Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

AVENIDA BRASIL: O FENÔMENO CHEGA AO FIM


Essa semana chega ao fim uma das novelas de maior repercussão dos últimos anos: "Avenida Brasil", do gênio João Emanuel Carneiro. A novela vai sair do ar com média de 39 pontos de audiência, a mesma da novela anterior, "Fina Estampa", mas sem dúvidas a repercussão de "Avenida Brasil" foi maior e muito mais positiva. Durante os meses em que foi exibida, a novela dominou as redes sociais e as conversas dos telespectadores, que discutiam os próximos acontecimentos da história. "Avenida Brasil" mobilizou o público e mexeu com as emoções dos telespectadores de uma maneira que só grandes clássicos da nossa teledramaturgia, como "Roque Santeiro" (1985) e "Vale Tudo" (1988) fizeram.  A novela se transformou indiscutivelmente num fenômeno que conquistou a todos e consagrou definitivamente João Emanuel Carneiro como o melhor novelista da atualidade.

Antes mesmo do início de "Avenida Brasil" afirmei aqui no blog que tinha certeza que João Emanuel Carneiro mais uma vez nos presentearia com uma ótima história. E não me enganei, pois "Avenida Brasil" chega ao final como o maior sucesso de repercussão e crítica do autor. É claro que nem tudo foi perfeito na novela. Eu mesmo reclamei uma vez aqui no blog e mesmo os maiores fãs da novela não puderam deixar de notar que "Avenida Brasil" passou por uma fase chata que durou mais ou menos 30 capítulos, onde a trama principal ficou parada e as tramas paralelas passaram a andar em círculos, com muitos acontecimentos repetitivos. Mas hoje reconheço que mesmo as melhores novelas costumam passar por uma fase mais devagar e isso não diminui em nada a qualidade da história que está sendo contada.


Depois do capítulo 150, quando entrou na reta final, "Avenida Brasil" voltou a apresentar um ritmo emocionante, cheio de revelações e acontecimentos eletrizantes. A vingança de Nina perdeu o sentido, Carminha demorou demais para ser desmascarada e houve muitos acontecimentos inverossímeis, mas nem assim o público perdeu o interesse pela novela, que tem batido recordes de audiência. Apesar de ter algumas falhas, basta analisar bem "Avenida Brasil" para concluir que os momentos bons foram em número muito maior e que o saldo da novela não poderia ser mais positivo. Os ótimos capítulos dessa reta final compensam a fase morna pela qual a novela passou e os recordes de audiência comprovam a paixão que a novela despertou no público.

Muitos foram os destaques de "Avenida Brasil". A guerra entre Nina e Carminha foi o que movimentou mais a trama e garantiu ótimos desempenhos das atrizes Débora Falabella e Adriana Esteves. Na pele da vingativa Nina, Débora despertou os mais diferentes tipos de sentimentos no público, que ficou em dúvida em vários momentos se torcia ou não pela protagonista. E Adriana com sua interpretação espetacular, transformou Carminha numa das maiores vilãs das telenovelas brasileiras.


Além de Débora e Adriana, destaco a interpretação sensível de Murilo Benício como o ingênuo Tufão e a atuação de Marcello Novaes em seu melhor personagem na TV, o vilão Max. Aliás, a família de Tufão garantiu alguns dos momentos mais divertidos da novela, com destaque para os ótimos desempenhos de Eliane Giardini, Letícia Isnard, Juliano Cazarré e das atrizes Cláudia Missura e Cláudia Protássio, que brilharam como as empregadas Janaína e Zezé. 


Ísis Valverde fez de Suellen, uma das melhores personagens da novela e Fabíula Nascimento em sua primeira novela, esteve ótima como Olenka, numa boa parceria com Heloísa Perissé. Vera Holtz e José de Abreu também estiveram ótimos, assim como Betty Faria, que entrou na metade da novela, no papel da divertida Pilar, sogra de Cadinho (Alexandre Borges). Muitos criticaram o núcleo de Cadinho e suas três mulheres, Verônica (Débora Bloch), Noêmia (Camila Morgado) e Aléxia (Carolina Ferraz) e só passaram a gostar quando eles se mudaram para o subúrbio, mas eu sempre me diverti muito com esse núcleo e gostei desde o início da novela.


Entre os momentos inesquecíveis e antológicos de "Avenida Brasil", destacam-se algumas cenas: Rita (Mel Maia) sendo abandonada no lixão; Carminha enterrando Nina viva; A família de Tufão na estrada; Carminha bêbada no lixão; Carminha se despedindo de Max antes de afundar o barco com ele dentro; A maravilhosa sequência em que Carminha é desmascarada pela família de Tufão e a emblemática cena do assassinato de Max. Algumas cenas foram tão bem realizadas que davam a impressão de estarmos assistindo a um filme. A direção e a equipe técnica de "Avenida Brasil" estão de parabéns.

A trilha sonora popular ao extremo da novela, também fez muito sucesso, assim como sua abertura, que é talvez, a que mais caiu na boca do povo até hoje. Quem nunca repetiu o famoso refrão Oi Oi Oi? E o efeito de congelamento no final dos capítulos? É sem dúvida o mais famoso efeito de encerramento de capítulos de nossas telenovelas. Esse efeito causou tanto frisson, que todo mundo passou a congelar suas fotos nas redes sociais.


Concluindo: tudo o que se refere à "Avenida Brasil" transformou-se merecidamente em fenômeno. João Emanuel Carneiro usou toda a sua habilidade como escritor para despertar o interesse do público e criou uma novela antológica que vai entrar para a história da teledramaturgia e deixará muitas saudades em quem teve o privilégio de acompanhá-la.



3 comentários:

  1. Excelente texto, define bem Avenida Brasil.

    Uma novela que não víamos á anos, acho que desde Senhora do Destino. Um verdadeiro fenômeno que merece todo sucesso, afinal foi quase perfeita. Digo quase, porque também andei desanimado por uns capítulos, e nem foi pelos polêmicos furos e sim por uma certa enrolação apesar de não ver barriga, a trama passou por uma fase bem sossegada que chegou a ficar cansativa, mas isso se torna simplesmente NADA perto do que Avenida Brasil vem oferecendo em sua reta final, e perto do que foi como todo. JEC deu uma boa sacudida no gênero que andava estagnado já há muito tempo, ele fez de Avenida Brasil uma novela única, claro que com o apoio determinante da direção que tbm fez um magnífico trabalho. A grande inovação da trama, para mim foi o tratamento cinematográfico dado, seja na fotografia, acabamento das cenas, trilha, desenvolvimento do enredo, diálogos, enfim Avenida Brasil sem dúvida será um marco, referencia de um novo estilo de se fazer novela! Merece todo esse sucesso.

    Abraços!


    http://brincdeescrever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Texto perfeito, vc deu o braço a torcer pela "enroladinha" que JEC deu depois do capítulo 100 né?
    A novela está entre as 10 melhores que vi, se não a melhor!!!

    Eu admiro muito seu trabalho Leandro!
    Por manter um blog sozinho, sempre atualizado e com uma ótima escrita!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Avenida Brasil será eternamente minha número 1. Eu amo essa novela de verdade

    ResponderExcluir