Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O ASTRO CONCORRE AO EMMY COMO MELHOR NOVELA!


Fiquei muito feliz ao saber que "O Astro", remake da obra de Janete Clair, escrito pelo querido Alcides Nogueira em parceria com Geraldo Carneiro e com a colaboração de Vítor de Oliveira e Tarcísio Lara Puiati, foi indicada ao Emmy Awards na categoria Melhor Novela. Com direção de núcleo de Roberto Talma e direção geral de Mauro Mendonça Filho, "O Astro" contou com um grande elenco, que incluía atores veteranos como Regina Duarte, Daniel Filho, Francisco Cuoco, Rosamaria Murtinho e talentos da nova geração como Rodrigo Lombardi, Alinne Moraes, Thiago Fragoso e Carolina Ferraz.

A indicação de "O Astro" ao prêmio que  é considerado o Oscar da televisão, é mais do que merecida. Um reconhecimento ao trabalho dos autores e de toda a equipe da novela, que a transformaram num dos grandes destaques de 2011.

"O Astro" inaugurou o horário das 23 horas da Globo para novelas. Teve 64 capítulos e fez bastante sucesso de público e crítica. Foi muito elogiado o ritmo eletrizante da novela, sempre cheia de acontecimentos, deixando um gosto de quero mais em todos os capítulos. É claro que o número reduzido de capítulos ajudou a dar esse ritmo acelerado aos acontecimentos, mas o mérito de transformar a novela numa trama tão envolvente é do autor Alcides Nogueira e de sua equipe de roteiristas, aliados claro, ao ótimo elenco e direção.


Escrever a segunda versão de uma novela clássica como "O Astro" é um desafio grande e uma responsabilidade enorme, pois sempre surgirão comparações com a primeira versão e as chances de ser criticado são muito grandes, mas Alcides e sua equipe aceitaram o desafio sem medo de ousar e fizeram uma novela de grande qualidade, dando uma nova cara e um tom totalmente atual a uma história escrita há mais de 30 anos.

Em entrevista ao blog em abril deste ano, Alcides Nogueira disse o seguinte sobre o convite para escrever a nova versão de "O Astro" e sobre o prazer que teve ao trabalhar com uma equipe tão boa: "Foi um presente que o Roberto Talma deu ao Geraldo Carneiro e a mim. Sempre quis trabalhar com Talma, que é uma das pessoas que fazem a diferença em nosssa televisão. Já tinha sido parceiro de Geraldo, quando fizemos, com Maria Adelaide Amaral, o JK. Geraldo e eu trafegamos por universos muito parecidos. Fora ser uma pessoa maravilhosa. É um privilégio estar com ele. Nós dois contamos com a colaboração preciosa de Tarcísio Lara Puiati e Vitor Oliveira, dois jovens autores de muito talento. A direção-geral foi do Mauro Mendonça Filho, com quem já tinha trabalhado em Força de um Desejo. Estava tudo em família. Fora o elenco, de primeiríssima qualidade. Nem vou citar nomes, com medo de omissões, o que seria muito desagradável. Mas foi um dream-team! E o mais importante: nós estávamos fazendo uma nova leitura de uma das mais emblemáticas novelas de Janete. Foi um desafio... mas instigante. E eu gosto disso!".

O autor também falou das mudanças que realizou no remake: "A Globo, desde o início, deu toda a liberdade para que Geraldo e eu mexêssemos na história. E nós mexemos pra valer! Conservamos os pilares da história da Janete e modificamos personagens e tramas, para que a história não ficasse anacrônica. E, sem dúvida, os 64 capítulos ajudaram - muito - a agilizar a trama, eliminando as gorduras."

Assim como na primeira versão, o assassinato de Salomão Hayala (Daniel Filho) movimentou muito a novela e Regina Duarte brilhou na cena do último capítulo onde é revelado que Clô é a assassina do próprio marido. Essa é apenas uma das muitas cenas e momentos inesquecíveis de "O Astro", que sem dúvidas merece ganhar esse grande prêmio! Alguém ainda duvida de que a trama tem grandes chances de levar o Emmy?

Clique aqui aqui para ler ou reler a entrevista com Alcides Nogueira, que foi publicada em duas partes. E clique aqui para ler ou reler a entrevista que o roteirista Vítor de Oliveira, que foi colaborador em "O Astro", concedeu ao blog em março deste ano.

Agora só nos resta aguardar e torcer para que "O Astro" seja a grande vencedora. Que venha o Emmy!



Nenhum comentário:

Postar um comentário