Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

RECORDANDO: SAI DE BAIXO, UM PROGRAMA INESQUECÍVEL


Assisti recentemente toda a primeira temporada do "Sai de Baixo", um dos programas de humor de maior sucesso da Globo. Exibido entre 1996 e 2002, o "Sai de Baixo" bateu recordes de audiência nos domingos da Globo. Atualmente o programa é reprisado no Viva e transformou-se na maior audiência do canal por assinatura.

Somando todas as temporadas, o "Sai de Baixo" teve 241 episódios. O programa contava com muitos roteiristas e por isso mesmo a qualidade dos episódios oscilava bastante, com alguns ótimos e outros nem tanto, mas o programa teve fôlego para ficar no ar por 6 anos.


Com um humor na maioria das vezes apelativo, mas muito engraçado, o "Sai de Baixo" provocou muitas gargalhadas nos telespectadores com as confusões dos moradores de um prédio do Largo do Arouche, em São Paulo. O solteirão Vavá (Luiz Gustavo) vive em seu apartamento com a empregada Edileuza (Cláudia Jimenes). A vida de todos é abalada com a chegada repentina da irmã de Vavá, Cassandra (Aracy Balabanian), da filha dela, Magda (Marisa Orth) e de Caco Antibes (Miguel Falabella), marido de Magda. Eles vão morar com Vavá depois de ficarem falidos e perderem tudo. 

Com tantas pessoas diferentes convivendo juntas, a confusão e a diversão estão garantidas. Edileuza e Vavá fazem o possível para expulsar os indesejáveis parentes do apartamento e todos ainda tem que conviver com o entra e sai do atrapalhado porteiro Ribamar (Tom Cavalcante), namorado de Edileuza.



Todos os atores estão hilários em seus papéis. Aracy Balabanian e Luíz Gustavo divertem como nunca. Miguel Falabella e Marisa Orth formaram um dos casais mais engraçados de todos os tempos. Impossível não rir com as confusões em que o malandro Caco e a "desinteligente" Magda se metem. Mas o grande destaque dessa primeira temporada é, sem dúvidas, Cláudia Jimenes, que fez de Edileusa a melhor personagem do programa. Ela e Tom Cavalcante formaram uma dupla memorável. 

A primeira temporada é considerada quase por unanimidade como a melhor do programa, justamente por causa da presença de Cláudia Jimenes. No segundo ano, ela foi substituída por Márcia Cabrita, que depois deu lugar à Cláudia Rodrigues. As duas são ótimas atrizes e muito engraçadas, mas depois de assistir Cláudia como Edileuza, fica difícil ver outras atrizes no lugar dela. Apesar disso, O "Sai de Baixo" continuou fazendo sucesso até o seu término em 2002. Também já assisti vários episódios com Márcia Cabrita como Neide Aparecida e Cláudia Rodrigues como Sirene e achei todos muito bons.


Gravado ao vivo no Teatro Procópio Ferreira em São Paulo, uma das marcas registradas do "Sai de Baixo" era o improviso do elenco (alguns erros de gravação chegaram a ir ao ar, de tão engraçados) e a interação dos atores com a plateia, que era praticamente um personagem  do programa.

Entre os meus episódios preferidos da primeira temporada do "Sai de Baixo", estão "Corre que o Tarado Vem Aí", em que Edileusa é atacada por um suposto tarado; "Dona Caca Vem Aí", em que todos recebem a visita da mãe de caco, que é vivida pelo próprio Falabella; "Me Engana Que Eu Gosto", com a antológica participação de Lima Duarte, que enganou todo mundo do elenco ao fingir que ficou zangado de verdade com uma piada, e muitos outros. procurem trechos desses episódios no You Tube, que vocês vão rir muito. 

Para terminar, deixo vocês com um clipe de todas as aberturas do "Sai de Baixo":


Para continuar curtindo o "Sai de Baixo" é só ficar de olho toda terça, às 20h no Canal Viva e para saber mais sobre o programa é só clicar aqui e entrar no Memória Globo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário