respeito apenas aos primeiros capítulos da novela. Estou gostando dos primeiros capítulos, mas ainda não sei se vou continuar gostando de todos, pois apesar da novela estar interessante agora, ninguém garante que vai continuar assim até o fim. E eu estou pouco me lixando se a audiência dela é boa ou ruim, para mim o que importa é assistir uma boa novela, que prenda a minha atenção!

      Excluir
  2. é a audiência é consequencia do sucesso que a trama desenvolve, ou seja pouquissimo sucesso, pois a audiência continua fraca, e ainda tem que ficar fazendo divulgações até em shoppings. Amor eterno amor, foi uma linda novela, mostrou valores, e o maior sentimento de todos, o amor, melhor novela que assisti até hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou de Amor Eterno Amor! Pessoalmente eu não gostei da novela, mas estou gostando de Lado a Lado. A audiência está mesmo fraquinha, mas ainda pode subir. Assista! Acho que você vai gostar.

      Excluir
  3. A novela Lado a Lado parece ser boa mesmo: ótimo elenco e uma história com bons atrativos, mas discordo da parte em que é ressaltado que Amor eterno Amor era uma novela ruim. Ao contrário, apesar de ter tido uma "barriga" durante umas três semanas, a novela era excelente, bela, leve e diferente das outras da emissora, muito "pesadas"...
    Amor eterno amor terminou com boa audiência, e Lado a Lado vem apresentando maus resultados, mas um bom trabalho não pode ser julgado apenas por esse critério. Creio que logo a novela engrenará, tem tudo pra isso. Quanto a Amor eterno Amor, era apreciada por muita gente, mesmo em um horário complicado como o das seis e a mim marcou positivamente como uma história de amor das mais envolventes, inclusive com destaque especial ao casal de protagonistas, Gabriel Braga Nunes e Letícia Persiles. Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu comentário, Nádia. O que eu disse sobre Amor Eterno Amor reflete a minha opinião pessoal. É por isso que a comparo com Lado a Lado, pois acho a nova novela melhor. Mas mesmo não tendo gostado de Amor Eterno Amor, acompanhei os últimos capítulos e curti bastante. Elisabeth Jhin é uma ótima autora. O grande problema de Amor Eterno Amor (na minha opinião, rs) foi o ritmo excessivamente lento e a temática espírita, que anda meio batida por ser tão explorada em tantas novelas. Abraço!

      Excluir
  4. Típica novela miojo... se não colocarem mais tempero nela, vai ser esse marasmo total como está sendo desde o começo.
    Duvido que a audiência está fraca por causa de horário... é porque ela é chata mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Marasmo? Nossa, ainda bem que opinião cada um tem a sua, porque olha...
    Amor Eterno Amor foi um sonho de novela. Apesar de não acreditar em certas coisas ou na maioria delas, pois não sou espírita, achei a novela maravilhosa e me surpreendeu de muitas formas::: Nunca imaginei que iria gostar tanto de uma novela das 6, muito menos uma novela espírita... Sem contar na surpreendente estréia de Letícia Persiles em novelas, e ainda como protagonista, simplesmente DEMAIS! E a sintonia que Gabriel e Letícia tinham então? "Coisa de Louco" rsrs, nunca vi casal tão fofo como eles. Elisabeth Jhin escolheu cada um dos atores a dedo e maravilhosamente bem.

    E quanto a "Lado a Lado", não assisti, pois nem de longe despertou meu interesse. Novela de época já está passado! Não aguento mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como você disse: opinião cada um tem a sua. Eu não gostei mesmo de Amor Eterno Amor e achava a novela um marasmo total, mas estou gostando de Lado a Lado. Já você gostou de Amor Eterno Amor e não gosta de Lado a Lado. Cada um deve assistir o que gosta, não é?

      Excluir
  6. Mais um dia tentei ver essa novelinha miojo, mas é realmente intragável, chatérrima.
    Coitada da Pitanga, uma atriz desse naipe num papel tão chinfrim como o dela. Conseguiram fazer dela e da Majorie, duas moscas mortas que vivem com aquelas caras de Maria Madalena.
    Se continuar assim não emplaca mesmo. Fiasco de IBOPE do meço ao fim.
    Salve Salve Amor Eterno Amor! Novela que bem acabou e já está deixando saudades!

    PS. no post acima vc disse que cada um tem que assistir o que gosta, mas vc assistiu Amor Eterno Amor e nem a outra começou e vc já demonstrou sua preferência... então assistiu por que? Não entendi sua posição... 2 pesos e 2 medidas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acompanhei Amor Eterno Amor do começo ao fim. Assisti os primeiros 40 capítulos e depois abandonei porque achei muito chata. Só voltei a assistir na última semana e mesmo assim, foi um sacrifício para mim. Mas na boa, a discussão sobre essas duas novelas já deu, não é? Você gostou de Amor Eterno Amor? Ótimo! Não gosta de Lado a Lado? Não assista! Eu respeito o seu gosto e você respeita o meu.

      Excluir