Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA - PARTE 2: AS NOVELAS QUE AGITARAM O ANO DE 2012

Continuando a retrospectiva sobre os destaques da telinha em 2012 vamos relembrar hoje as novelas que foram exibidas ao longo do ano na Globo, Record e SBT:

1 - NOVELAS DA GLOBO: AUDIÊNCIAS INSTÁVEIS



Em 2012 as novelas exibidas na Globo tiveram momentos de muito sucesso e outros de baixíssima audiência. No horário das nove, os noveleiros curtiram "Fina Estampa", de Aguinaldo Silva até março. Apesar de muito criticada por alguns, a novela manteve uma boa audiência do começo ao fim e cumpriu sua missão de recuperar a audiência do horário. Depois veio "Avenida Brasil", de João Emanuel carneiro. A novela não só manteve os índices de "Fina Estampa", como virou fenômeno de repercussão nas redes sociais. Sucesso de audiência e crítica, "Avenida Brasil" prendeu a atenção de todos de uma maneira que não víamos há muito tempo. O último capítulo entrou para a história como um dos mais comentados e parou o país literalmente. Virou até notícia internacional! Fenômeno define. Em outubro "Salve Jorge", de Gloria Perez, ocupou o horário. O público que estava acostumado com o ritmo ágil de "Avenida" e com a trama centrada em poucos núcleos e personagens, estranhou a história tradicional cheia de elementos característicos de outras novelas da autora. Apesar de abordar um tema importantíssimo como o tráfico internacional de pessoas, a novela está com audiência muito abaixo da esperada em São Paulo.



No horário das seis acompanhamos de janeiro a março a reta final da ótima "A Vida Da Gente", da estreante Lícia Manzo, que infelizmente não alcançou o sucesso merecido. Depois veio Elisabeth Jhin com "Amor Eterno Amor", uma novela morna e repetitiva, que apesar da lentidão e falta de acontecimentos, fez mais sucesso que a novela anterior. Em setembro estreou "Lado a Lado", trama escrita por dois novos autores, João Ximenes Braga e Cláudia Lage. Apesar da boa história, do ótimo elenco e da produção caprichada, a novela é até o momento a mais baixa audiência do horário das seis até hoje.



As novelas das sete oscilaram bastante em audiência esse ano. Se "Aquele Beijo", de Miguel Falabella, terminou com audiência muito baixa, "Cheias de Charme", dos estreantes Filipe Miguez e Isabel de Oliveira, conquistou o público e fez muito sucesso. O mesmo não se pode dizer do remake de "Guerra dos Sexos", de Sílvio de Abreu, que derrubou a audiência do horário e já carrega o título de pior ibope das sete.



Dando continuidade ao horário das 23 horas inaugurado no ano passado, a Globo exibiu em 2012 o remake de "Gabriela". Escrita por Walcyr Carrasco, a nova versão da novela agradou bastante e marcou uma boa audiência no horário.


2 - NOVELAS DA RECORD: UM SUCESSO E TRÊS FRACASSOS




A Record enfrentou uma crise de audiência em suas novelas em 2012. A única novela de sucesso da emissora esse ano, é "Vidas em Jogo", de Christiane Fridman, que saiu do ar em abril, depois de quase um ano no ar. Sua substituta, "Máscaras", de Lauro César Muniz, não manteve os bons índices e saiu do ar antes do previsto por causa da baixa audiência. "Balacobaco", de Gisele Joras, estreou em outubro com a missão de recuperar a audiência perdida por "Máscaras", mas até o momento também enfrenta baixos índices e sua média é pior que a da antecessora. Outra novela da Record que enfrentou índices baixíssimos de audiência, foi "Rebelde", de Margareth Boury. Isso fez com que o fim da novela fosse antecipado.

3 - NOVELAS DO SBT: A VOLTA DE UM FENÔMENO



A dramaturgia do SBT começou o ano mal das pernas com a reta final da violenta e fracassada "Amor e Revolução", de Tiago Santiago. Depois entrou   o remake da novela mexicana "La Mentira". Escrita por Íris Abravanel, a versão brasileira da novela ganhou o nome de "Corações Feridos". A audiência começou muito baixa, mas nos últimos capítulos estava regular. Mas o grande fenômeno de audiência do canal em 2012 foi a versão brasileira de "Carrossel", um clássico das novelas mexicanas. Também escrita por Íris Abravanel, "Carrossel" ajudou o SBT a recuperar a vice-liderança no horário nobre. A novela marca média na faixa dos 15 pontos de audiência e algumas vezes chega a se aproximar da Globo. "Carrossel" é um super sucesso, verdadeiro fenômeno!

Essa foi a segunda parte da retrospectiva sobre os destaques da TV em 2012. Na terceira parte vamos lembrar alguns dos autores que mais se destacaram ao longo do ano.




3 comentários:

  1. os grandes destaques do ano são sem dúvida, Avenida Brasil, Cheias de Charme e Carrossel, três fenômenos. Avenida Brasil parou o país, Cheias de Charme tirou o horário das sete do marasmo e Carrossel virou mania entre a criançada e e entre muitos adultos. Fina Estampa foi um grande sucesso, e eu particularmente gostei, ri muito, mesmo achando que nada ali fazia sentindo algum, acho que é a novela mais "ame ou odeie" que já vi. A Vida da gente pode não ter tido audiência, mas teve uma grande repercussão, e foi agraciada pelas críticas, Amor eterno amor teve uma audiência superior porém a repercussão foi nula e foi muito criticada, por isso não vejo sucesso. Gabriela no geral foi uma boa trama e onde correu tudo bem. Dificilmente Salve Jorge e Guerra dos Sexos faram algo parecido com o que suas antecessoras fizera, e Lado a lado é uma boa trama, mas que passa despercebida. E as da record nem comento, pois não vejo. No geral acho que pode-se dizer que foi um ano bom para teledramaturgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que foi um bom ano para a teledramaturgia, pois tivemos boas novelas, algumas de muito sucesso, como Avenida, Cheias e Carrossel. Sem dúvidas a repercussão de A Vida da Gente foi muito maior que a de Amor Eterno Amor. A novela conquistou a crítica e o público que a acompanhava. Eu adorei e acho uma grande injustiça ela não ter dado mais audiência que Amor Eterno Amor. Quem não viu A Vida da Gente não sabe o que perdeu. Quando digo que Amor Eterno Amor fez mais sucesso que A Vida da Gente, me refiro apenas aos números do Ibope, que foram maiores, mas Amor Eterno Amor não teve metade da qualidade e da repercussão positiva de A Vida da Gente. Abraços.

      Excluir