Pesquisar este blog

domingo, 8 de julho de 2012

ESPECIAL: AS GRANDES REVIRAVOLTAS QUE AGITARAM AS NOVELAS


Ultimamente não se fala em outra coisa nos sites e blogs de televisão: a grande revelação que acontecerá por volta do capítulo 100 em "Avenida Brasil", quando Carminha (Adriana Esteves) finalmente descobrirá que Nina (Débora Falabella) é na verdade, sua enteada Rita, que ela abandonou criança no lixão. São muitas as versões do que acontecerá com Nina quando Carminha descobrir que foi enganada esse tempo todo, mas nenhuma delas foi confirmada pelo autor João Emanuel Carneiro e só teremos certeza do que acontecerá realmente, quando as cenas forem ao ar.

Uma coisa é certa: essa revelação vai provocar uma reviravolta na história, e nada melhor que uma grande virada para melhorar ainda mais uma novela e deixar o público cada vez mais interessado nos capítulos. Muitas novelas já tiveram grandes reviravoltas em suas tramas, resultando em cenas antológicas, que entraram para a história da televisão.

Não interessa se a reviravolta acontece no início, na metade ou no final da novela, elas sempre dão uma mexida na história. Hoje vamos relembrar algumas reviravoltas famosas nas novelas, o número dos capítulos em que elas aconteceram e a repercussão, para dar uma ideia do que vem por aí em "Avenida Brasil".


1 - A REVELAÇÃO DA VERDADEIRA IDENTIDADE DE ROSANA REIS EM SELVA DE PEDRA (1972)




Uma das cenas mais famosas da teledramaturgia brasileira foi exibida em "Selva de Pedra", grande sucesso de Janete Clair. Simone (Regina Duarte), que todos achavam que estava morta, assumiu a identidade de Rosana Reis, sua suposta irmã gêmea, e voltou ao Brasil. Ela estava convencida de que seu marido Cristiano (Francisco Cuoco), tentara matá-la, por isso não queria ser reconhecida. A famosa cena que deu uma virada na história, foi exibida no capítulo 152, quando Rosana é finalmente desmascarada. Essa cena atingiu 100 % de audiência no Rio de Janeiro, índice nunca visto até então. "Selva de Pedra" entrou para  a história e é lembrada até hoje por esse incrível feito. Veja a clássica cena abaixo:




2 - O SHOW DE DANÇA DE JÚLIA MATOS EM DANCIN' DAYS (1978)


Na novela de Gilberto Braga, depois de sofrer muito para se reaproximar da filha Marisa (Gloria Pires), a ex-presidiária Júlia (Sônia Braga), resolve se vingar de sua irmã, a arrogante Yolanda (Joana Fomm), que tanto a humilhou. Disposta a dar a volta por cima e não deixar que ninguém mais a humilhe, ela aceita se casar com o rico Ubirajara (Ary Fontoura) e viaja com ele. Depois de mudar seu comportamento e visual, ela retorna ao Brasil no dia da inauguração da boate Dancin' Days e surpreende a todos, dando um show na pista de dança da boate. Essa cena, exibida no capítulo 79, marcou uma virada na história  e é uma das mais marcantes da novela.





3 - A FALSA MORTE E A VOLTA DE RAQUEL EM MULHERES DE AREIA (1993)


A novela de Ivani Ribeiro foi marcada por muitas reviravoltas ao longo de seus 201 capítulos. A primeira delas aconteceu nos capítulos 74 e 75, quando as gêmeas Ruth e Raquel (Gloria Pires) sofrem um acidente de barco no mar e Raquel é dada como morta. Ruth então, assume a identidade da irmã, para ficar ao lado do homem que ama, Marcos (Guilherme Fontes), marido de Raquel. A segunda virada da novela acontece no final do capítulo 103 e começo do capítulo 104, quando o público fica sabendo que Raquel está viva, morando numa praia deserta, e planejando se vingar de todos que julga responsáveis por sua desgraça, inclusive Marcos e Ruth. Nova virada acontece no capítulo 132, quando Wanderlei (Paulo Betti), ex-amante de Raquel, é assassinado misteriosamente e a culpa acaba caindo em cima de Ruth, mas ela é inocentada. A última grande reviravolta da novela, aconteceu nos capítulos 161, 162 e 163, quando Raquel apareceu na casa de seus ex-sogros e para os habitantes da Prainha, surpreendendo todos ao revelar que continuava viva. Ela voltou disposta a atormentar a vida de Marcos, Ruth e todos os seus inimigos. Todos só se veem livres das maldades de Raquel, quando ela morre de verdade em um acidente de carro no final do capítulo 198. Veja a cena em que Raquel aparece para os moradores da praia, que se surpreendem ao ver que ela continua viva:





4 - ISABEL DESCOBRINDO QUE FOI SEQUESTRADA POR NAZARÉ EM SENHORA DO DESTINO (2004)


No início de "Senhora do Destino", grande sucesso de Aguinaldo Silva, Nazaré (Adriana Esteves na primeira fase e Renata Sorrah na segunda), sequestrou Lindalva a filha da retirante nordestina Maria do Carmo (Carolina Dieckman na primeira fase e Susana Vieira na segunda). Mais de vinte anos depois, Maria do Carmo não desistiu de encontrar sua filha e continua procurando por ela, sem nem imaginar que agora ela se chama Isabel (Carolina Dieckman) e acha Nazaré a melhor mãe do mundo, pois nem imagina o que aconteceu no passado. Depois de investigar muito, Maria do Carmo acaba descobrindo que Isabel é a filha que procura e passa a se aproximar da jovem. A grande virada da novela aconteceu no capítulo 135, quando toda a verdade veio à tona e Isabel descobriu que a mulher que ela tanto admirava era na verdade, sua sequestradora. Veja a cena abaixo:





5 - OUTRA QUE TAMBÉM "MORREU" E APARECEU VIVA DEPOIS: BIA FALCÃO EM BELÍSSIMA (2005)


A terrível vilã Bia Falcão, interpretada brilhantemente por Fernanda Montenegro em "Belíssima", de Sílvio de Abreu, vivia cometendo grandes maldades que prejudicavam principalmente seus netos Júlia (Gloria Pires) e Pedro (Henri Castelli), que morreu no início da trama. Arrogante e cultivando várias inimizades, não foi surpresa para ninguém que a megera logo fosse "assassinada", em um acidente de carro supostamente planejando por outra pessoa. Essa cena foi exibida no capítulo 61 e deu uma reviravolta na história, pois muitos tinham motivo para querer se livrar dela. Mas para surpresa  de todos, principalmente Júlia, Bia apareceu mais viva do que nunca no capítulo 163, como se nada tivesse acontecido, deixando todos curiosos para saber como ela havia escapado. Essa cena, que provocou outra reviravolta na trama, é uma das mais marcantes da novela e bateu recorde de audiência: 60 pontos, com 73% de share. No final o público descobriu que tudo tinha sido um plano de Bia para sumir por uns tempos e que quem morreu no lugar dela no acidente de carro, foi Valdete (Leona Cavali), que todos achavam que já estava morta quando Bia sumiu. Veja a ótima cena em que Bia retorna à sua mansão:





6 - A REVELAÇÃO DE QUE FLORA ERA A GRANDE VILÃ DE A FAVORITA (2008)


Em "A Favorita" João Emanuel Carneiro confundiu o público durante quase dois meses ao não revelar quem a mocinha e quem era a vilã da novela. Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Cláudia Raia) acusavam uma à outra de assassinar o marido de Donatela, que era amante de Flora. A revelação de que Flora era a verdadeira assassina e a grande vilã da história, aconteceu no capítulo 56, que registrou uma ótima audiência e marcou o início de uma nova fase na novela. Por causa de uma armação de Flora, Donatela é presa injustamente. Uma nova virada na novela acontece no capítulo 76, quando a cela de Donatela pega fogo e todos acham que ela está morta, mas na verdade, Donatela consegue escapar e sai da cadeia disposta a se vingar de Flora. No capítulo 126, mais uma reviravolta: Zé Bob (Carmo Dalla Vechia), grande amor de Donatela, descobre que ela está viva e se reúne a ela para desmascarar Flora. Veja a cena em que Flora é apresentada como a grande vilã da novela:




Essas foram algumas das grandes reviravoltas que agitaram algumas novelas e em que capítulo elas aconteceram. Logicamente, a lista é muito maior e não daria para falar de todas. Relembrei apenas algumas.

As reviravoltas sempre agitam muito as novelas e sem dúvidas será assim em "Avenida Brasil". O capítulo 100 da novela promete e sem dúvidas será daqueles que entrarão para a história!





Um comentário:

  1. Essa novela ela e muito boa adorei ela amo de paixão se ela voltasse também eu iria ficar muito feliz amo essa novela de paixão essa e chocolate com pimenta.

    ResponderExcluir