Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

LADO A LADO REAGE E PRESENTEIA O TELESPECTADOR COM ÓTIMAS SEQUÊNCIAS


Desde sua estreia, em setembro do ano passado, "Lado a Lado", dos autores estreantes João Ximenes Braga e Cláudia Lage, é considerada uma boa novela, com uma história interessante e um elenco de qualidade, que está em total sintonia com o texto dos autores. Infelizmente a novela sofreu com a baixa audiência desde o início e ganhou o indesejável título de pior audiência do horário das seis. Muitos são os fatores que podem ter levado a isso: horário de verão, festas de fim de ano, etc. É difícil determinar os motivos que levam uma novela a ser sucesso ou fracasso.

Mas uma coisa que todos que acompanham a novela perceberam desde o início, é que a história tinha um ritmo demasiado lento, com pouco ou nenhum acontecimento em alguns capítulos. Essa falta de acontecimentos, bem como os ganchos fracos e tramas paralelas desinteressantes, fizeram muitos telespectadores reclamarem, mas desde a semana passada "Lado a Lado" reagiu e vem apresentando capítulos movimentados, com ritmo ágil e cheios de revelações. 

Os capítulos dessa quarta e quinta foram os melhores exibidos até agora. Neles, Isabel (Camila Pitanga) finalmente descobriu que seu filho Elias (Cauê Campos) continua vivo e que foi roubado por Constância (Patrícia Pillar) ainda bebê, com a cumplicidade de Berenice (Sheron Menezzes) e Zenaide (Ana Carbatti). O resultado disso foram ótimas cenas onde as atrizes brilharam como nunca. Camila Pitanga e Patrícia Pillar dominaram a novela nas sequências em que a verdade sobre o que aconteceu veio à tona. O desempenho das atrizes nesses momentos decisivos foi literalmente de tirar o fôlego, em cenas perfeitas e impactantes, que finalmente tiraram a novela daquele "chove-não-molha". 

Isabel bateu em Constância...

A cena em que Isabel invade a casa de Constância e dá um super-tapa que a vilã merecia há muito tempo, foi PERFEITA! Outras cenas que já entraram para a galeria de melhores da novela: Isabel fazendo Berenice e Zenaide comerem pimenta para pagar as maldades que fizeram com Elias; Isabel humilhando Constância em público durante um evento beneficente e a cena em que Constância revela toda a verdade para o marido, Assunção (Werner Schunemann). Patrícia Pillar brilhou como nunca! Ela consegue transmitir com perfeição os sentimentos dessa mulher terrível que acha que as maldades que faz estão corretas, tudo em nome da "moral e dos bons costumes". Constância já faz parte da galeria de personagens inesquecíveis dessa grande atriz.

A audiência da novela, como não poderia deixar de ser, com todas essas sequências maravilhosas, também reagiu e desde a semana passada, vem subindo gradativamente. O capítulo dessa quarta bateu recorde de audiência, com 25 pontos. Se a novela continuar com esse ritmo até o seu final, com certeza, a audiência continuará boa.

... E esfregou pimenta sem piedade nos olhos da malvada Berenice

João Ximenes Braga e Cláudia Lage deixaram claro desde o início de "Lado a Lado", que são dois autores muito talentosos. Os dois, que contam com a supervisão do mestre Gilberto Braga, infelizmente se acomodaram um pouco durante a novela, pois poderiam ter mexido mais na história e deixado a novela mais ágil e com mais acontecimentos. Embora pareça que a "Lado a Lado" finalmente tenha melhorado o seu ritmo, pode ser tarde para reverter a média geral baixa, mas sem dúvidas, deixará uma boa lembrança em seus telespectadores. É melhor acertar mesmo que seja já na reta final, do que permanecer com uma novela super-lenta até o fim. "Lado a Lado" merece uma audiência melhor, mas para isso a história também precisa ter mais reviravoltas para manter o público de olho no folhetim. 

Independente de audiência, Cláudia e João merecem outras chances como novelistas, pois assim como Lícia Manzo, de "A Vida da Gente", os dois já deixaram claro que sabem criar boas histórias. Vamos torcer para que "Lado a Lado" mantenha esse ritmo até o fim e que a audiência continue ascendente. Vamos ficar de olho na reta final dessa ótima história!



2 comentários:

  1. Sempre tentei ver Lado a Lado com bons olhos, achei uma trama bem produzida, caprichada, com um bom elenco, uma proposta bacana e uma forte trama central, mas sei lá, isso tudo não era suficiente para me prender, a trama não era instigante. Confesso que tramas de época, nunca me apeteceram muito e sempre tive resistência a este estilo, mas notei este ritmo lento, e também senti falta de boas tramas paralelas, sem falar que me incomodava certos didatismos, tanto que a novela parecia dar uma aula de história. Sempre parava para ver, e quase sempre gostava do que via, principalmente pelas atrizes, (Camila, Marjorie e patrícia que estão dando um show) mas não me sentia atraído para ver no dia seguinte. Acompanhava a história pelos resumos da internet mesmo. Embora achasse tudo isso, não pude deixar de ver o acerto de contas de Izabel com Constância, as chamadas me convidaram a ver o capítulo, e não me arrependi. este clímax da novela, promoveu os melhores momentos da trama, sequencias maravilhosas, cenas e diálogos perfeitos e o elenco brilhando. Primeiro senti ódio da tal Zenaide maltratando o pobre Elias, depois vibrei quando Izabel descobriu que o filho estava vivo, aí vei o tapa em Constância, Zenaide e Berenice comento pimenta (Sensacional), a humilhação que Izabel fez a tal catarina, e a melhor para mim, a humilhação que Izabel fez Constância passar em público. Impossível não identificar a influencia do supervisor Gilberto Braga, principalmente na cena em que Izabel humilha Catarina, genial. Já vi três capítulos consecutivos, e pretendo ver mais, acho que agora a trama engrena, deixando um pouco de lado este componente histórico e apostando no mais autentico folhetim melodramático, Lado a Lado só tem a ganhar. é uma pena que isto tenha demorado tanto, a novela merecia uma audiência muito melhor que a que vinha tendo. E sim, os autores podem se orgulhar do trabalho que fizeram, pois já provaram serem talentosos, acho que aprendendo com os equívocos desse primeiro e aprimorando no próximo, essa dupla tem tudo para ainda realizar grandes sucessos. Torço por isso. E viva Lado a Lado, a melhor novela no ar atualmente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei de Lado a Lado desde o início e foram dois os motivos que me fizeram assistir a novela: a boa história principal e o ótimo elenco, que conta com três de minhas atrizes preferidas: patrícia Pillar, Camila Pitanga e Marjorie Estiano, além de muitos outros ótimos atores e atrizes. Confesso que as tramas paralelas nunca chamaram muito minha atenção e que andei meio desanimado agora na metade da novela, mas nunca parei de ver. Lado a Lado merecia mesmo uma audiência muito melhor e acho uma pena que o público não tenha se interessado muito por ela. Mas a trama vem sendo bastante elogiada e acredito que o saldo será positivo, apesar de tudo. Torço para que a novela continue nos proporcionando ótimos momentos até o final e que sua audiência suba, pois ela merece. Abraço!

      Excluir