Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de abril de 2013

O AUTOR RELEMBRA - JÚLIO FISCHER


Hoje estreia uma nova seção no blog, "O Autor Relembra". Como o próprio nome diz, é uma seção onde os autores de novelas relembram seus principais trabalhos na telinha, em pequenos depoimentos contando como foi a experiência de participar de cada um desses trabalhos, que fazem parte da história da televisão e da memória afetiva do público, além, é claro, de ter marcado a vida e trajetória profissional de seus autores.

Na estreia da seção, temos o talentoso autor Júlio Fischer. Ele fez parte da equipe de vários programas da Globo, como "Sítio do Picapau Amarelo" (2002) e "Brava Gente" (2001) e trabalhou como colaborador em novelas de sucesso como "Era Uma Vez..." (1998), "O Profeta" (2006) e "Cama de Gato" (2009), além de ter escrito peças de teatro de sucesso, como "Isaurinha Garcia" e "Personalíssima". Atualmente Júlio faz parte da equipe da ótima novela "Flor do Caribe" e também está no ar com a reprise de "O Profeta". Apesar da correria, ele topou gentilmente relembrar seus principais trabalhos na TV. Confiram os depoimentos de Júlio Fischer:

1 - Era uma vez (1998)


"A primeira novela de que participei como colaborador, de autoria do Walther Negrão, com quem tenho a felicidade de trabalhar até hoje. Uma novela bonita, que deixou saudades."


2 - Vila Madalena (1999)


"Novamente sob a batuta do Negrão, a novela teve alguns percalços de audiência, o que não afetou em nada o entusiasmo da equipe, que tinha também Paulo Cursino, Elizabeth Jhin, Ângela Carneiro e uma novata que estreava como colaboradora, Thelma Guedes, hoje autora-titular consagrada."


3 - Brava Gente - A Sonata (2002)


"Adaptação que escrevi, ainda na oficina de roteiristas (com supervisão do mestre Flávio de Campos) de um conto de Érico Veríssimo. Foi lindamente dirigida pelo Jayme Monjardim e a Teresa Lampreia, e contou ainda com uma sonata composta especialmente para o programa por Marcus Viana. No elenco primoroso tínhamos Mariana Ximenes, Ângelo Antonio, Tato Gabus Mendes, Susana Vieira, Nair Bello... Ficou tão bonito que foi lançado em DVD."

Clique aqui para assistir "A Sonata" no You Tube.

4 - Coração de Estudante (2002)


"Uma novela bonita, deliciosa, com um elenco bárbaro e que caiu no gosto do espectador."


5 - Sítio do Picapau Amarelo (2002)


"O 'Sítio' ocupa um lugar especial no meu coração. Mergulhar no universo de Monteiro Lobato foi uma aventura rica, divertida e de uma tremenda responsabilidade, dada a envergadura da obra de Monteiro Lobato e sua importância na formação cultural do nosso país."

6 - O Profeta (2006)


"Um marco, pois foi o primeiro trabalho de minhas queridas amigas Duca Rachid e Thelma Guedes como autoras titulares, numa adaptação livre da trama de Ivani Ribeiro (que foi inteiramente recriada, na verdade). Uma história emocionante, que tratava de valores como ética e a responsabilidade pelos nossos atos, tudo embalado numa linda história de amor." 


7 - Eterna Magia (2007)



"Uma ousadia da autora Elizabeth Jhin, que misturou magia com um enredo folhetinesco no qual ela deu provas de sua grande capacidade inventiva. Um trabalho que foi muito prazeroso." 


8 - Desejo Proibido (2007)



"Uma das novelas de que mais gostei de participar. Tinha uma história linda, personagens inesquecíveis e uma reconstituição de época impecável. Afora a oportunidade de escrever para atores do calibre de Eva Wilma, Lima Duarte, Nívea Maria, Claudio Marzo e tantas outras feras! Grazi Massafera (nossa heroína em 'Flor do Caribe' fazia um papel hilário, a casadora Florinda, e deu um show em seu segundo trabalho como atriz.)"


9 - Cama de Gato (2009)



"Um sucesso de Thelma Guedes e Duca Rachid, uma história palpitante, cheia de reviravoltas, e cuja protagonista era um personagem inesquecível, a faxineira Rose, vivida espetacularmente pela não menos espetacular Camila Pitanga."


10 - Araguaia (2010)



"Com visual deslumbrante, a novela, do Walther Negrão, conseguiu o feito de misturar lendas indígenas, guerrilha do Araguaia, circo e, claro, muito romance e emoção. O esforço valeu e a novela concorreu ao Emmy internacional como melhor telenovela."


11 - Cordel Encantado (2011)



"Duca e Thelma criaram uma das novelas mais lindas e geniais já feitas até hoje, e conseguiram o feito de criar um produto sofisticadíssimo do ponto de vista cultural  e estético e, ao mesmo tempo, de ampla comunicação popular (atestado pelos altos índices alcançados pela trama.)"


12 - Flor do Caribe (2013)



"Novamente sob a batuta do mestre Negrão, a novela tem sido, para todos nós, autores, uma oportunidade para darmos o melhor de nós com o propósito de criar uma boa história. Se vamos conseguir? Só o tempo dirá..."


Um comentário: