Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ESPECIAL LADO A LADO: DUAS SOCIEDADES DIFERENTES CONVIVENDO JUNTAS NA NOVA NOVELA DAS SEIS


Nessa segunda, 10 de setembro estreia a nova novela das seis na Globo, "Lado a Lado". Escrita pelos autores estreantes João Ximenes Braga e Cláudia Lage e com direção de núcleo de Dennis Carvalho, a novela conta com supervisão do veterano autor Gilberto Braga e tem a missão de manter bons índices de audiência mesmo enfrentando o temido horário de verão, que costuma prejudicar bastante as novelas das seis. Mas a história de "Lado a Lado" tem tudo para prender o público.

A história é ambientada em uma época pouco explorada até hoje nos folhetins, o início do século XX, mais exatamente em 1904. O título faz referência a dois modos de vida que conviviam juntos no início do século passado: de um lado a nova sociedade republicana e de outro a sociedade conservadora que será representada pela família de Constância, uma mulher arrogante e preconceituosa que não se conforma de não ser mais baronesa e de ter que conviver com negros libertos que antes seriam seus escravos. Entre os muitos temas abordados na novela, estará a liberdade feminina e a luta de mulheres à frente do seu tempo para terem mais direitos na sociedade, além da formação das primeiras favelas no Brasil e até o futebol, que estava começando a ficar popular no Brasil naquela época.

A HISTÓRIA DE "LADO A LADO"

A história gira em torno das amigas Laura (Marjorie Estiano) e Isabel (Camila Pitanga), que se conhecem no dia do casamento de ambas. As duas pertencem a mundos diferentes. Laura é filha de Alberto Assunção (Werner Schunemann) e de Constância (Patrícia Pillar), ex-baronesa que não se conforma de ter perdido o título. Ela é noiva de Edgar (Thiago Fragoso), filho do senador Bonifácio Vieira (Cássio Gabus Mendes). Edgar e Laura namoraram antes de ele viajar para Portugal para estudar Direito por imposição do pai, pois sua verdadeira paixão é o  jornalismo. Antes da viagem dele os dois cerraram um compromisso de se casarem, mas passados quatro anos, ambos não estão mais tão certos da paixão que sentiam um pelo outro, mas suas famílias os pressionam a se casar. Edgar volta ao Brasil para assumir a direção da Fábrica Vieira para que seu pai possa se dedicar mais à política. Ele não queria ter voltado de Portugal, mas não revela o que de fato o prende lá. Laura é bem independente. Seu maior desejo é continuar estudando, ter liberdade e também quer virar escritora. Não nasceu para ser dona de casa. É uma mulher de ideias modernas que só quer a liberdade de fazer o que tem vontade, mas sua mãe Constância não permite que ela desista do casamento e a obriga a subir ao altar.

"Lado a Lado" contará com um elenco de ótimos atores.

Já o casal Isabel (Camila Pitanga) e Zé Maria (Lázaro Ramos) se ama de verdade e o maior desejo deles é se casar. Ela trabalha como doméstica e ele como auxiliar de barbeiro (por isso ganhou o apelido de Zé Navalha). Zé Maria também sabe lutar capoeira, mas esconde de todos, pois na época a capoeira não era considerada um esporte e sim um ato de vandalismo.  Os dois são cheios de sonhos e só pensam no casamento. No cortiço onde os dois vivem há boatos de que ele será demolido, pois o governador Pereira Passos deseja acabar com os cortiços e construir novas avenidas, inaugurando um novo Rio de Janeiro. Apesar do medo de acabarem sem ter onde morar, Zé Maria e Isabel não desistem de seus sonhos.

O apaixonado casal Isabel (Camila Pitanga) e Zé maria (Lázaro Ramos).

O casamento de Isabel e o de Laura são marcados para o mesmo dia, primeiro o de Isabel e logo depois o de Laura, mas o casamento de Isabel atrasa porque o noivo não aparece e quando Laura chega na igreja, ela ainda está lá, para indignação de Constância, que fica furiosa ao ver a igreja ainda ocupada na hora do casamento de sua filha. Laura e Isabel conversam e acabam ficando amigas. O boa vida Albertinho (Rafael Cardoso), irmão de Laura apaixona-se por Isabel assim que a vê. Arrasada, Isabel desiste de esperar e vai embora da igreja. O que ela não sabe é que Zé Maria não a abandonou. A caminho da igreja ele ficou sabendo que a polícia estava a caminho para derrubar o cortiço e junto com seu grupo de capoeiras resolveu tentar impedir e acabou sendo preso. Por isso seu casamento com Isabel não acontece. Já Laura e Edgar acabam se casando mesmo sem saber direito se ainda se amam ou não.

Constância (Patrícia Pillar) será uma mãe muito controladora e baterá de frente com Laura (Marjorie Estiano).

A vida de Isabel dará uma reviravolta depois que ela perder sua casa, e o casamento de Laura e Edgar será cheio de conflitos por causa das diferenças de temperamento de ambos. Para piorar ainda mais as coisas, chega ao Brasil Catarina (Alessandra Negrini), que teve um romance com Edgar em Portugal. A novela terá uma passagem de seis anos, quando Isabel será uma nova mulher, rica, independente e cheia de garra que não  desiste de continuar lutando por sua liberdade, ao mesmo tempo em que quer ser feliz no amor. Ela irá trabalhar numa companhia teatral, enquanto Laura dará aulas no interior do estado. A história dessas duas amigas será cheia de reviravoltas emocionantes e a trajetória de ambas caminhará lado a lado numa belíssima história que vai tomar conta de nossa telinha.

PRINCIPAIS PERSONAGENS

Laura (Marjorie Estiano) -  Filha de Alberto Assunção (Werner Schunemann) e noiva de Edgar Vieira, Laura, apesar de bonita e vaidosa, não é dada a futilidades. Formou-se professora sob o olhar atento e reprovador de sua mãe, a ex-baronesa de Boa Vista, Constância Assunção, que queria que ela estudasse apenas como um passatempo enquanto seu noivo estava em Portugal, mas Laura deseja seguir a profissão, além de tornar-se escritora. Casa-se sem amor com Edgar e vai lutar para ser uma mulher independente e realizar seus sonhos, além de tentar ser feliz no amor.

Edgar (Thiago Fragoso) Jovem de família abastada, filho do poderoso industrial e senador da República, Bonifácio Vieira. Edgar está voltando de Portugal, onde se formou como advogado, para se casar com Laura Assunção. Ele teve um romance com a atriz de teatro Catarina, com quem também tem uma filha. Apesar de no fundo gostar de Laura, volta ao Brasil mais por imposição do pai e sua grande paixão é o jornalismo. Edgar também tem um desejo de lutar contra as injustiças sociais presentes no Brasil da época, que apesar de republicano, ainda sofria com os efeitos da recém-acabada escravidão.

Isabel (Camila Pitanga) Isabel é digna e honesta, seguindo o exemplo do pai, Seu Afonso (Milton Gonçalves). Batalhadora, trabalha na casa de Mme. Besançon (Beatriz Segall), com quem aprendeu o francês. Sonha construir uma família com Zé Maria, mas acaba sendo abandonada no dia do casamento. A partir daí sua vida dará uma reviravolta e ela fará de tudo para não abdicar de sua liberdade feminina e também ser feliz.

Zé Maria (Lázaro Ramos) - justo e muito trabalhador, o capoeirista Zé Maria é muito hábil no corte e feitura da barba e do cabelo. Trabalha numa barbearia com seu Afonso e por causa disso, passou a ser chamado de Zé Navalha, apelido dado pelos capoeiristas como se ele fosse a favor da violência, mas Zé Maria é um homem bom, que luta por seus direitos e por aquilo que acredita ser justo. Depois do mal-entendido que o separará de Isabel, os dois entrarão em conflito, pois ele tem dificuldades de aceitar o novo jeito de ser de seu grande amor, que passará por uma grande transformação e se tornará uma mulher fina e elegante.

