Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de maio de 2012

ENTREVISTA: MAURÍCIO MACHADO - VETERANO NO TEATRO


O ator Maurício Machado tem uma longa carreira no teatro. São  25 anos fazendo o que ele mais gosta: atuar. Ele já fez parte de muitas peças de sucesso, entre elas "As Filhas da Mãe", "Agora ou Nunca" e "Cyrano". Na TV Maurício atuou pouco em comparação com  sua vasta carreira no teatro, mas já fez participações em novelas  de grande sucesso como "Alma Gêmea" e "Cordel Encantado" e gosta muito de atuar nos dois veículos. Atualmente em cartaz com a peça "Solidão, a Comédia",  Maurício  conta nessa entrevista um pouco de sua trajetória no teatro e na televisão, fala sobre a nova peça e seus grandes sonhos, entre outras coisas. Fica evidente a grande paixão de Maurício por sua profissão e o quanto ele é feliz fazendo o que gosta. Saiba mais sobre Maurício Machado:

SUPER TV E MAIS! -  Você já tem mais de 20 anos de carreira, mas atuou principalmente no teatro e suas participações na TV são poucas. Isso foi uma opção sua, se dedicar mais ao teatro? 

MAURÍCIO - Meu primeiro contato foi com o Teatro, foi lá que meu amor se manifestou por completo. Embora me imaginasse ainda criança inserido naquele universo das artes que conhecia através da televisão... (não só do teatro que via através da TV, mas o das novelas!), quando via crianças de minha idade sempre me via nelas ali. A TV não é particularmente uma opção do ator, é um desejo comum entre ambos... artista e empresa! No início de minha carreira quis fazer, cheguei a entrar na oficina de atores da Rede Globo, mas oportunidades não me foram dadas. Não sofri. Fui cuidar dos meus desejos e tentar o que sempre quis... meus desejos e sonhos ... que esbarravam na intenção mais íntima de sobreviver de meu ofício e conquistar respeito. A partir daí... o caminho para a TV acabou sendo inevitável... e minha estreia na TV se deu 18 anos depois do início de minha trajetória.

SUPER TV E MAIS! - Entre suas participações em televisão, estão as novelas "Alma Gêmea" e "Cama de Gato". Você tem algum plano de voltar a TV em breve?

MAURÍCIO - "Alma Gêmea" foi minha estreia... em 2006. Foi um grande presente de Walcyr Carrasco sobretudo. E também do Jorginho Fernando que já havia me visto no teatro algumas vezes, e foi muito generoso e gentil comigo, que entrei  para fazer cerca de 30 capítulos numa novela "bombada" na reta final...  ou seja, um desafio e tanto! O personagem era incrível. Esperei convites ... e veio da Record, para fazer "Cidadão Brasileiro", novela do Lauro Cesar Muniz, foi bárbaro porque era o oposto do Baltazar de  “Alma Gêmea”, um guerrilheiro político... Depois, "Cama de Gato"; uma participação como o namorado DJ da personagem de Ingrid Guimarães no "Fantástico" e aí veio "Cordel Encantado". O curioso é que em todas elas foram sempre papéis ótimos, mas sempre algo em torno de 30 a 45 capítulos. Tô ficando craque nisso. E o público na rua, me pergunta e me cobra porque eu só faço participações especialíssimas assim em novelas. Quanto aos planos de voltar a TV... bom, há o desejo...


Maurício Machado nas novelas "Alma Gêmea" (2005), "Cidadão Brasileiro" (2006) e "Cordel Encantado (2011).

SUPER TV E MAIS! - Quais são as principais diferenças entre atuar na TV e no teatro? O que te deixa mais feliz?

