Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

ENTREVISTA EXCLUSIVA: MARCOS BERNSTEIN FALA SOBRE "ALÉM DO HORIZONTE", NOVA NOVELA DAS SETE


"Além do Horizonte", próxima novela das sete, que estreia nesta segunda, 04 de novembro, marca a estreia do roteirista e diretor Marcos Bernstein, como autor titular de novelas. Escrita em parceria com Carlos Gregório, com direção geral de Gustavo Fernandez e a missão de elevar os índices do horário, "Além do Horizonte" promete uma história cheia de aventura e mistério, (ingredientes pouco explorados nas novelas das sete) para prender a atenção do público. Nessa entrevista exclusiva ao blog, o autor Marcos Bernstein relembra alguns de seus principais trabalhos na TV e no cinema e fala, claro, sobre "Além do Horizonte", entre outros assuntos. Confiram:

SUPER TV E MAIS! – Como você define a história de sua primeira novela, “Além do Horizonte”?

MARCOS BERNSTEIN - A novela trata da busca por algo novo, por um novo horizonte através da jornada de três jovens. É uma história de aventura e mistério, mas que também tem bastante humor e romance.

SUPER TV E MAIS! – Como é trabalhar em parceria com Carlos Gregório? Vocês elaboraram a sinopse da novela juntos?

MARCOS BERNSTEIN - Eu e o Carlos já éramos amigos quando fizemos parte da equipe da novela “A Vida da Gente”, e a partir daí a parceria só se firmou. Começamos a pensar novos projetos e teve uma hora que achei que podia ser o momento de começar a desenvolver uma novela. Eu tinha essa ideia, a base da história, há algum tempo e mostrei pro Carlos. Ele gostou de cara. Achou super interessante. Daí escrevemos a sinopse juntos, mostramos para o Ricardo Waddington, que topou a aventura de desenvolver essa história.


Carlos Gregório e Marcos Bernstein: dupla de autores de "Além do Horizonte"

SUPER TV E MAIS! – Sempre ouvi dizer que escrever novela é um trabalho exaustivo. Como é a sua rotina de trabalho com Carlos Gregório? Vocês contam com colaboradores?

MARCOS BERNSTEIN - É exaustivo. São cento e tantos capítulos, de segunda a sábado no ar. Quando a gente conta essa experiência para os autores de séries dos Estados Unidos, por exemplo, que produzem dez, doze episódios por temporada, eles acham uma loucura. E é! Mas é uma boa loucura, é ótimo ver seu texto, sua ideia, tão bem realizada na televisão. E a rotina é essa: trabalho, trabalho, trabalho. A gente se encontra todo dia num flat junto com outros dois colaboradores, o Victor Atherino e a Giovana Moraes, e contamos com mais quatro colaboradores que escrevem de suas casas, Melanie Dimantas, Sérgio Marques, Carla Faour e Ricardo Hofstetter.

SUPER TV E MAIS! – “Além do Horizonte” sempre foi o título definitivo da novela ou você pensaram em outros títulos antes? Qual a relação desse título com a história contada na novela?

MARCOS BERNSTEIN - Sempre foi o título. “Além do Horizonte” parece conter a questão da busca, da dúvida. Do desejo pela procura por respostas.



SUPER TV E MAIS! – Li que “Além do Horizonte” tem um elenco enxuto, com menos de 40 atores. Você acha mais fácil trabalhar com um elenco menor ou a quantidade de personagens depende do tipo de história que está contando?

MARCOS BERNSTEIN - São pouco mais de 40 atores. A quantidade de personagens depende da história que você quer contar.

SUPER TV E MAIS! – “Além do Horizonte” é protagonizada por atores jovens, alguns deles saídos de Malhação. Você não teme que a novela seja comparada com Malhação, como aconteceu com Sangue Bom no início?

MARCOS BERNSTEIN - Primeiro, acho que se for comparada, não tem problema nenhum. Desde que seja comparada com uma das boas temporadas de Malhação... (risos) É natural usar atores vindos da Malhação. São jovens que amadurecem pessoal e profissionalmente e viram os atores adequados para uma novela com protagonistas jovens como a nossa. Além disso, a temática e as locações, o universo da novela é bem diferente do de Malhação. Mas, como disse, se quiserem comparar, tá tudo bem.


Thiago Rodrigues (William), Juliana Paiva (Lili), Vinícius Tardio (Rafa) e Christiana Ubach (Paulinha): os protagonistas de "Além do Horizonte"

SUPER TV E MAIS! – As duas últimas novelas das sete tiveram audiência abaixo da esperada. E “Além do Horizonte” ainda enfrentará o tão temido horário de verão. Como você lida com a pressão do Ibope?

MARCOS BERNSTEIN - Uma novela das sete é uma enorme responsabilidade, é um dos carros chefe da programação da Globo. Então claro que o Ibope tem que ser levado em conta, seria uma leviandade não fazê-lo. Mas o Ibope é apenas um dos medidores do sucesso de uma obra. É um dado que deve ser levado em conta, mas que não pode engessar o processo criativo; deve, sim, estimulá-lo. E aí nos cabe acreditar na nossa história, na condução que vamos dar a ela e trabalhar para que o público reaja positivamente.

SUPER TV E MAIS!  A que você atribui a queda de audiência que as novelas vêm sofrendo nos últimos anos? Substituir novelas que não foram bem de audiência é um desafio maior?

MARCOS BERNSTEIN - A forma de assistir televisão está mudando, o público está mudando, a rotina diária está diferente. Mas as novelas continuam fazendo parte do nosso imaginário e da nossa cultura. É um hábito que nos traz a experiência do coletivo. E todo mundo curte ter um assunto em comum. Agora as razões das flutuações específicas de cada novela é uma questão que me escapa e que não muda a enorme responsabilidade de pôr a sua novela no ar.  


