Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

RECORDANDO: 10 NOVELAS INESQUECÍVEIS

Resolvi fazer uma lista de minhas 10 novelas preferidas, aquelas que mais me marcaram, as que eu mais gostei. Curiosamente metade delas são da década de 1980 ou início da década de 1990 e eu só fui conhecê-las pelas reprises ou assistindo em DVD, mas me marcaram tanto que ocupam os primeiros lugares da minha lista. Confiram:

1° LUGAR: MULHERES DE AREIA (1993)



Ivani Ribeiro é minha autora preferida e três de minhas novelas preferidas são dela. Conheci "Mulheres de Areia" na primeira reprise da novela em 1996, quando eu tinha apenas seis anos, mas só lembrava pouquíssimo das gêmeas Ruth e Raquel (Gloria Pires) e do Tonho da Lua (Marcos Frota). Só fui conhecer e história pra valer em 2010, quando a assisti em DVD e com a segunda reprise da novela no "Vale a Pena Ver de Novo" em 2011. Tinha certeza de que a novela era excelente antes mesmo de assisti-la e não me enganei. 

"Mulheres de Areia" é um folhetim perfeito, com todos os ingredientes que caracterizam as boas novelas. Texto maravilhoso, uma ótima história e um elenco marcante. Gloria Pires esteve simplesmente perfeita como Ruth e Raquel. A gêmea malvada, claro, é a minha preferida. Outros personagens que eu adorei na novela são: Isaura (Laura Cardoso), Da Lua, Malu (Viviane Pasmanter), Virgílio (Raul Cortez), Tônia (Andréa Beltrão) e muitos outros.


Fotos da primeira e da segunda versão da novela

Entre as cenas inesquecíveis de "Mulheres de Areia", cito: A cena do primeiro capitulo em que Raquel destrói as esculturas de Tonho; A viagem de lua de mel de Marcos (Guilherme Fontes) e Raquel em Nova York; A cena em que Marcos expulsa Raquel de casa ao descobrir que ela tem um caso com Wanderley (Paulo Betti); O acidente de barco das gêmeas; A cena em que Isaura leva comida a Raquel e ficamos sabendo que ela está viva; O reencontro de Ruth e Raquel e as cenas em que ela aparece viva para todos; O acidente de carro de Raquel e muitas outras.

Não me canso de elogiar "Mulheres de Areia". É minha novela preferida. Vou parar agora ou ela vai ocupar o post inteiro. Vamos à segunda posição.

2º LUGAR: VALE TUDO (1988)



Estou assistindo "Vale Tudo" em DVD e estou adorando. A novela de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, continua atual até hoje e retrata com perfeição o momento econômico no qual o Brasil vivia, ao discutir valores como honestidade através da oposição entre mãe honesta (Raquel, Regina Duarte) e filha mau caráter (Maria de Fátima, Gloria Pires).

"Vale Tudo" é uma novela onde tudo funcionou perfeitamente bem. Não é à toa que é considerada por unanimidade uma das melhores novelas já exibidas na TV brasileira. É uma história de ritmo ágil, com uma reviravolta atrás da outra, sempre nos surpreendendo com seus muitos acontecimentos.



Entre os destaques do elenco estão Regina Duarte, Gloria Pires, Beatriz Segall (perfeita como Odete Roitman), Renata Sorrah (Heleninha é uma de suas melhores personagens), Antônio Fagundes (Ivan), Cássio Gabus Mendes (Afonso), Lília Cabral (Aldeíde), Lídia Brondi (Solange) e muitos outros.

Cenas inesquecíveis de "Vale Tudo": Raquel descobrindo que Fátima vendeu sua casa e a deixou na rua; Fátima humilhando Raquel quando a mãe chega no Rio de Janeiro atrás dela; Raquel batendo em Fátima e rasgando seu vestido de noiva; Helena bêbada fazendo um escândalo num bar; Odete ameaçando Raquel; A corrida dos personagens para evitar que as pessoas comessem uma maionese que Odete estragou para fechar o restaurante de Raquel, etc. Ainda não cheguei no capítulo em que Odete é assassinada, mas todos já sabemos o quanto essa cena é emblemática.

"Vale Tudo" é uma novela obrigatória para qualquer telemaníaco. Sem mais!