MAURÍCIO - Na TV como tudo é instantâneo, imediato, isso te obriga a estar muito mais atento e sempre pronto para os desafios de cada situação  nova que seu personagem enfrentará, fora o fato de decorar, ser dirigido em cenas distintas ... E isso te deixa muito mais rápido e afiado como ator no teatro. Na TV ainda, como ela é recheada de efeitos, cortes, trilhas... às vezes você não só não tem muita noção de como ficou a cena, como acha que o desempenho poderia ter rendido melhor, mas não dá mais tempo de voltar a fazer, e até que se entre no ar, você fica numa expectativa de checar o resultado da cena, e quando vê... Os editores são grandes artistas também. No teatro não! É tudo com você ! Ah... e  com a valiosa (e nem sempre... rsrsrs) calorosa contribuição do público.

Com a atriz Marcela Valente em "Cama de Gato" (2009).

SUPER TV E MAIS! -  Você sempre quis ser ator? Fale um pouco da sua trajetória.

MAURÍCIO - Há quase 25 anos atrás, no Rio de Janeiro. Desde meus 12/13 anos tinha pura convicção de queria seguir a carreira de ator. Minha primeira lembrança de tomar alguma iniciativa nesse sentido foi aos 10 anos quando ouvi na Rádio Globo a chamada para o teste para escolher o Pedrinho, do "Sítio do Picapau-Amarelo", pedi a minha mãe e ela disse que não me levaria; de lá até os 12 anos tentei ser sempre o escolhido na escola, nas encenações da igreja (fui coroinha, porque no fundo acho que pensava estar no palco ... ha ha), mas como era muito tímido nunca era o escolhido. Sofria com isso. Aos 12 pedi ao meu pai para fazer o Tablado (era o único curso de teatro que ouvia falar), meu pai se negou, disse que não queria isso para mim etc e tal. Uma Semana depois o destino deu uma forcinha e ingressei no teatro amador da escola (tive que falsificar as autorizações deles, e os fui enrolando por quase um ano), depois ingressei em mais 3 grupos amadores, e aos 15 fiz minha estreia profissional, através de um teste que vi num jornal de classificados do Rio, a partir daí não parei mais, e já depois de profissional investi pesado nos estudos: fiz cursos complementares de interpretação, workshops, aulas de canto, (aliás até hoje!), jazz, sapateado, cursei a escola de balé do teatro municipal do Rio, a escola nacional de circo (acrobacia, trapézio, corda, perna de pau e clown), curso de produção para teatro, cinema e TV, interpretação para cinema com a Tizuka Yamasaki  ... ufa! As dificuldades foram grandes porque conhecia pouquíssimas pessoas do meio, nasci na zona norte do Rio, então também não tinha a trupe de nenhum lugar para me socializar no meio, filhos de imigrantes, e matando muitos leões sempre. Aliás este capítulo ainda não é tão diferente, embora há algum tempinho venha colhendo alguns bons louros ... também pudera né ? (Risos).


Em  "As Traças da Paixão", de Alcides Nogueira.

SUPER TV E MAIS! - Trabalhos preferidos na TV ou no teatro: você consegue escolher?

MAURÍCIO - Acho que os personagens são para nós atores como filhos, e o amor que se tem por cada criação, nos impede de eleger um ... Mas tenho muito orgulho de tudo que fiz até agora... sobretudo os da fase em que comecei a me produzir há 16 anos atrás, quando acho que minha carreira deu uma guinada! Cansa demais produzir! É um trabalho insano... mas não sei, se não tivesse sido assim ... se teria feito os papéis incríveis que fiz. os que mais me excitam são sempre os mais complicados de fazer, e claro os que nos trazem felicidades também. Mas no conjunto global dos meus 25 anos, posso destacar: o exercício dos sete e três personagens masculinos respectivamente de "As Filhas da Mãe" e "Agora ou Nunca"; foi gostoso o Quasímodo (de "O Corcunda de Notre Dame"), o Fantasma Dom Eurico ("O Mistério do Fantasma Apavorado", adaptação do conto de Oscar Wilde "O Fantasma de Canterville"), o Baltazar de "Alma Gêmea", o Cyrano de Bergerac ("Cyrano"), o Henrique ("Cidadão Brasileiro"), o Paco (de "As Traça da Paixão"), as 5 criaturas de “Solidão, a Comédia" e o Silvério Duarte de  "Cordel Encantado". E agora tenho certeza que será o próximo.

