Pesquisar este blog

sábado, 7 de abril de 2012

ONDE ESTÁ A NOVA PROGRAMAÇÃO?


Essa foi a semana de estreia da nova programação da Globo. "Nova programação"? Na verdade, novas temporadas de velhos programas. Tudo ficou praticamente como estava. 

Às segundas-feiras, "Tela Quente" voltou a apresentar filmes inéditos que nem sempre fazem jus ao título da sessão, pois as vezes são "frios" e sem graça; terça-feira as divertidas confusões de "Tapas & Beijos" e o jornalismo do "Profissão Repórter" voltaram em novas temporadas. De novo mesmo, só o seriado "Louco Por Elas", que estreou em março; às quartas continua o futebol e às quintas-feiras, mais uma temporada da velha "A Grande Família", que já está mais do que requentada. "As Brasileiras", que começou em fevereiro, segue presentando seus episódios e logo depois, começou outra temporada do insosso "Globo Mar"; a "novidade" das sextas-feiras, que vai ao ar depois do "Globo Repórter", é a volta do "Casseta e Planeta" (que trocou o "urgente" por "vai fundo") e aos sábados, o "Zorra Total", que nunca tira férias, apresenta poucas novidades. A única grande estreia da programação nesse mês é a nova novela das sete, "Cheias de Charme", mas isso não conta, pois novelas começam em qualquer época do ano.



A pergunta é: cadê a nova programação? Por que sempre os mesmos programas e tão poucas novidades? É natural que um programa bem sucedido em audiência, ganhe novas temporadas, como o excelente "Tapas & Beijos", que foi o melhor programa de humor do ano passado e volta com uma segunda temporada; já "A Grande Família", que já foi o melhor humorístico da emissora, está cada vez mais desgastado e já não faz rir tanto. Não é para menos: depois de 10 temporadas, não há programa que continue se mantendo original e com muitas novidades. A culpa não é dos roteiristas, nem dos atores. Ninguém tem culpa. Apenas as possibilidades de novas situações envolvendo os personagens ficam cada vez mais escassas e é melhor o programa acabar enquanto ainda faz sucesso, do que cair de qualidade e de audiência, algo que já vem acontecendo com "A Grande família". Está na hora de investir em algo novo. Bons roteiristas para criar novos programas estão sobrando, o que falta é a emissora criar coragem de substituir "A Grande Família", cujo auge já passou há muito tempo.

Outro  que já deu o que tinha de dar é o "Casseta e Planeta". Quando o programa saiu do ar depois de 15 anos, os humoristas disseram que iriam descansar por um tempo e voltariam com um novo programa. Cadê o "novo programa"? O "Casseta e Planeta" só mudou de nome, dia, horário e qualidade, pois o que vemos no ar é um programa de humor apelativo e piadas gastas e sem graça. A audiência do primeiro programa foi de apenas 15 pontos.

"Tapas & Beijos" entrou às terças e se deu bem...
Já o "Casseta e Planeta" em novo dia e horário se deu mal.

Isso é o que acontece com programas que ficam muitos anos no ar: vão perdendo o poder de atrair e se tornam monótonos e cansativos. Na Globo, além de "A Grande família" e "Casseta e Planeta", são muitos os programas nessa situação: "TV Globinho", "Mais Você", "Sessão da Tarde", "Malhação", "Aventuras do Didi", "Domingão do Faustão"... Todos tem audiência abaixo da esperada e já não nos atraem como antes, mas infelizmente parece que já houve uma acomodação, e isso é preocupante.

Todos sabemos que a Globo é uma emissora que respeita muito o telespectador. Dificilmente ocorre alguma mudança brusca na programação, ao contrário de emissoras como SBT e Record, que logo tiram um programa do ar quando ele não corresponde às expectativas de audiência; mas mudanças são necessárias em qualquer emissora, especialmente quando há um desgaste, como nos programas citados acima.

Nós telespectadores, gostamos de novidades e atualmente, quando são poucos os programas da TV aberta que chamam nossa atenção, elas são mais do que bem vindas. Está na hora de uma nova programação de verdade não só na Globo, mas em todas as principais emissoras. Uma nova programação que traga de volta o nosso prazer de sentar em frente à televisão.






Nenhum comentário:

Postar um comentário