Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de abril de 2012

TIETA: UMA NOVELA CLÁSSICA!



Sou fã da teledramaturgia brasileira e uma das novelas que eu mais tinha vontade de assistir foi ao ar em 1989, quando eu nem era nascido. Trata-se de "Tieta", novela de Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Morethzon, baseada no romance "Tieta do Agreste", de Jorge Amado. Sempre que via alguma cena da novela no "Vídeo Show" (geralmente a cena do último capítulo, onde Perpétua diz: "eu mato essa quenga com minhas próprias mãos"), minha vontade de assisti-la aumentava ainda mais, pois tinha certeza que era tão ou mais divertida que outras novelas de Aguinaldo Silva, como "A Indomada".

No final do ano passado achei na internet a versão de 2002 exibida em Portugal em 140 capítulos e comecei a assistir. Terminei de ver a novela essa semana e me diverti muito durante esses 140 capítulos.

"Tieta" merece a fama de novela clássica que carrega, não só por ter sido um grande sucesso de audiência, mas por ser uma novela tão bem feita, com personagens ricos, bem construídos e inesquecíveis, sem contar o ótimo elenco. "Tieta" tem o mesmo estilo das outras novelas regionalistas de Aguinaldo Silva: a trama se passa em uma cidadezinha do interior do Nordeste (Santana do Agreste, na Bahia), traz personagens caricatos e cheios de sotaque, situações engraçadas e até meio absurdas e uma pitada de realismo fantástico.

Muitos são os destaques de "Tieta", mas as personagens femininas são as mais fortes e bem definidas, a começar pela exuberante Tieta, vivida brilhantemente por Betty Faria, que volta à cidade de Santana do Agreste vinte anos depois de ter sido expulsa pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos). Ela chega rica e disposta a se vingar de todos que a humilharam. Com ela vem Leonora (Lídia Brondi), sua suposta enteada, mas o que todos ignoram é que Tieta é cafetina em São Paulo e Leonora é apenas uma de suas meninas. A chegada de Tieta agita a vida dos moradores da cidade e ela se envolve com o próprio sobrinho, o seminarista Ricardo (Cássio Gabus Mendes), filho da beata Perpétua (Joana Fomm), invejosa irmã de Tieta que a detesta.

Joana Fomm fez de Perpétua a personagem mais divertida da novela. As cenas de briga entre ela e Tieta são hilárias, assim como as cenas em que Perpétua olha a misteriosa caixa branca. Aguinaldo Silva  disse que não revelou o conteúdo da caixa branca, e nem precisava, pois ao longo da novela são feitas várias insinuações do que pode ter na caixa e quem prestou atenção  não tem dúvidas a respeito do que Perpétua escondia lá dentro... (risos).

Perpétua fingindo-se de cega, uma de suas muitas armações na novela.

Além de Tieta e Perpétua, gostei muito de Carmosina (Arlete Salles), que passou a novela quase toda virgem, Dona Milu (Miriam Pires), que tinha o famoso bordão "mistério"; Elisa (Tássia Camargo), sonhadora irmã de Tieta e Perpétua, e Tonha (Yoná Magalhães), mãe de Elisa e madrasta de Tieta e Perpétua que sofria muito nas mãos do velho Zé Esteves. Também fez sucesso o Coronel Artur da Tapitanga (Ary Fontoura), que explorava várias garotas a quem chamava de "rolinhas" e os "cavalheiros do Apocalipse", os amigos Ascânio (Reginaldo Faria), Osnar (José mayer), Timóteo (Paulo Betti) e Aminthas (Roberto Bomfim), que viviam bebendo juntos. Não dá pra esquecer também a famosa mulher de branco, "assombração" que atacava os homens da cidade de madrugada. Enfim, são muitos personagens marcantes, não dá para falar de todos.

Adorei a novela, gostei muito mesmo. Aproveitei e li também o romance e pude perceber que ele e a novela são muito diferentes. Aguinaldo não teve medo de mexer no livro e criou praticamente uma nova história com várias tramas e personagens inexistentes no romance, mas a sensualidade, a crítica social e o clima irônico de Jorge Amado foram preservados e tornam a novela irresistível. 

"Tieta" foi a primeira novela exibida após o fim da Censura e ousou muito ao mostrar uma mulher (Isadora Ribeiro) totalmente nua na abertura, algo impensável nos dias de hoje. A novela também tem cenas de nudez e diálogos eróticos e de duplo sentido que "chocariam" a atual classificação indicativa. Aguinaldo também abordou o fanatismo religioso através do pastor Hilário (Jorge Dória), que criava uma igreja e explorava os pobres de Santana do Agreste cobrando altos dízimos. Assistindo "Tieta" só percebemos o quanto a TV de hoje em dia ficou careta, pois várias cenas e situações mostradas na novela, jamais seriam permitidas pela atual classificação indicativa, a nova Censura. Houve um grande retrocesso nessa questão.

No entanto, nem tudo é perfeito em "Tieta". Na novela, Tieta vem para se vingar do povo do Agreste, mas no decorrer da história essa vingança vai se diluindo até ser totalmente esquecida. Era uma vingança meio sem sentido e os próprios autores perceberam isso e a tiraram da história, pois Tieta é uma pessoa do bem, sem maldade no coração. Em vez de se vingar, ela faz é ajudar o povo da cidade. As cenas dos cavalheiros do apocalipse também ficam monótonas e cansativas em alguns momentos, pois eles só bebem e falam da vida das pessoas da cidade.

Mas esses pequenos deslizes não chegam a comprometer a qualidade da novela. "Tieta" é uma novela atemporal, não envelhece nunca e é capaz de seduzir em qualquer época. O próprio Aguinaldo Silva a considera seu melhor trabalho na televisão. São novelas como "Tieta" que desmentem a teoria de Aguinaldo de que "novela é um produto tão descartável quanto o jornal de ontem". Não é. Há novela inesquecíveis que marcam para sempre e "Tieta" é uma delas.


3 comentários:

  1. Essa novela esta em primeiro lugar no meu TOP 10!
    Era criança quando passava, mas como eu gostava de ver essa novela!
    Muitos bordões: "Ciniraaaaa", "Como dizia Dona Milu:Mistério" que até usavam em outras novelas, a fotografia, o elenco maravilhoso e a trilha sonora...fantástica.
    Parabéns Leandro de lebrar dela!
    Bjs Elaine Procópio

    ResponderExcluir
  2. também comecei assistir os capítulos pelo youtube, mais como fiquei sem tempo acabei deixando de assistir, mais pretendo voltar e acompanhar o resto da historia. Por incrível que pareça estou lendo o romance. A historia é ótima, tanto no livro, quanto na TV. Gostaria de ver uma novela assim hoje, em dia, mais sabemos que é difícil, quase impossível, com essa "censura" disfarçada que se instalou hoje em dia.
    http://brincdeescrever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. UMA OBRA QUE NOS TRANSPORTA PARA O COTIDIANO DE SEUS PERSONAGENS. TIETA É O QUE HÁ DE MELHOR!

    ResponderExcluir