Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

ENTREVISTA - SUZANA PIRES: TALENTO E VERSATILIDADE



Ela é atriz e escritora e se formou em Filosofia. Suzana Pires sempre foi muito versátil e divide as funções de atriz, roteirista e produtora no teatro, cinema e televisão.  No teatro, Suzana participou de peças famosas, como "Toalete" (2007) e "De Perto Ela Não é Normal" (2007). No cinema, atuou em filmes como "Tropa de Elite" (2007) e "Polaróides Urbanas" (2008). Na TV, ela se destacou muito como atriz principalmente nas novelas "Caras & Bocas" (2009), "Araguaia" (2010), "Fina Estampa" (2011) e "Gabriela" (2012). Seja em papéis cômicos ou dramáticos, Suzana arranca elogios de todos. Como roteirista na Globo, ela trabalhou  no humorístico "Os Caras de Pau" em 2010 e 2011 e atualmente faz parte da equipe de autores de "Flor do Caribe", próxima novelas das seis, do autor Walther Negrão, que tem estreia prevista para 11 de março. Trabalhar com Negrão em "Flor do Caribe" está sendo uma grande experiência, como ela mesma diz nessa entrevista, em que fala um pouco sobre sua carreira e sobre seus próximos projetos. Leiam o pequeno bate-papo com a linda e talentosa Suzana Pires:

SUPER TV E MAIS!  - Você é formada em Filosofia. Como surgiram o teatro e a TV em sua vida?

SUZANA PIRES - Comecei a trabalhar profissionalmente como atriz no teatro aos 15 anos. A filosofia veio depois. Eu sempre li muito e tinha vontade de ter uma formação acadêmica nesta área. Então, é o inverso, a escolha de aos 18 anos cursar filosofia foi para deixar a atriz e a autora mais sólidas.

SUPER TV E MAIS! - Você tem um sólida carreira como atriz, autora e produtora no cinema, teatro e TV. É difícil conciliar tantas coisas?

SUZANA PIRES - Já foi difícil. Mas, de uns tempos pra cá consegui formar uma boa equipe, otimizar o tempo e as decisões.

SUPER TV E MAIS! - Na Globo além de atriz você trabalha também como roteirista e atualmente faz parte da equipe de autores da próxima novela das seis, "Flor do Caribe", de Walther Negrão. Você prefere atuar, escrever ou pretende sempre conciliar as duas coisas?

SUZANA PIRES - As duas funções, a de atriz e autora sempre foram uma soma na minha vida. Não vejo motivos para escolher uma ou outra.




SUPER TV E MAIS!  - Apesar de sua carreira na TV ter começado na década de 1990, você ficou mais conhecida depois de interpretar a divertida Ivonnete em "Caras e Bocas" (2009), de Walcyr Carrasco. No ano passado fez a sensual Glória em "Gabriela", também do Walcyr. O que você destacaria desses seus dois trabalhos com o autor?

SUZANA PIRES - Trabalhei com o Walcyr antes da TV. Fiz a peça dele "Toalete", um grande sucesso que ficou 3 anos em cartaz. Acho que nosso encontro profissional tem solidez porque entendi o humor e a dramaturgia dele. Gosto de trabalhar com ele. 

SUPER TV E MAIS! - Em "Fina Estampa" (2011), de Aguinaldo Silva, você viveu duas personagens: a jornalista Marcela, que foi assassinada, e sua irmã gêmea, Joana. Como foi participar dessa novela?

SUZANA PIRES - Foi incrível! Quando o Aguinaldo me convidou para fazer a novela eu não esperava que a personagem fosse ser tudo o que foi. Realmente surpreendente a confiança que ele depositou no meu trabalho. Foi uma grande experiência.


Como Ivonnete em "Caras & Bocas" (2009) e Glória em "Gabriela" (2012)

SUPER TV E MAIS! - Sua parceria com Walther Negrão começou em "Araguaia" (2010), onde você interpretou Janaína. Como foi o convite para fazer parte da equipe de autores de "Flor do Caribe" e como está sendo essa nova experiência em sua carreira?

SUZANA PIRES - Eu já era atriz e autora na TV Globo durante Araguaia. Fazia parte da equipe dos caras de pau. A minha ida para a equipe de autores do Negrão partiu da necessidade dele em renovar sua equipe. Ele me pediu textos meus para ler, avaliou e fez o convite. Escrever com Walther Negrão está sendo a experiência mais enriquecedora da minha vida, até agora.