3º LUGAR: A VIAGEM (1994)



Outra novela de Ivani Ribeiro. Assisti "A Viagem" na segunda reprise da novela em 2006 e adoraria rever novamente. É a melhor novela já feita sobre  o espiritismo. Minhas cenas preferidas de "A Viagem" são as do espírito de Alexandre (Guilherme Fontes) atormentado as pessoas a quem julga responsáveis por sua desgraça. Um grande sucesso! Uma novela inesquecível onde Ivani mostrou mais uma vez porque é considerada até hoje uma das melhores autoras de novelas do Brasil.

4° LUGAR: A GATA COMEU (1985)



A primeira novela de Ivani Ribeiro que eu assisti, quando reprisou pela segunda vez em 2001. Revi em DVD esse ano e mais uma vez adorei. É uma novela deliciosa, uma comédia romântica que embora exibida no horário das seis, poderia passar tranquilamente às sete da noite. O que eu mais gosto nas novelas de Ivani, é que ela não se repetia muito. Suas novelas sempre eram diferentes umas das outras. Basta analisar as novelas que citei aqui: "Mulheres de Areia" é um folhetim de estilo clássico; "A Viagem" apresenta o espiritismo como pano de fundo e é uma história mais densa; Já "A Gata Comeu" é uma comédia romântica leve. Todas fizeram muito sucesso. Ela escreveu também novelas de época, policiais, adaptação de livros e até de ficção científica. Tenho muita vontade de assistir outras novelas dela, como "Final Feliz" (1982), "Amor Com Amor Se Paga" (1984), "Hipertensão" (1987) e "O Sexo Dos Anjos" (1989). Torço para que ainda reprisem no Canal Viva ou pelo menos no "Novelão" do "Vídeo Show".

5º LUGAR: TIETA (1989)



Assisti "Tieta" em DVD no ano passado e adorei. Aguinaldo Silva fez uma ótima adaptação do livro de Jorge Amado e transformou "Tieta" em sua melhor novela. Uma comédia regionalista cheia de elementos do realismo fantástico. Uma novela inesquecível, com uma ótima história e um ótimo elenco. Os maiores destaques são sem dúvida, Betty Faria como Tieta e Joana Fomm, como a malvada e divertida Perpétua. A novela é cheia de histórias e personagens marcantes. Entre as cenas inesquecíveis estão a volta de Tieta a Santana do Agreste depois de mais de vinte anos e a cena em que Tieta arranca a peruca de Perpétua, revelando a todos que ela é careca. Se você ainda não assistiu "Tieta", vale muito a pena. Recomendo!

6º LUGAR: A FAVORITA (2008)



Considero "A Favorita" a melhor novela de João Emanuel Carneiro e uma das novelas mais ousadas da TV brasileira. João Emanuel inovou ao não revelar de cara quem era a heroína e a vilã da trama. No início a audiência foi ruim, mas depois da revelação de que Flora (Patrícia Pillar) era a grande vilã da história, aconteceram várias reviravoltas e a novela foi se tornando cada vez melhor, com Flora aprontando muito e se tornando uma das grandes vilãs das telenovelas. Considero Flora a vilã mais malvada de João Emanuel. Ela era uma verdadeira psicopata e assassina perigosa, capaz de fazer as maiores maldades sem sentir nenhum remorso. Gostei de "A Favorita" do começo ao fim e a considero uma das melhores novelas que assisti.

7° LUGAR: LAÇOS DE FAMÍLIA (2000)



A melhor novela de Manoel Carlos. Em "Laços de Família" Maneco usou como nunca a sua habilidade de prender a atenção dos telespectadores, com uma história emocionante, cheia de cenas marcantes e um elenco primoroso. Assisti "Laços de Família" na reprise de 2005. É uma novela especial, que deixou muitas saudades. Está na minha lista de novelas inesquecíveis.

8º LUGAR: AVENIDA BRASIL (2012)



"Avenida Brasil" foi exibida esse ano, mas nem é necessário falar no sucesso e na repercussão da novela, que literalmente parou o país em seu último capítulo. Apesar da fase chata que durou mais ou menos 40 capítulos da novela, a reta final de "Avenida Brasil" trouxe uma sucessão de cenas emblemáticas que vão ficar na nossa memória para sempre. A novela consagrou definitivamente João Emanuel Carneiro e deixou muitas saudades.