Constância (Patrícia Pillar)A grande matriarca da família Assunção é uma esposa dedicada e uma mãe muito zelosa. Busca o bem para sua família, custe o que custar. Constância e a família já foram muito ricos, mas atualmente passam por dificuldades financeiras. Seu sonho é recuperar o título de Baronesa da Boa Vista, que foi perdido com a proclamação da República. É uma mulher cheia de preconceitos que não se conforma com a nova sociedade do início do século XX. Muito controladora, ela quer que o marido Alberto entre na carreira política e procura impor a seus filhos Laura e Albertinho aquilo que ela acha ser o melhor para os dois, passando inclusive por cima da vontade deles. Insiste para que Laura case-se com Edgar mesmo contra a vontade da jovem, pois vê nesse casamento a solução de seus problemas financeiros. Será amante de Umberto (Klebber Toledo), um homem mais jovem.


Bonifácio (Cássio Gabus Mendes)O poderoso industrial e pai de Edgar e Fernando tornou-se senador da República após anos dedicados aos negócios. Casado com a bondosa Margarida (Bia Seidl), ele é um político ambicioso e sem escrúpulos que procura usar sua influência para conseguir tudo o que quer. Ele é muito exigente com seus filhos e não se dá bem com Fernando, além de não concordar com os ideais de Edgar. Sente muito desejo por Constância.


Albertinho (Rafael Cardoso)O jovem filho dos Assunção é um verdadeiro bon vivant. Por onde passa, o janota seduz as senhoritas deixando todas sem ar! Só pensa em aproveitar a vida e não quer saber de trabalhar, só de jogar futebol, esporte recém-chegado no Brasil. Será apaixonado por Isabel.

Berenice (Sheron Menezes)É sedutora e muito esperta. Nutre uma grande inveja de Isabel por ela saber ler e falar francês. Sonha em abandonar sua condição simples e mudar de vida e se ressente por não conseguir o que quer. Também deseja conquistar Zé Maria, mas faz isso principalmente para tirá-lo de Isabel e não porque sinta um grande amor por ele.


Fernando (Caio Blat) Irmão de Edgar, o caçula do senador Bonifácio faz exatamente tudo que o pai quer, sem conseguir agradá-lo. Está à frente dos negócios da família, mas gosta mesmo é de farrear ao lado do amigo Albertinho e nunca quis saber de trabalho sério. Tem um péssimo relacionamento com o pai e sente um pouco de inveja de Edgar, por ele ser o orgulho do pai.
Catarina (Alessandra Negrini) - Atriz em Portugal, tem um caráter muito ruim. Teve um caso com Edgar quando ele estava lá e tem uma filha, que só ela sabe realmente se é de Edgar ou não, mas virá ao Brasil e usará sua filha para se reaproximar dele e atrapalhar sua reconciliação com Laura na segunda fase. Será uma grande vilã e vai atrapalhar a vida de muita gente.


Celinha (Isabela Garcia) Celinha é tão bela quanto as irmãs Carlota (Christiana Guinle) e Constância, porém nunca se casou. Talvez tenha virado uma solteirona apenas por ser um pouco desastrada, ainda assim, acaba sendo desprezada pelas irmãs, mas é bem divertida e atrapalhada, uma personagem bem leve e descontraída.
Mario Cavalcanti (Paulo Betti)O renomado diretor teatral está de volta ao Rio procurando um local para montar sua companhia juntamente com a grande e famosa atriz Diva Celeste, com quem teve um caso no passado. É um diretor muito preocupado com o sucesso de sua companhia e vive discutindo com seus atores.

