Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

DE TUDO UM POUCO OU TUDO JUNTO E MISTURADO 4: JOSÉ DO EGITO, PÉ NA COVA, IRMÃOS CORAGEM, SELVA DE PEDRA...

JOSÉ DO EGITO: UMA SUPERPRODUÇÃO DA RECORD


"José do Egito", nova minissérie da Record, é uma excelente opção para as noites de quarta-feira. Escrita por Vivian de Oliveira, a minissérie é uma superprodução que chama atenção pela qualidade do texto, pelo ótimo elenco, enfim, toda a produção em si. A cada ano que passa a Record vem se aperfeiçoando mais em suas minisséries bíblicas. "José do Egito" é sem dúvidas, a mais bem produzida de todas até agora. Contando uma das histórias mais conhecidas da Bíblia, "José do Egito" agrada a todos os tipos de público. Uma pena que só seja exibido um capítulo por semana, mas vale a pena sentar em frente à TV toda quarta-feira, às 21:45 hs para acompanhar as emoções dessa história.

PÉ NA COVA: MAIS DO MESMO


"Pé Na Cova", nova série de Miguel Falabella, é boa, mas poderia ser muito melhor. A série não trouxe praticamente nada de novo. Pelo contrário, é uma repetição de situações e personagens já explorados pelo autor em outros programas. Vejo algumas semelhanças com o "Toma Lá Dá Cá" (2007). Entre elas, uma família maluca, com ex-mulher, filhos trambiqueiros e empregada atrapalhada, todos eles transitando entre personagens característicos de outras obras do autor, como a lésbica Tamanco (Mart'nália) e o travesti Markassa (Maurício Xavier).

A única novidade de "Pé Na Cova" está no tema. A série usa um humor negro para tratar de um tema mórbido: a morte. Mas a funerária tem servido apenas como pano de fundo, já que outras situações vividas pelos personagens estão tendo muito mais destaque. As cenas também são muito longas (outra semelhança com o "Toma Lá Dá Cá"). Mas apesar de ser mais do mesmo, "Pé Na Cova" é divertido e arranca muitas risadas do público. Todo o elenco está muito bem, com destaque para Marília Pêra, no papel da alcoólatra maquiadora de defuntos Darlene, e para as atrizes Karina Marthin e Karin Hils, que vivem irmãs gêmeas, sendo que uma é branca e a outra, negra. "Pé Na Cova" é exibida todas as quintas a partir das 23 horas, depois do "BBB 13".

JANETE CLAIR I: IRMÃOS CORAGEM


Acabei de assistir o box de DVDs de "Irmãos Coragem" (1970), clássico da teledramaturgia brasileira. A novela de Janete Clair fez história e foi uma das responsáveis pela consolidação da Globo como líder de audiência. Apesar de datada em muitos aspectos, a história de "Irmãos Coragem" continua muito atraente e é capaz de conquistar qualquer um que aprecie uma boa novela. Assistindo a novela, percebemos que naquela época a dramaturgia brasileira já era de excelente qualidade. É claro que a qualidade técnica evoluiu muito de lá para cá, mas quando a história é boa, ninguém nem repara muito nesses detalhes técnicos. 

"Irmãos Coragem" é uma verdadeira aula de teledramaturgia. Assistir essa novela é mergulhar na história da televisão brasileira. Entre as muitas cenas marcantes de "Irmãos Coragem", estão as cenas em que João Coragem (Tarcísio Meira) encontra um diamante que desencadeará uma série de reviravoltas na história; uma cena estranha e meio assustadora de Ritinha (Regina Duarte) em um devaneio alucinógeno depois de tomar um café com algum tipo de droga; o assassinato de Jerônimo (Cláudio Cavalcanti) e da índia Potira (Lúcia Alves); João destruindo o diamante que touxe tanta desgraça a todos, e a cena em que o Coronel Pedro Barros (Gilberto Martinho), completamente louco depois de perder tudo, coloca fogo em toda a cidade de Coroado. "Irmãos Coragem" foi lançada em um box de 8 DVDs pela Globo Marcas. Vale muito a pena!

JANETE CLAIR II: SELVA DE PEDRA



Depois de "Irmãos Coragem", outro clássico de Janete Clair acaba de sair em DVD: "Selva de Pedra" (1972). A novela é considerada uma das mais marcantes da TV brasileira, não só pela ótima história, mas também por ter atingido nada mais, nada menos que 100% de audiência na famosa cena em que a verdadeira identidade de Rosana Reis (Regina Duarte) é revelada a todos. Quem acompanhou "Selva de Pedra" recentemente no quadro "Novelão da Semana" no "Vídeo Show", ficou com um gostinho de quero mais, e esse box, que conta com seis DVDs e custa em média R$ 99,00, é perfeito para assistir e guardar para sempre essa história maravilhosa. "Selva de Pedra" já está na minha lista de próximas novelas a assistir. 


JANETE CLAIR III: PÁGINA NO FACEBOOK


Ainda falando de Janete Clair, a escritora Renata Dias Gomes, neta de Janete e Dias Gomes, criou uma página no Facebook em homenagem à sua avó. A página "Janete Clair em Memória" traz um material bem interessante sobre Janete e também sobre Dias Gomes. Há vídeos de entrevistas, trechos de novelas, muitas fotos e até trechos de scripts preciosos de novelas de Janete, entre outras coisas. É uma justa homenagem a essa grande autora. Uma forma de manter sempre vivas na memória do público as imensas contribuições que ela deu à televisão brasileira. Para curtir a página é só clicar  aqui.

BLOG PARA OS NOSTÁLGICOS


Para encerrar esse "De Tudo Um Pouco", recomendo um blog ótimo para quem gosta de televisão: o "Revista Amiga e Novelas". Mantido por Césio Vital Guaudereto,  o blog digitaliza antigas revistas sobre televisão, como "Amiga TV Tudo", "Contigo!", "Sétimo Céu", "Romântica" e muitas outras. Nesse blog, que é atualizado todos os dias, temos acesso a um riquíssimo material sobre bastidores de novelas e programas dos anos 1960, 70, 80 e 90. É um blog para fazer a alegria dos nostálgicos e para quem gosta de televisão e se interessa por sua história. Se você ainda não conhece esse excelente blog, clique aqui e acesse agora!


Esse foi mais um "De Tudo Um Pouco".



Nenhum comentário:

Postar um comentário