Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

ESPECIAL BALACOBACO: MUITA DIVERSÃO NA NOVA NOVELA DA RECORD


"Balacobaco", a nova novela da Record que estreia na quinta, 04 de outubro, às 22:15hs, tem a missão de recuperar a audiência da emissora no horário, pois há algum tempo as novelas da Record estão com audiência muito abaixo do esperado. Escrita pela grande revelação da emissora, Gisele Joras, responsável pelas bem sucedidas "Amor e Intrigas" e "Bela, a Feia" e com direção geral de Edson Spinello, "Balacobaco" apostará na leveza, na comédia e no drama para tentar chamar a atenção do público. É uma novela com pegada bem popular, com estilo diferente das outras novelas que a emissora leva ao ar. As expectativas em torno dessa novela são bem grandes e a responsabilidade que caiu em cima dela também. Vamos saber mais sobre "Balacobaco"?

A HISTÓRIA

A jovem arquiteta Isabel (Juliana Silveira) vê sua vida desmoronar após enfrentar uma série de dificuldades. A situação é agravada quando sua irmã, Teresa (Juliana Baroni), morre enquanto pratica pesca submarina. O responsável pelo acidente é o inescrupuloso Norberto (Bruno Ferrari). Após a morte da irmã, Isabel, então, recebe a missão de revelar à sobrinha Taís (Letícia Medina) sobre sua paternidade. Assim, a menina inicia a incessante busca pelo pai biológico.
O caminho da protagonista se cruza com o de Eduardo (Victor Pecoraro). Dono de uma agência de turismo ecológico, seus projetos começam a desandar em função das armações do sócio Norberto, seu irmão de criação. Ao perder tudo, se aproxima de Isabel, dando início a uma conturbada relação.

PRINCIPAIS PERSONAGENS

ISABEL (Juliana Silveira)Arquiteta, Isabel está prestes a montar seu escritório em sociedade com Mirela (Thaís Pacholeck), sua grande amiga. É casada com Danilo (Roger Gobeth), um homem charmoso que a conquistou aos poucos. Ele acaba se revelando alguém extremamente mentiroso, enrolado em inúmeras falcatruas. Por isso, Isabel tem que recomeçar do zero. Sua luta agora é para recuperar o que perdeu, se reerguer profissionalmente e montar outra vez seu escritório. Passa a cuidar da sobrinha Taís, filha de sua única irmã, depois que ela entra em atrito com a avó Abigail (Sylvia Bandeira).

EDUARDO (Victor Pecoraro)Eduardo tem uma empresa de turismo ecológico chamada "Aventura Radical", que completa cinco anos e começa a recuperar o investimento inicial. É sócio de Norberto, mas desconhece sua péssima índole. Eduardo é o sócio majoritário. Usou parte da herança deixada pelo pai para montar a empresa. É seriamente prejudicado por Norberto. Namora Fabiana (Alice Assef), ex de Norberto.

TAÍS (Letícia Medina)Filha de Teresa, Taís vê sua vida sofrer uma reviravolta em um curto espaço de tempo, o que a leva a amadurecer muito cedo. Acredita que Nestor  (Victor Fasano) é seu pai e se dá bem com ele. Taís é filha de uma aventura juvenil de sua mãe.


DIVA (Bárbara Borges) A manipuladora noiva de Norberto, gêmea bivitelina de Dóris de quem é muito diferente em aparência, embora se igualem em péssimo caráter. Às vezes, Diva tem dúvidas se Norberto sente vergonha dela perante a família e os amigos, mas, de qualquer forma, está certa de que ele a ama. Diva o manipula através da “vidente” Madame Zenaide, que orienta as decisões de Norberto de acordo com as conveniências e orientações de Diva. Madame Zenaide é Cremilda, mãe trambiqueira de Diva e Dóris.

DÓRIS (Roberta Gualda)Dóris é atrapalhada, mau caráter e, sob certos aspectos, ingênua. Admira a beleza da irmã e gostaria que tivessem nascido com a mesma aparência. Ainda assim, ela é a musa absoluta do estudante de cinema Zé Maria, assistente de sua mãe, Cremilda. Ao lado de Zé Maria, ela se sente poderosa e linda. Ela é a protagonista de seus filmes experimentais. Seu objetivo é ser uma estrela de cinema.



NORBERTO (Bruno Ferrari)Dissimulado e covarde. Sócio de Eduardo, Norberto nutre por ele uma inveja doentia, embora faça muito esforço para disfarçar o sentimento. Não se conforma com o fato de não ter tido o mesmo capital de investimento inicial para a abertura da empresa, o que lhe tira a autonomia que gostaria de ter. É facilmente manipulado pela namorada, Diva, embora não se dê conta deste fato. Norberto também se ressente que Fabiana, sua antiga paixão, o tenha trocado por Eduardo e que os dois estejam namorando a sério. Além de ser obrigado a conviver com o sócio profissionalmente, ainda o tem muito próximo em sua vida pessoal, pois seu pai, Arthur (Luiz Guilherme), é casado com Lígia (Lu Grimald), a mãe de Eduardo. Planeja um golpe contra o sócio, prejudicando-o seriamente. Interessa-se por Isabel.

CREMILDA (Solange Couto)A trambiqueira mãe de Diva e Dóris, que vive de aplicar pequenos golpes em pessoas incautas, sempre com a ajuda de Zé Maria. Foi mãe solteira e aprendeu a se desdobrar das mais diversas e heterodoxas maneiras para criar as filhas. Tem inclinação para agir de forma inescrupulosa, sem enxergar nisso mal algum. Ela se faz de cega, de doente e arma inúmeras chantagens para conseguir algum benefício em proveito próprio.

