Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de julho de 2012

AS NOVELAS BRASILEIRAS DE MAIOR SUCESSO NO EXTERIOR

Hoje na seção "Recordando" vamos relembrar as novelas brasileiras, todas da Globo, mais vendidas para o exterior. Os dados são de 2010 e tem como base o livro "Guia Ilustrado TV Globo: Novelas e Minisséries" e alguns sites sobre televisão. Confira:

1 - DA COR DO PECADO (2004)



Primeira novela de João Emanuel Carneiro, "Da Cor do Pecado" foi um grande sucesso não só no Brasil, mas também no exterior, pois é a novela brasileira mais exportada até hoje: já foi exibida em 100 países.

2 - TERRA NOSTRA (1999)


Grande sucesso de Benedito Ruy Barbosa com Thiago Lacerda e Ana Paula Arósio nos papéis principais, "Terra Nostra" foi vendida para 95 países e ocupa o segundo lugar da lista.

3 - O CLONE (2001)


Um dos maiores sucessos de Gloria Perez, "O Clone" já foi exibida em 91 países, além de ter originado um remake em 2010 exibida pela emissora Telemundo.

4 - CAMINHO DAS ÍNDIAS (2009)


Única novela brasileira a ganhar o Emmy, o mais importante prêmio da televisão mundial, "Caminho das Índias", de Gloria Perez,  tinha sido exibida em 90 países até 2010.

5 - ESCRAVA ISAURA (1976)


Durante muitos anos "Escrava Isaura" de Gilberto Braga foi a novela mais exportada da Globo, mas acabou perdendo a liderança para outras novelas e hoje ocupa a 5ª posição no ranking. Foi vendida para 79 países.

6 - LAÇOS DE FAMÍLIA (2000)


Uma das melhores novelas de Manoel Carlos, "Laços de Família" também fez muito sucesso fora do Brasil e já foi exportada para cerca de 77 países.

7 - MULHERES DE AREIA (1993) e ANJO MAU (1997)




"Mulheres de Areia" de Ivani Ribeiro e o remake de "Anjo mau" escrito por Maria Adelaide Amaral, dividem a sétima posição no ranking de novelas mais exportadas. Ambas foram exibidas no horário das seis e tiveram Gloria Pires como protagonistas. As duas novelas já foram vistas em pelo menos 62 países.

8 - SINHÁ MOÇA (1986)


Escrita por Benedito Ruy Barbosa e baseada no romance homônimo de Maria Dezonne Pacheco Fernandes, a primeira versão de "Sinhá Moça", que trazia Lucélia Santos e Rubens de Falco trabalhando juntos dez anos depois do grande sucesso de "Escrava Isaura", foi vendida em 60 países.

9 - POR AMOR (1997)


"Por Amor", novela de Manoel Carlos onde regina Duarte viveu a segunda Helena de sua carreira, fez muito sucesso e foi exibida em 56 países até hoje.

10 - O REI DO GADO (1996)


"O Rei do Gado" foi uma das novelas de maior sucesso do autor Benedito Ruy Barbosa. A novela, que foi reprisada no ano passado pelo Canal Viva, tinha sido exibida em 55 países até 2010.



Essas são as novelas brasileiras mais vendidas no exterior. Qual delas é a sua preferida?



12 comentários:

  1. Adorei. Amei todas as novelas, menos O Clone que me encheu muito o saco heheheh Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Interessante. Mas quero tirar uma dúvida, alguma superou o sucesso de audiência de "Escrava Isaura"? Pois uma coisa é passar em 100 países "pequenos" e outra é fazer sucesso na China que tem mais de 30 vezes população superior à média mundial (hab/países).
    Não estou querendo criticar ou desmerecer, pelo contrário, sugiro citar (se possível) a audiência em alguns países. Pois aqui mesmo no Brasil já vimos novelas importadas com ibope altíssimo como "Carrossel", "Maria do Bairro" e "A Usurpadora" como outras que foram tiradas do ar sem terminar devido o ibope irrisório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. Provavelmente "Escrava Isaura" é a novela de maior sucesso no exterior, pois Fazer sucesso na China, o país mais populoso do mundo, não é fácil. E a novela foi um grande fenômeno lá. No entanto ela não foi a mais exportada e se encontra em quinto lugar na lista. Quanto a colocar a audiência das novelas em outros países, infelizmente não tenho essas informações, mas vou tentar consegui-las, pois daria um post interessante. Sei por exemplo que "Mulheres de Areia" foi um fenômeno de audiência na Rússia, fazendo com que o governo exibisse o último capítulo no dia da eleição para impedir os eleitores de viajarem e comparecerem às urnas em peso. É o poder da telenovela!

      Excluir
  3. Da cor do pecado, que ocupa o primeiro lugar, sem dúvida foi um novelão, tenho um carinho enorme por essa novela, Tivemos uma heroína adorável e uma vilã maravilhosa, a historia foi um acerto, desde aqueles tempos JEC já mostrava do que era capaz.

    http://brincdeescrever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Todas muito boas! Legal é que "Tropicaliente" também fez sucesso lá fora, junto com "Mulheres de areia". Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante esta relação. Concordo que a maioria das novelas mereceu estar incluída na lista, especialmente "Terra Nostra", "O Clone", "Laços de Família", "Escrava Isaura" e "Por Amor".

    ResponderExcluir
  6. Minhas preferidas são as do Maneco: Laços de Família e Por Amor, seguida de O Clone. Mas, falando a verdade, dessa lista a única que eu não gosto muito é Da Cor do Pecado que acho meio "mexicana", se é que vocês me entendem. Só que, claro, reconheço seus méritos. Todas as outras, são grandes novelas que marcaram minha vida, com exceção de Escrava Isaura, a única que não vi.

    ResponderExcluir
  7. estou odiando os acontecimentos em salve jorge,só a gang se dá bemnão!!ja passou da hora de acabar com isso!essa autora nao se toc!a não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem que você não goste de Salve Jorge, é um direito seu. Mas o que esse comentário tem a ver com novelas brasileiras mais exportadas? Juro que não entendi...

      Excluir
  8. Minha novela preferida ñ esta bem coloca,mas Renascer,pra mim foi a melhor d todos os tempos.Ótimo post,parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Tieta foi uma das melhores novelas que assisti,muita saudade.

    ResponderExcluir