9º LUGAR: COBRAS & LAGARTOS (2006)



Outra novela de João Emanuel Carneiro ocupa o nono lugar da minha lista. "Cobras & Lagartos" é sua novela mais divertida e uma das melhores novelas das sete já exibidas. A família de Foguinho (Lázaro Ramos) protagonizou momentos hilários ao longo da novela, assim como a divertida Milu (Marília Pêra). Acho uma pena que "Cobras & Lagartos" ainda não tenha passado no "Vale a Pena Ver de Novo". Quem sabe um dia, não é?

10º LUGAR: DA COR DO PECADO (2004)



Encerro a lista com outra novela de João Emanuel, "Da Cor do Pecado", a primeira dele. Apesar de ser contra a sua segunda reprise em tão pouco tempo, a novela é ótima e merece todo o sucesso que fez na exibição original. Naquela época, João Emanuel já demonstrava ter potencial para ir longe como autor de novelas. 

Essa é a minha lista de 10 novelas inesquecíveis. Mas há muitas outras novelas: "O Cravo e a Rosa" (2000), "Alma Gêmea" (2005), "Força de um Desejo" (1999), "A Indomada" (1997), "História de Amor" (1995), "Uga Uga" (2000), "Barriga de Aluguel" (1990), "Por Amor" (1997), "Anjo Mau" (1997), "Xica da Silva" (1996), "Senhora do Destino" (2004), "O Profeta" (2006), "Cama de Gato" (2009), "Paraíso Tropical" (2007), "Ti Ti Ti" (2010), "Belíssima" (2005) e muitas, muitas outras. 

Elas não estão necessariamente na ordem de preferência. Sabemos que todas as listas são muito subjetivas e que estamos sempre mudando de opinião. Essa lista é mais para dar a vocês uma ideia das novelas que mais gostei de assistir até hoje, independentemente da ordem em que elas aparecem aqui.

E você? Quais são suas novelas inesquecíveis?




17 comentários:

  1. João Emanuel Carneiro tem 3 novelas tb na sua lista heinnnn!!
    Empatou com Ivani! rs

    Bela lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, são quatro novelas do João Emanuel na lista, uma a mais que a Ivani. Até hoje eu só assisti três novelas da Ivani e todas estão na lista. Meus três autores preferidos são Ivani Ribeiro, João Emanuel Carneiro e Gilberto Braga. Também gosto muito de Walcyr Carrasco, Aguinaldo Silva, Alcides Nogueira, Duca Rachid, Thelma Guedes e muitos outros.

      Excluir
  2. Adorei sua lista, as novelas de Ivani não vi na íntegra, somente em cenas do vídeo show, youtube e algumas cenas nas reprises. Vale Tudo comprei a versão romanceada adaptada por mauro Alencar e adorei, Tieta assisti boa parte pelo youtube, mas não consegui ver na íntegra. Enfim existem muitas novelas que gostaria de ter visto, e realmente acho que perdi os melhores anos da teledramaturgia rs. Comecei á partir dos anos 2000, Laços de Família foi a primeira novela que acompanhei de cabo a rabo, e a partir daí é que as novelas me fisgaram de vez. Gosto de vários autores e quase todos eles, tiveram seus grandes momentos. Aí vai uma lista com minhas dez novelas favoritas, gosto de todas, mas tentei estabelecer uma ordem!

    1 - senhora do destino
    2 - laços de Família
    3 - Avenida Brasil
    4 - A Favorita
    5 - Cheias de Charme
    6 - Mulheres Apaixonadas
    7 - Da cor do pecado
    8 - Celebridade
    9 - O clone
    10 - Cobras e lagartos

    Gostaria muito de ver, Por amor, Roque Santeiro, Dancin' days, Selva de pedra, Vale Tudo entre outras!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assisti alguns capítulos de Dancin' Days e adorei. Foi a primeira novela de Gilberto Braga no horário nobre. Pretendo comprar o DVD. Outra novela do Gilberto que eu tenho em DVD é Escrava Isaura (1976). Comprei no início do ano, mas ainda não tive tempo de assistir, rs. A novela dele que eu mais tenho vontade de assistir é Água Viva (1980), pois li a versão em livro e adorei. Espero que a Globo continue lançando suas novelas clássicas em DVD. Os telemaníacos agradecem!