ZÉ MARIA (Sílvio Guindane) Estudante de cinema e assistente de Cremilda em suas armações, Zé Maria sonha em ser reconhecido artisticamente. Zé Maria mora com Cremilda no Catete. É uma espécie de faz-tudo, levando sempre um percentual sobre os “lucros” de Cremilda. Gosta de impressionar os amigos da faculdade, tentando, de modo sempre patético, se passar por rico. Zé Maria é apaixonado por Dóris.


O QUE ACONTECE NO PRIMEIRO CAPÍTULO

Norberto sonha com a morte de Eduardo e conta para Diva ao acordar. Diva sugere que Norberto consulte a cartomante Madame Zenaide. Isabel e Mirela preparam a inauguração do novo escritório de arquitetura. Zé Maria, impulsionado por Cremilda, finge ser cego para conseguir dinheiro nas ruas, mas os dois quase são desmascarados e decidem inverter os papeis: Cremilda passa a se fingir de cega. A dupla encontra Patrick, fantasiado de frango, que estranha a cegueira da vizinha e sem querer revela as identidades dos amigos. Em conversa com Mirela, Isabel recorda um acidente ocorrido em sua adolescência. Norberto recebe 10 mil dólares conseguidos a partir de um trabalho ilegal. Norberto chega ao trabalho obcecado pela morte de Eduardo, enquanto Mauro e Adriana suspeitam de suas atitudes. Dóris conta para Diva que teve um pesadelo sobre um acidente do passado. Marlene propõe que sua filha Luiza faça um tour ecológico para conhecer um “bom-partido” português. Mancomunada com Diva, Madame Zenaide propõe que Norberto faça uma tatuagem nas costas e dê presentes caros para a namorada. Josias convida Dóris para conhecer o escritório de Isabel, que está vazio, para que possam namorar. Dóris resiste pensando em seu recente namorado, mas cede aos desejos do rapaz. Arthur reúne a família para receber Lucas, que está prestes a casar. Isabel leva Danilo para conferir as obras do escritório e são surpreendidos ao notar que o local não estava desocupado.


ENTREVISTA COM GISELE JORAS PARA O SITE "O FUXICO"



Reproduzo abaixo uma entrevista muito interessante que a autora Gisele Joras deu ao site "O Fuxico", onde fala um pouco sobre sua nova novela:

O Fuxico – Balacobaco é um folhetim extremamente tradicional e com atrativos bem populares, assim como "Avenida Brasil" e "Cheias de Charme", da Globo. Depois do fiasco de "Máscaras", houve alguma indicação da Record para que sua história fosse mais acessível e comercial?
Gisele Joras  – Eu escrevo por prazer e não por encomenda. Não tive essa preocupação. Eu estava em Londres e não acompanhei esse processo que centralizou algumas tramas em uma esfera mais popular e nem a crise de "Máscaras". O que me move nesta nova novela é, simplesmente, o gosto pela escrita. Não teve nenhum tipo de cobrança.
O FUXICO – Pela baixa audiência, "Máscaras" chegou ao fim cinco meses antes do previsto. Como você lidou com o pouco tempo para estruturar sua trama e estrear ainda em 2012?
GISELE JORAS - A sinopse de "Balacobaco" estava pronta há muito tempo. Escrevi os primeiros capítulos durante a minha estadia em Londres e intensifiquei o trabalho assim que cheguei ao Brasil, em agosto. Não passei grandes apuros para escrever a novela, porque toda a base estava pronta.


A trambiqueira Cremilda (Solange Couto) e suas filhas gêmeas malvadas Diva (Bárbara Borges) e Dóris (Roberta Gualda) terão bastante destaque em "Balacobaco"

O FUXICO – O título da novela "Balacobaco" é de responsabilidade da direção de teledramaturgia da emissora. Você é do tipo de autora que lida bem com essas interferências em seu trabalho?
GISELE JORAS – Televisão é um trabalho muito coletivo. Não dá para você querer emplacar apenas as suas ideias a todo momento. Eu respeito muito a opinião da minha equipe e da direção da Record.
O FUXICO – Mas ficou satisfeita com o título?
GISELE JORAS – Gostei bastante. Resume bem o espírito da trama e é mais divertido do que "Passado Próximo", que era o nome provisório. É uma trama solar e carregada de comédia, então acho que combinou.
O FUXICO – "Balacobaco" é seu terceiro trabalho seguido em parceria com o diretor Edson Spinello. Você se limita a escrever, ou chega a dar algumas sugestões na parte técnica da obra?
GISELE JORAS – Por conta do entendimento e da boa repercussão de "Amor e Intrigas" e "Bela, A Feia", a gente já tem todo um método de trabalho que dá muito certo. O sucesso de qualquer parceria é ter afinidade e confiança no outro. E eu confio na visão do Edson para o meu texto. Questões iniciais, como escolha de elenco, eu participo. Mas com a novela no ar, faço a minha parte, dou o melhor de mim na escrita e sei que ele estará fazendo a mesma coisa no estúdio.


VÍDEO DA NOVELA



Chamada eleitoral de "Balacobaco".


Clique aqui para ler a entrevista no site "O Fuxico".

Clique aqui para entrar no site oficial da novela e saber mais sobre ela.
Agora é só ficar de em "Balacobaco", a nova e agitada novela da Record!

Nenhum comentário:

Postar um comentário