Flávia Alessandra e Alexandre Borges são Heloísa e Thomaz em "Além do Horizonte"

SUPER TV E MAIS! – Você está escrevendo sua primeira novela como autor principal, mas já tem uma longa e bem-sucedida carreira no cinema, como roteirista e diretor. Quais as principais diferenças entre escrever para os dois veículos?

MARCOS BERNSTEIN - São dois longas de ficção como diretor, O OUTRO LADO DA RUA e MEU PÉ DE LARANJA LIMA, e mais de dez como roteirista. O cinema continua podendo ser mais visual, pode ter menos palavras se essa for sua escolha. A televisão, mesmo quando o programa é bem visual, tem uma dependência maior dos diálogos. Mas a base técnica, as câmeras, estão cada vez mais iguais e as linguagens cada vez mais se influenciam. Tem sido super divertido alternar entre esses dois veículos. Um dá gás pro outro.

SUPER TV E MAIS! – Você e João Emanuel Carneiro começaram suas carreiras no cinema e escreveram o roteiro de “Central do Brasil” (meu filme preferido do cinema nacional). Mais tarde os dois trabalharam juntos no seriado “A Cura”. Quais as principais lembranças que você guarda dessa parceria em trabalhos tão marcantes?

MARCOS BERNSTEIN - Primeiro, obrigado. Num eu me envolvi primeiro e chamei o João (CENTRAL), no outro ele queria fazer uma séria e me chamou (A CURA). No primeiro éramos dois jovens cheios de paixão e pouca experiência, noutro dois quase veteranos, mas ainda querendo fazer algo novo, diferente. Em comum, são dois projetos que só me deram alegrias. Dois momento especiais numa amizade de mais de vinte anos e a certeza de que a gente manda bem escrevendo juntos (risos). Claro que a maior lembrança é do Central ganhando os prêmios em Berlin, o Globo de Ouro, as duas indicações ao Oscar, além de ter sido um dos primeiros blockbusters da chamada “retomada” após o governo Collor; a sensação inebriante de ter realizado o sonho adolescente de fazer cinema. E fazer em alto nível.


Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira no inesquecível "Central do Brasil"; Selton Mello em "A Cura"

SUPER TV E MAIS! – Nos filmes “O Outro Lado da Rua” e “Meu Pé de Laranja-Lima”, além de escrever o roteiro, você também foi diretor. Gostou da experiência na direção? Tem projetos de dirigir mais filmes?

MARCOS BERNSTEIN - Sim. Sou apaixonado por isso. Tenho dois filmes em captação, um para dirigir após a novela, TODO AMOR, e outro para fazer em breve, TERAPIA DA VINGANÇA. Acho que os nomes são meio autoexplicativos quanto aos gêneros... Tenho outro que talvez tente fazer em inglês, cujo roteiro está quase pronto, devo finalizar assim que acabar Além do Horizonte. Fora um filme de baixo orçamento, cujo roteiro está encaminhado e nessa situação de espera. Enfim, projetos para os próximos 10 anos como diretor de cinema.

SUPER TV E MAIS! – Como é o Marcos telespectador? O que você mais gosta de assistir na TV?

MARCOS BERNSTEIN - Quando era mais novo, assistia bastante novelas. Depois, com o trabalho, selecionava mais, via mais algumas das 21h, o horário que dava. Sempre fui cinéfilo, então via muitos filmes da Sessão Coruja, antes da TV a Cabo. Hoje em dia, vejo alguns esportes, voltei a ver mais novelas, claro, gosto de uns realities. E muitos seriados. Filmes, vejo no cinema e em Blu Ray.


"O Outro Lado da Rua" e "Meu Pé de Laranja Lima": filmes dirigidos e roteirizados por Bernstein

SUPER TV E MAIS! – Os autores que escrevem novelas das seis e sete enfrentam algumas restrições sobre o que podem ou não abordar por causa da classificação indicativa. Como você lida com essa classificação? Ela de alguma forma limita o trabalho do autor?

MARCOS BERNSTEIN - Até agora está tudo bem...

SUPER TV E MAIS! – Muito obrigado pela entrevista, Marcos! Deixe seu convite para todos ficarem de olho em “Além do Horizonte”!

MARCOS BERNSTEIN - A partir do dia 04 de novembro estará no ar “Além do Horizonte”, sua nova descoberta das Sete!

Jogo rápido

1 – Um autor ou autora de novelas:
Gilberto Braga e Dias Gomes

2 – Uma novela inesquecível: 
Vale Tudo

3 – Um ator e uma atriz:
Tony Ramos; Fernanda Montenegro

4 – Um livro:
Dom Casmurro

5 – Um filme:
Amor à Flor da Pele (In The Mood For Love)

6 – Um ídolo:
Tom Jobim, a quem tive o breve prazer de conhecer e filmar.

7 – Um cantor ou cantora:
Nat King Cole

8 – Uma música especial:
Tempo Perdido

9 – Um disco:
“Dois”, da Legião Urbana

10 – Deus para você é:
Sei lá.

11 – Sucesso para você é:
Fazer o que gosta e viver legal disso.

12 – A coisa mais importante da sua vida:

Sem ser demagogo e/ou piegas, apenas constatando uma realidade para a maior parte das pessoas, pra quem já teve filhos, eles são a resposta inevitável: Fernanda e Gustavo, na ordem cronológica.



- Clique aqui para entrar no site oficial de "Além do Horizonte" e ficar por dentro de todas as novidades sobre a novela;



- Clique aqui para assistir a um clipe com algumas cenas de "Além do Horizonte".




Nenhum comentário:

Postar um comentário