   
Nas peças "O Corcunda de Notre Dame" e "O Mistérios do Fantasma Apavorado".

SUPER TV E MAIS! - Você está em cartaz com a peça "Solidão, a comédia". Fale um pouco sobre a peça.

MAURÍCIO - A peça reestreará em São Paulo, agora numa segunda temporada na cidade, curta (de 25 de Maio a 01 de Julho) e super popular (R$ 10,00 e R$ 5,00), no Teatro Zanoni Ferrite, no bairro Vila Formosa, na região do Tatuapé. São 5 esquetes completamente diferentes cada uma delas, com 5 personagens diferentes, onde interpreto 2 masculinos e 3 femininos, todos eles de alguma maneira trazem o tema da solidão, mais direta ou mais subliminar ... mas com a característica de subverter, de driblar um tema que poderia parecer denso, pesado ... Com humor! E descontração. Todos eles driblam com a "insanidade" de suas personalidades  hilariantes ... Todos nós conhecemos ou já vimos um ou todos esses personagens ali retratados em 1 hora e 15 m de espetáculo: Um homem no cinema à espera da namorada que não chega e sua relação com o filme; Solange, a prostituta; Tony, um elegante socialite metrossexual;  a jovem Geneviéve, desesperada em busca de sua alma gêmea, e a doce amiga Lucy, que vai visitar sua "melhor" amiga hospitalizada ...
Foi produzido com muito carinho, tem uma das equipes mais extraordinárias com quem já trabalhei... Além da direção do  Claudio Tovar (atualmente no ar em "Cheias de Charme", como o seu Malaquias), ele que é também craque máximo dos cenários e figurinos e assina a peça; além do mestre da luz, Aurélio Di Simoni, a trilha incrível de Alexandre Elias (mesmo diretor do musical de "Tim Maia"); e ainda a possibilidade de se divertir assistindo e também se emocionar com o espetáculo, não é incrível isso?


Cartaz da peça "Solidão, a Comédia", em cartaz atualmente.


SUPER TV E MAIS! - Há algum personagem na TV ou no teatro que você sonha interpretar?

MAURÍCIO - Sim, vários!!! Não sei se terei tempo nesta vida para todos eles ... Mas no teatro quero fazer personagens escritos por Nelson Rodrigues, Harold Pinter, Shakespeare, Plínio Marcos, Tennessee Williams e dos contemporâneos, tem uma galera jovem bem boa chegando com tudo ... Não gostaria nem de citar os personagens, que vai que alguém já faz antes... (Risos). Mas tenho vários planos, e já estou com um super ideia de um espetáculo adulto (mas não é para agora e a ideia seria para 2014, para poder fazer com calma e na disponibilidade do diretor, Ulysses Cruz, com quem quero muito trabalhar) e a outra ideia é um infantil superprodução e fora ainda dos modelos convencionais de teatro. Na TV é difícil desejar um papel... não se produzem obras clássicas na TV, mas um vilão seria divertido, ou um tipo suburbano, enfim,  deixo a vida e a sorte se encarregarem.  

SUPER TV E MAIS! - Você acha que leva mais jeito para drama ou comédia?

MAURÍCIO - Bom, acho que o público talvez possa dizer isso ... fiz dramas e comédias. E quando estou fazendo comédias escuto que levo jeito para elas e vice-versa quando faço dramas. Gosto de transitar por tudo. Gosto de mesmo na comédia, lidar com questões ligadas a alma humana, que digam alguma coisa.

SUPER TV E MAIS! - Em entrevista para esse blog, Nívea Stelmann disse que pretende voltar aos palcos em breve com você. Como anda esse projeto? Vocês já tem o texto da peça?