Diva Celeste (Maria Padilha)A famosa atriz Diva Celeste volta para o Rio a convite do antigo amigo e diretor de teatro, Mário Cavalcanti, para brilhar nos palcos do Teatro Alheira junto com o também amigo e ator Frederico Martins (Tuca Andrada), com quem também teve um caso no passado. Esconde um segredo da época em que se envolveu com Mário e Frederico.
Neuzinha (Maria Clara Gueiros) - Camareira da companhia de teatro, presenta-se como grande fã de Diva Celeste, mas aos poucos vai mostrar suas garras e as suas verdadeiras intenções, pois deseja tomar o lugar da outra e tornar-se atriz. Ela acabará conseguindo ser atriz e adotará o nome Ana Duvivier. Tem uma paixão por Luciano (André Arteche), filho de Diva Celeste.
O QUE ACONTECE NOS PRIMEIROS CAPÍTULOS

SEGUNDA-FEIRA, 10/09

Durante uma festa de carnaval, Zé Maria vê Isabel na rua e se apaixona. Laura se apressa para terminar a prova de seu vestido de noiva. Constância reclama de Albertinho brincar o Carnaval. Caniço avisa que Zé Maria precisa evitar o confronto entre os blocos Estrelas da Noite e Rosa Branca. Constância fica intrigada com a saída de Laura. Albertinho fica fascinado com Isabel. Constância e Carminha observam Laura entrar na biblioteca. Zé Maria desafia o chefe do Estrelas da Noite para evitar o confronto entre os blocos de Carnaval. Albertinho, Fernando, Umberto e Teodoro tentam se aproximar de Isabel, mas Zé Maria os afasta. Constância repreende Laura por dar aulas de teatro na biblioteca. Isabel reencontra Zé Maria, mas não o reconhece. Constância invade o quarto de Laura e rasga seu diário. Berenice se insinua para Zé Maria, que a despreza. Laura afirma para Constância que continuará dando suas aulas de teatro. Zé Maria e Isabel vão à confeitaria e ela o beija.

                                                                         TERÇA-FEIRA, 11/09

Isabel se desculpa com Zé Maria, que se apaixona ainda mais. Constância avisa que comprará um presente para que a filha dê a Edgar. Carlota reclama com Celinha da presença de Isabel e do namorado na confeitaria. Berenice não se conforma com o desprezo de Zé Maria. Zé Maria não conta para Isabel que é capoeirista. Constância comenta com Assunção que o casamento de Laura salvará sua família. Bonifácio e Fernando vão ao Porto buscar Edgar. Constância observa Laura sair de suas aulas na biblioteca. Todos no cortiço temem que a polícia invada o lugar. Tereza reclama com Praxedes sobre a desapropriação dos cortiços. Zé Maria conversa com Isabel sobre o casamento. Constância ameaça Tereza para que ela não permita que Laura dê suas aulas na biblioteca. Zé Maria e Isabel pensam em como será suas vidas após o casamento. Laura reclama de Constância ter acabado com seu trabalho. Margarida encontra a futura nora no Porto, à espera do noivo. Edgar sai escondido do Porto e vai até a casa de Laura.

QUARTA-FEIRA, 12/09

Constância culpa Luiza pela saída de Laura. Berenice reage com despeito à felicidade de Zé Maria e Isabel. Laura e Edgar descobrem que se desencontraram. Laura estranha o carinho que recebe de Constância. Chega o dia dos casamentos de Laura e Edgar e de Zé Maria e Isabel. Guerra critica a desapropriação dos cortiços e Edgar concorda com ele. Caniço avisa a Zé Maria que a polícia irá invadir o cortiço onde ele mora. Edgar disfarça seu desânimo com o casamento. Laura fica revoltada ao descobrir que Constância doou seus livros para a biblioteca. Isabel estranha ao saber que seu noivo não chegou à igreja. Zé Maria e Caniço são presos. Berenice convence o policial a deixá-la retirar os pertences dos moradores que não estão no cortiço. Constância se irrita com o atraso no casamento de sua filha. Isabel e Laura se conhecem. Zé Maria acorda na delegacia e se desespera. Constância destrata Isabel. Zé Maria pede para Praxedes deixá-lo ir ao seu casamento. Padre Olegário avisa a Isabel e Laura que um dos noivos chegou para o casamento.

MAIS "LADO A LADO"

- Clique aqui para conhecer os outros personagens da novela;
- Clique aqui para ler o resumo de todos os capítulos da semana;
- Clique aqui para ver um clipe com cenas dos primeiros capítulos.

Agora é só ficar de olho na emocionante história de "Lado a Lado", a nova novela das seis!


Nenhum comentário:

Postar um comentário