Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

RENASCER: A VOLTA DE UM GRANDE SUCESSO NO CANAL VIVA

Foto: site "Mundo Novelas".

A partir de quarta-feira, 07 de novembro, "Renascer", a novela de maior sucesso de Benedito Ruy Barbosa e uma das mais clássicas da Globo, está de volta no Canal Viva.  "Renascer" substitui "Barriga de Aluguel" no horário das 16h30 e será reapresentada na íntegra. Exibida originalmente em 1993, "Renascer" teve 213 capítulos e direção geral de Luís Fernando Carvalho. Sua média geral foi de 61 pontos de audiência, um verdadeiro fenômeno.

Vamos saber mais sobre a história de "Renascer"?

A HISTÓRIA

A novela é dividida em duas fases. Na primeira – os quatro capítulos iniciais –, José Inocêncio (Leonardo Vieira) chega às roças de cacau de Ilhéus, na Bahia e finca seu facão ao pé de um jequitibá, fazendo uma promessa: não morrer. A árvore passa a representar sua sorte, força e existência, acompanhando a trajetória do personagem ao longo de toda a narrativa. Corre a lenda de que ele morrerá quando o facão for engolido pela terra.

Patrícia França e Leonardo Vieira protagonizaram a a primeira fase da novela.

Com o passar dos anos, José Inocêncio constrói um verdadeiro império do cacau, e se casa com a doce e ingênua Maria Santa (Patrícia França), por quem devota um amor incondicional. Ela lhe dá quatro filhos, mas morre ao dar à luz João Pedro, rejeitado desde então pelo pai, que o culpa pela morte de seu grande amor.

José Inocêncio rejeitou o filho João Pedro até o fim da novela.

Na segunda fase da novela, o coronel José Inocêncio (Antonio Fagundes) é um homem reconhecido pelo senso de justiça, e querido pelos empregados, que lhe são inteiramente fiéis. Como Deocleciano (Leonardo Brício na primeira fase e Roberto Bomfim na segunda), amigo e companheiro inseparável, casado com Morena (Regina Dourado) - ambos trabalham e vivem na fazenda de cacau, e são adorados por João Pedro (Marcos Palmeira), de quem cuidaram desde criança –; e a fiel Inácia (Chica Xavier), empregada da fazenda, que ajudou na criação dos meninos e tem grande devoção ao patrão. É uma mulher simples e sensível, que costuma ter visões e prever o destino das pessoas. 

João Pedro se apaixona por Mariana, mas...

Os filhos José Augusto (Marco Ricca), José Bento (Tarcísio Filho) e José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) moram e trabalham na cidade grande. Já o caçula João Pedro (Marcos Palmeira), que nunca deixou a fazenda, mantém-se ao lado do pai, mesmo sofrendo com sua indiferença. A desavença do fazendeiro com o filho mais novo rege diversas tramas paralelas da história. A relação dos dois piora com a chegada de Mariana (Adriana Esteves), por quem João Pedro se apaixona. Ele a leva para trabalhar na fazenda do pai sem saber que a jovem é neta de Belarmino (José Wilker), inimigo de José Inocêncio morto na primeira fase da novela, e que sua intenção é se aproximar da família somente para se vingar. Ela não contava, no entanto, que se apaixonaria pelo coronel, a quem chama carinhosamente de “painho”. 


...Ela se casa com José Inocêncio.

Depois de anos viúvo e sofrendo com a perda de Maria Santa, José Inocêncio se apaixona por Mariana e decide se casar com a moça, num duro golpe para João Pedro, que se vê obrigado a sufocar o amor que sente pela jovem. A notícia do casamento faz com que José Augusto, José Bento e José Venâncio exijam que o pai divida seus bens entre os filhos. Interessados na herança, os três, liderados por José Bento, acham que Mariana é uma aproveitadora, de olho apenas na fortuna do coronel. Eles chegam à fazenda do pai dispostos a enfrentá-lo, e diversas tramas se desenrolam a partir daí.  

Informações retiradas do site Memória Globo.

"Renascer" conta com um elenco extraordinário, que inclui atores como Antônio Fagundes, Marcos Palmeira, Luciana Braga, Osmar Prado e muitos outros. Foi uma das primeiras novelas de Adriana Esteves, que foi bastante criticada na época por sua personagem Mariana. Mas hoje Adriana já está consagrada como uma das melhores atrizes do Brasil e depois do sucesso de Carminha em "Avenida Brasil", com certeza todos passarão a ver sua atuação em "Renascer" com outros olhos, pois naquela época, embora começando na carreira, Adriana já era muito talentosa, sem dúvidas.

MAIS RENASCER

- Clique aqui para ler uma matéria completa sobre a novela no site "Mundo Novelas";

- Clique aqui para acessar a página da novela no site "Memória Globo";

Clique aqui para entrar no site do "Vídeo Show" e ver os vídeos de "Renascer" no "Novelão da Semana".

- Clique aqui para entrar no site oficial da novela no Canal Viva.

Para quem quiser matar as saudades de "Renascer", a hora é essa. E para quem ainda não assistiu a novela, é só ficar de olho no Canal Viva, de segunda à sexta às 16h30.




Um comentário:

  1. esta novela é simplesmente maravilhosa ,merece ser reprisada os atores estâo de parabens são excelentes.

    ResponderExcluir