MAURÍCIO - Tive o prazer de trabalhar com a Nívea em "Cyrano", onde éramos nós dois os protagonistas. E Nívea, foi uma gratíssima surpresa ... Porque além de arrebentar como minha Roxane, era uma colega e tanto ... E nossa, prezo tanto isso no Teatro!
Não tenho mais nenhum saco, nem disposição para estrelismo, destempero, falta de profissionalismo, falta de ética e vaidade exacerbada. E a Nívea é a antítese disso tudo. Dedicada, competente, talentosa e extremamente profissional. Era sempre a primeira  a chegar, e a que sempre chegava com o texto na ponta da língua antes de todos!
Estamos ainda na luta de encontrarmos esse texto que nos motive, nos encha de tesão, porque a empreitada de teatro por menor que seja, são semanas, meses de ensaio, depois a carreira da peça ... Então, precisa ser algo que você se envolva por inteiro.


Maurício com o elenco da peça "Cyrano".


SUPER TV E MAIS! - Por que você acha que o teatro continua sendo tão pouco valorizado em nosso país? Você acha que tem a ver com os preços dos ingressos ou o povo tem preguiça de sair até o teatro e prefere ver TV?

MAURÍCIO - Dizer que os ingressos são caros e inacessíveis, virou um mito. Uma desculpa para a omissão cultural e intelectual da educação de um povo. Quem diz isso, é quem realmente não tem interesse, se não somos despertados para tudo que a emoção, que a cultura pode nos oferecer, é alienação pura, a arte nos faz enxergar e compreender (e nos emocionar) um senso crítico, estético, humano e igualitário mais aguçado. Sem isso creio eu, somos verdadeiros alienados.
Toda cidade Brasileira, por menor que seja tem manifestações artísticas teatrais promovidas pelo governo, ou por ONGs ou entidades ou grupos diretos. Por todo lugar que passo vejo espetáculos com entrada franca, com ingressos super populares (muitos inclusive com atores famosos). Em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro a continuidade disso é ainda mais perene, haja visto que entidades como SESC, SESI, Banco do Brasil, Correios, Teatros da prefeitura, Teatros do estado etc., tem salas de espetáculos e/ou centros culturais muito bem equipados com ingressos máximos a R$ 10,00 ou R$ 15,00, ou seja ... menos que um lanche fast-food ou o cinema.
Agora paga caro quem quer ver o musical da Broadway com 60 pessoas no palco, 20 na orquestra num  teatro particular de shopping Center.
Portanto, não compreendo viver sem música, teatro, cinema... para mim são alimentos e respiros para a alma e espírito.

SUPER TV E MAIS! - Você tem algum grande sonho que gostaria de realizar?

MAURÍCIO - Sim. Tenho 2. Desde o início meus sonhos nunca passaram pelo lugar de ser famoso ... ou celebridade (acho que nem existia esse nome! RS). Meu sonho sempre foi conquistar  sobrevivência e respeito na minha profissão. Acho que hoje consegui a duras penas e muito suor, um pouco de ambas. Então continuo com 2 sonhos que carrego comigo desde àquela época:
O primeiro deles seria fazer teatro de segunda a segunda!
O segundo deles seria ter meu próprio teatro!!

SUPER TV E MAIS! - Obrigado pela entrevista e boa sorte em seus próximos trabalhos, Maurício!

MAURÍCIO - Muito Obrigado! Pra todos vocês também!!


Maurício Machado também está no Twitter. Para quem quiser segui-lo, seu perfil é @mauriciomofic Sigam-no!





Um comentário:

  1. Gostei muito das atuações de Maurício Machado em Cama de Gato como um afeminado muito divertido, e Cordel Encantado, numa dobradinha maravilhosa com Mayana Neiva. Ele é um ator completo que sempre surpreende-nos na TV. Ainda não tive a oportunidade de assisti-lo no teatro, mas pretendo isso logo. Aliás, fica a dica aos diretores de novelas para investir mais nesses atores desconhecidos do grande público e muitíssimos talentosos no teatro,a exemplo Maurício Machado e Enrique Dias, que desde que apareceram na TV, enchem os olhos da crítica especializada e de noveleiros como a gente.

    ResponderExcluir