Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de maio de 2012

"AMOR ETERNO AMOR": DECEPÇÕES


Sempre fui de criar expectativas em torno de novas novelas, principalmente quando elas são escritas por autores cujo os últimos trabalhos me agradaram. Por isso esperei muitas coisas de "Amor Eterno Amor", de Elisabeth Jhin, e "Máscaras", de Lauro César Muniz. Esperei muito e fiquei frustrado.

Nunca pensei que fosse me decepcionar tanto com "Amor Eterno Amor". Sabia que as novelas de Elisabeth Jhin são lentas, mas esperava  uma história e texto agradáveis. Adorei "Escrito Nas Estrelas" (2010) e também guardo boas recordações de "Eterna Magia" (2007), primeira novela-solo da autora. Embora já esteja cansado de novelas com temática espírita no horário das seis, gostei da sinopse de "Amor Eterno Amor" e achei que seria no mínimo interessante, como "Escrito Nas Estrelas". Já no primeiro capítulo percebi que a história não teria o mesmo fôlego de "Escrito", que me conquistou desde o início, mas achei cedo para julgar e até falei bem dela aqui no blog, pois tinha esperanças de que melhorasse. Hoje depois de mais de 50 capítulos exibidos, a opinião negativa permanece e acho que a novela será morna e sem graça até o fim.

A história de "Amor Eterno Amor" não é ruim, mas a maneira como está sendo contada, a torna insuportável. Não é só o ritmo lento que atrapalha. Apesar de preferir novelas mais agitadas como "Avenida Brasil", também gosto de novelas  lentas. Tudo depende da habilidade do autor de manter nossa atenção, mesmo contando a história devagar. "A Vida da Gente" era lenta e eu gostei muito. A Novela era apenas lenta, mas "Amor Eterno Amor" é completamente parada, as cenas são longas, cansativas e desinteressantes, uma monotonia total. Há capítulos em que não acontece absolutamente NADA, os personagens ficam o capítulo inteiro sem função, fazendo nada. Uma das coisas que mais me irritaram foi o fato dos personagens de André Gonçalves e Daniele Fontan terem demorado pelo menos 10 capítulos em uma viagem para o Rio de Janeiro. Aconteciam várias coisas na estrada que os impedia de chegar logo, é como se a autora atrasasse a viagem o máximo que pudesse para demonstrar o quanto  a novela é devagar. São muitos personagens e poucas histórias interessantes. As tramas paralelas são chatas e ainda mais paradas que a trama principal. São histórias inconsistentes que não acrescentam nada à novela, dão a impressão de serem feitas apenas para tapar buraco, encher linguiça e retardar ainda mais os acontecimentos da já morna trama principal.


O núcleo do edifício São Jorge que deveria ser cômico, de engraçado não tem nada. É revoltante ver atores como Nuno Leal Maia e Nica Bomfim tão mal aproveitados em situações que chegam a ser constrangedoras de tão absurdas (para não dizer coisa pior). Cássis Kiss e Carmo Dalla Vechia depois do sucesso de seus personagens em "Morde & Assopra" e "Cordel Encantado", não mereciam vilões tão ridículos como Melissa e Fernando. A trama espírita deixa tudo ainda mais repetitivo e chato na novela.

Enfim, é difícil encontrar alguma coisa boa em "Amor Eterno Amor". Jamais imaginei que Elisabeth Jhin fosse errar tanto depois de ter feito uma novela tão boa como "Escrito Nas Estrelas". "Amor Eterno Amor" está sendo uma verdadeira decepção para mim. Pode até melhorar, mas eu acho muito difícil. A audiência não está tão mal, mas não consigo torcer pelo sucesso de uma novela tão ruim. 


Outra novela que me decepcionou foi "Máscaras", da Record. Até gostei do primeiro capítulo, mas o clima de mistério, a tensão psicológica e o sofrimento excessivo dos personagens, aliados a uma trama muito arrastada, me deixaram deprimido e me afastaram da novela. Falta mais humor e mais carisma a "Máscaras", mas como a história não é ruim e como ainda está no começo, pode melhorar. Confio na capacidade de Lauro César Muniz e acho que com algumas mudanças a audiência da novela, que está péssima, pode melhorar. 

Exemplos como o de "Amor Eterno Amor" e "Máscaras" me ensinaram uma lição: não criar expectativas demais em torno de nenhuma novela, pois a decepção pode ser maior que a expectativa. Há novelas que até são interessantes nos primeiros capítulos, mas depois desandam. Só assistindo a vários capítulos é que tem como saber se vale a pena ou não.


Um comentário:

  1. Leandro, concordo plenamento com você. Imaginei a primeiro momento que Amor Eterno Amor seria até melhor que Escrito nas Estrelas, mas fiquei absolutamente frustrado desde o primeiro capítulo. Sinceramente, aúnica coisa que me agrada ali é o trabalho de Letícia Persiles, que pra mim é a revelação do ano, além de Andreia Horta, que cada vez mais mostra como é talentosa. Aguardo ansiosamente pela chegada de Elisa, Mayana Neiva, pra ver se a novela tenha alguma sacudida. Mas Beth Jhin parece levar carta na manga até a reta final da novela.
    As cenas do Carlos/Rodrigo são chatíssimas. Gabriel Braga Nunes não merece mocinhos, mas apenas vilões, pois a sua antipatia é cruel. E o que dizer das cenas dos espíritos no outro plano? RIDICULAS. Me dá uma grande saudade ao lembrar do plano espiritual de Escrito nas Estrelas.
    A história de Amor Eterno Amor tinha tudo para bombar e deixar saudade. Mas a forma como Jhin desenvolve as tramas dão sono.

    ResponderExcluir