Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de maio de 2012

O MUNDO MÁGICO DE HARRY POTTER


Minha dica de leitura da semana é a coleção de livros da série Harry Potter, da britânica J. K. Rowling.

J. K. Rowling começou a escrever o primeiro livro da série, "Harry Potter e a Pedra Filosofal" em 1990. Publicado em 1997 depois de ser recusado por várias editoras, o livro transformou-se num fenômeno que rendeu várias críticas positivas e prêmios à autora. Quando publicou o primeiro volume da série, J. K. Rowling já tinha esboçado os acontecimentos de todos os outros livros.

Ao primeiro livro seguiram-se "Harry Potter e a Câmara Secreta" (1998), "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" (1999), "Harry Potter e o Cálice de Fogo" (2000), "Harry Potter e a Ordem da Fênix" (2003), "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" (2005) e "Harry Potter e as Relíquias da Morte" (2007), cada livro sempre atingindo número de vendas maior que seu antecessor. A série de livros foi traduzida para mais de 60 idiomas e vendeu mais de 400 milhões de exemplares em todo o mundo!

J. K. Rowling, a autora de Harry Potter.

J. K. Rowling, cujo o nome é Joanne Kathleen, resolveu adotar esse pseudônimo para que as pessoas não a identificassem imediatamente como mulher, pois ela temia que muitos garotos tivessem preconceito de ler um livro escrito por uma mulher, mas isso não aconteceu e Harry Potter já é considerado um clássico da literatura mundial. Foi transformado numa série de filmes de muito sucesso, jogos de vídeo game e muitos outros produtos com a marca do personagem. Joanne, que era muito pobre e não tinha nem casa própria, passava por um momento muito difícil em sua vida antes de publicar seus livros, mas ficou milionária depois da fama e hoje é uma das mulheres mais ricas do mundo. Sua história de vida é incrível e como ela mesma disse em um documentário que assisti sobre sua trajetória, às vezes se pergunta se não está sonhando, pois sua vida deu uma reviravolta digna dos contos de fadas.

A história de Harry Potter já é conhecida de todos: Harry é um garoto  orfão  de pai e mãe, que vive com os tios Valter e Petúnia Dursley, que o detestam e escondem dele sua verdadeira história. Só ao completar 11 anos Harry descobre que é bruxo ao ser chamado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, na Grã-Bretanha. Ele descobre que seus pais foram mortos pelo bruxo das trevas mais temido por todos, Lorde Voldemort. Ao lado de seus amigos Rony e Hermione, Harry enfrenta muitos desafios para derrotar Voldemort, que continua querendo acabar com ele.

Elenco da série de filmes baseada nos livros.

Muitas pessoas tem preconceito com as histórias de Harry Potter e eu era um desses. Confesso que ao assistir os primeiros filmes achei tudo meio bobo e sem graça, mas foi só começar a ler os livros que a história me conquistou. Não dá para julgar os livros pelos filmes porque os formatos são muito diferentes e no caso de Harry Potter,  os livros são muito melhores. Só passei a gostar dos filmes depois que li os livros.

O estilo literário de J. K. Rowling é fascinante! Ela faz parte do raro time de autores que prendem a nossa atenção do começo ao fim mesmo que os livros sejam enormes. Sua escrita é tão gostosa que após começarmos a ler, não conseguimos mais parar até chegar ao final e quanto mais lemos, mais gostamos. Os livros contém drama, ação, suspense, romance, mistério, humor, tudo na media certa para todos os gostos e não é à toa que Harry Potter agrada crianças, jovens e adultos de todas as idades. Não é fácil manter o público interessado por uma mesma história ao longo de 10 anos, mas J. K. Rowling conseguiu isso com sua série de livros e deixou os leitores com muitas saudades. Tudo é descrito tão detalhadamente que o mundo mágico criado por ela em Harry Potter se torna verossímil e chegamos quase a acreditar que ele é real e que existem bruxos vivendo clandestinamente entre nós. Que atire a primeira pedra aquele que leu os livros e não sentiu vontade de conhecer ou estudar no castelo de Hogwarts!

J. K. Rowling com Daniel Radcliffe, Ema Watson e Rupert Grint, atores que viveram seus personagens no cinema.

Os três primeiros livros da série são mais infantis e mostram os protagonistas ainda crianças descobrindo o mundo da magia. "O Cálice de Fogo" é um livro de transição entre a primeira e a segunda fase da história, onde os personagens vivem os primeiros conflitos da adolescência. A Partir de "A Ordem da Fênix" a história vai se tornando cada vez mais sombria, mais adulta e mais emocionante, à medida que o clímax se aproxima. Não consigo escolher meu livro preferido, mas sem dúvidas o mais bem escrito da série é "As Relíquias da Morte", onde todos os mistérios de todos os livros são desvendados.

Lendo o último livro da série ficamos ainda mais admirados com a genialidade de J. K. Rowling. Coisas aparentemente banais que aconteceram nos primeiros livros revelam ter uma importância fundamental nos rumos da história. Ao longo dos livros a autora foi soltando pistas aqui e ali de uma forma que os leitores menos atentos nem perceberam, para no último último livro revelar todas as ligações entre as coisas, mostrando uma história complexa e muito bem armada onde tudo se encaixa perfeitamente, de modo a não deixar a menor dúvida de que quando começou a escrever o primeiro livro, a autora já sabia o que ia acontecer em todos os outros. 

O novo livro de J. K. Rowling, que será o primeiro romance para adultos da autora, será lançado em setembro e se chama "The Casual Vacancy". Ainda sem título oficial em português, o livro terá 480 páginas e será publicado no Brasil pela Editora Nova Fronteira. Estamos todos ansiosos para ver como será a sua primeira história depois de Harry Potter.

Não dá para descrever a série Harry Potter em palavras, pois nenhuma descrição traduz a sensação de ler a história. Leia os livros com atenção, assista aos filmes, enfim, entre no mundo mágico e cheio de fantasia de Harry Potter, com a certeza de encontrar um entretenimento da melhor qualidade. E bata palmas para o talento da genial J. K. Rowling!





Nenhum comentário:

Postar um comentário