SUPER TV E MAIS! - Você fará alguma participação em "Flor do Caribe" como atriz ou vai só escrever?

SUZANA PIRES - Ainda estamos definindo isso.

SUPER TV E MAIS! -  Você foi redatora do humorístico "Os Caras de Pau", além de ter escrito várias peças de teatro. Há muitas diferenças entre escrever uma peça, um humorístico e agora uma novela?

SUZANA PIRES - Nossa, muitas diferenças! A principal é a cadência, o ritmo da narrativa.


As gêmeas Marcela e Joana, de "Fina Estampa" (2011)

SUPER TV E MAIS! - Como autora você se identifica mais com comédia, drama ou gosta igualmente dos dois gêneros?

SUZANA PIRES - Ainda não tenho preferências. Estou no caldeirão. Tenho que ter mais tempo de estrada para responder essa pergunta...

SUPER TV E MAIS! -  Você pretende escrever suas próprias novelas no futuro? 

SUZANA PIRES - Eu procuro dar o melhor de mim no dia-a-dia. Vamos ver onde isso vai me levar...


Como Janaína em "Araguaia" (2010)

SUPER TV E MAIS! - E como atriz? Que tipo de personagem você sonha interpretar? Tem vontade de fazer uma grande vilã, por exemplo?

SUZANA PIRES - Acredito que as personagens escolham os atores. Por isso, não escolho. Eu os “recebo” e prezo esta confiança.

SUPER TV E MAIS! -  O que podemos esperar de "Flor do Caribe"?

SUZANA PIRES - Uma grande trama!


Suzana com os autores Walcyr Carrasco e Walther Negrão

SUPER TV E MAIS! - Além da novela, quais são seus outros projetos na TV, cinema ou teatro em 2013?

SUZANA PIRES - Este ano vou me dedicar a escrita. E farei dois filmes com poucas diárias de filmagem.

SUPER TV E MAIS! - Muito obrigado pela entrevista, Suzana. Desejo muito sucesso a você em todas as áreas da sua brilhante carreira. 

SUZANA PIRES - Obrigada você! Beijos!


3 comentários:

  1. Suzana Querida gostei muito da sua entrevista,SENSACIONAL! Você tem carisma,é talentosíssima e é versátil, por isso cada vez mais te admiro e prestigio o seu trabalho e a pessoa que você é.Suzana você é um exemplo a ser seguido, tanto como atriz quanto pessoa.

    ResponderExcluir
  2. Olá Susana. Td bem com vc e todos que te acompanham? Vejo seu trabalho, durante um bom tempo. Gosto da espontaneidade que vc passa para todos nós, que sabemos que vc é um ser humano muito talentosa. Seu olhar já diz tudo de uma pessoa doce e generosa com seu próximo, creu eu. Acredito no meu próximo, quando o olhar penetra na simplicidade da alma, quando percebemos que temos afinidades de respeito, amor ao trabalho e acima de tudo de ensinar aqueles que nos pedem ajuda de compartilhar seus sonhos e a beleza que estão ao nosso redor da amizade verdadeira e companheira e como dizia antes... o grande Cineastra, Diretor, Produtor e Ator, Roberto Beninni, A vida é bela. Eu me espelho muito na sabedoria de como fazer cinema e criar um bom Roteiro. Porque eu estou falando todas estas coisa. Palavras vão e vem de acordo com os ventos. Aptidões são especialidade e característica que aprendemos ao logo do tempo e Eu tenho estas características profissionais. Primeiro amo naquilo que eu faço e pratico todos os dias (Ler, Escrever, ver Novelas, Filmes, Praticar esportes). De ante mão, gostaria muitíssimo bem por meio de e-mail, Facebook, meu Blog, de trocarmos ideias de assuntos voltados o que nós gostamos de fazer: Ler, Escrever e esperar as boas oportunidade acontecer na ajuda lá de cima do nosso Pai e por meio da minha pessoa, mostrar conhecimentos de causa nos livros que já li. Bjs carinhosamente no seu coração e nos corações de todos que te acompanham. Tchau.

    ResponderExcluir
  3. Olá Suzana,
    Admiro seus trabalhos, atriz talentosa e capacitada, desenvolve com muita propiedade seus personagens!
    Como Pessoa excelente e maravilhosa, dona de uma admirável e
    boa energia, e uma beleza escultural!
    Deus abençoe sempre!
    Bjo

    ResponderExcluir