      Excluir
    2. Eu tmb quero muito que eles continuem lançando novelas em DVD. Assiti toda Dancin' Days e ainda vou ver Irmão Coragem e todas as outras

      Excluir
  3. EU TAMBÉM AMO IVANI RIBEIRO.SÃO NOVELAS INESQUECÍVEIS.PRINCIPALMENTE A VIAGEM E A GATA COMEU.NÃO SOU MUITO FÁ DE MULHERES DE AREIA MAS GLÓRIA PIRES ARREBENTOU.VALE TUDO LEMBRO QUE PAROU O PAÍS E ACOMPANHEI A REPRISE NO VIVA, NÃO EH UMA DAS MINHAS FAVORITAS.NOVELAS COMO ESSA.A FAVORITA.AVENIDA BRASIL SÃO MUITO PESADAS JÁ VIVEMOS ISSO DIARIAMENTE GOSTO DE NOVELA LEVES ...NA SUA LISTA GOSTO MUITO DE TIETA UMA DAS MINHAS INESQUECÍVEIS TAMBÉM COMO RAINHA DA SUCATA QUE O VIVA IRÁ REPRISAR..DONA BEIJA ASSISTIR A PRIMEIRA VEZ COM 13 ANOS.MAITE LINDA INESQUECÍVEL.NOVELAS ENGRAÇADAS DO SILVIO COMO CAMBALACHO E SASSARICANDO..DEVERIAM FAZER RAMAKES DESSAS NÃO ESSA CHATA DE GUERRA DOS SEXOS.

    ResponderExcluir
  4. pois pra mim foram as melhores Mulheris apaixonadas,Cara e coroa,America,Caminho das Indias,Aviagem,Tititi, Gata comeu, beleza pura, um anjo caio do ceu, emfim toda novela que tem a atriz Christiane Torlone são as melhoris não sitei todas mas onde tem Christiane sai pefeito mas essas são as minhas favoritas porque essa atriz é de mais amo ela ....

    ResponderExcluir
  5. Eu amo "Torre de Babel". Eu vivo na Rússia:)

    ResponderExcluir
  6. gostaria muito , mas muito de rever Xica da silva. Novelão que tem de tudo.

    ResponderExcluir
  7. É isso aí, bem elaborada essa lista, mas pode não valer nada, mas deixa eu deixar a minha lista de favoritas!? kkk... (Novelas mais recentes)
    1- A Viagem
    2- Da cor do pecado
    3- Quatro por Quatro
    4- Cordel Encantado
    5- A Favorita
    6- A Próxima Vítima
    7- Senhora do destino
    8- Paraíso Tropical
    9- O Clone
    10- Felicidade
    11- Renascer
    12- O Rei do Gado
    13- O Cravo e a Rosa
    14- Barriga de Aluguel
    15- Kubanacan
    16- Cheias de Charme
    17- Mandala
    18- Roque Santeiro
    19- Vale Tudo
    20- Rainha da Sucata
    21- Mulheres Apaixonadas
    22- Avenida Brasil
    23- Salve Jorge

    Afff... Empolguei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tony, gostei muito da sua lista, só tiraria Salve Jorge, pq para mim Avenida Brasil não tinha que terminar nunca! Mto boa lista

      Excluir
  8. como vc conseguiu Vale Tudo, A Viagem e A Gata Comeu em dvd?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, baixei as novelas da internet e gravei em DVD. Abraço!

      Excluir
  9. As melhores para mim foram.
    Pantanal
    O cravo e a rosa
    Sangue do meu Sangue
    A Viangem
    Chica da Silva
    Mandacaru
    Cordel encantado
    Renascer
    Rei do gado
    As Pupilas do senhor Reitor
    A Escrava Isaura
    Chamas da Vida
    Estrela de Fogo
    Kananga do Japão
    Carmem
    Ana Raio e zé trovão
    Guerra sem Fim
    Olho por Olho

    ResponderExcluir
  10. As Melhores para mim :
    1º Cordel Encantado
    2º Alma Gêmea
    3º Chocolate com Pimenta
    4º Caras e Bocas
    5º Cheias de Charme
    6º Salve Jorge
    7º Tieta
    8º Cabocla
    9º Paraiso
    10 º O Bem Amado

    ResponderExcluir
  11. As melhores pra mim:

    1- O Rei do Gado
    2- A Próxima Vítima
    3- Renascer
    4- O Clone
    5- Celebridade
    6- Laços de Família
    7- Av. Brasil
    8- A Indomada
    9- Pantanal
    10- Roque Santeiro

    ResponderExcluir
  12. Como os comentaristas, na grande maioria, se esqueceram de Pantanal? E das Pupilas do Sr Reitor? E de Éramos Seis? E, por favor: Isaura e Senhora foram a excelência em novelas.

    ResponderExcluir