Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

SALVE JORGE: PRIMEIROS CAPÍTULOS AGRADAM BASTANTE


Substituir uma novela que foi sucesso de audiência e repercussão como "Avenida Brasil", não é uma tarefa nada fácil. Desde segunda, "Salve Jorge" encara o desafio e está sendo bem sucedida. A novela de Gloria Perez estreou com 35 pontos em São Paulo e 40 no Rio de janeiro. A audiência segue ascendente, sinal de que quem viu o primeiro capítulo continua acompanhando a novela.

Gostei muitos dos primeiros capítulos de "Salve Jorge". É uma novela com o estilo inconfundível de Gloria Perez: uma história de amor, com drama, romance, humor e discussão de temas sociais importantes. Dessa vez a autora aborda o tráfico internacional de pessoas. Até agora isso é o que mais tem chamado a minha atenção. Acho que é um tema importantíssimo para ser colocado em pauta na novela  das 21 horas. É uma oportunidade de tornar mais conhecido esse crime que segundo a própria autora, muitos consideram uma espécie de lenda urbana, mas que movimenta bilhões de dólares por ano. As grandes vilãs que enganam as mulheres com promessas falsas de bons empregos fora do Brasil, são interpretadas por Cláudia Raia, Vera Fischer e Totia Meireles, que estão ótimas em suas personagens. Jéssica (Carolina Dieckman) já caiu no golpe delas e a própria protagonista Morena (Nanda Costa) será vítima do tráfico de mulheres, o que promete chamar a atenção de todos e movimentar muito a novela.

Por falar em Nanda Costa, confesso que me surpreendi com o desempenho dela como Morena. Apesar de achá-la muito bonita e talentosa, tinha minhas dúvidas se ela estaria realmente preparada para protagonizar uma novela tão importante como a das nove, mas até agora Nanda está muito bem, com uma interpretação segura e competente. Ela e Rodrigo Lombardi tem química em cena. Morena e Theo formam um típico casal romântico que se ama, mas enfrentará muitos desafios para ficarem juntos. O casal já conquistou os românticos de plantão e o público já torce por eles.


As cenas da invasão do Morro do Alemão foram bem realistas e muito bem dirigidas. Resgataram um momento importante da história da comunidade. Está sendo interessante conhecer o dia a dia de uma comunidade sem ver a violência como pano de fundo, o que costuma acontecer com a maioria das novelas e filmes ambientados em favelas. 

Estou adorando o núcleo de Dona Leonor (Nicette Bruno), que está maravilhosa, como sempre. Dira Paes, Flávia Alessandra e Giovanna Antonelli são algumas das atrizes que estão ótimas em seus papeis. Mas não estou curtindo muito a atuação de Mariana Rios como Drika. Ela é uma boa atriz, mas com seu sotaque mineiro carregado, é difícil enxergá-la como uma garota carioca.


A ambientação de uma parte da novela na Turquia faz lembrar um pouco outras novelas da autora como "O Clone" e "Caminho das Índias", que também se passavam em outros países. Apesar de preferir as cenas ambientadas no Brasil, estou gostando do núcleo da Turquia e entendo que o tráfico internacional de pessoas exigisse que a novela se passasse também em outro país. "Salve Jorge" até agora deu mais destaque aos núcleos brasileiros, o que já a diferencia muito de "Caminho das Índias" e "O Clone" e que é um ponto positivo para evitar comparações com as outras novelas citadas.

Outro destaque da novela é a boa trilha sonora cheia de músicas inéditas, algumas feitas especialmente para ela, como as de Roberto Carlos e o tema de abertura, cantado por Seu Jorge. Aliás, a abertura é um show à parte.

A novela tem muitos núcleos e personagens e só no desenrolar dos capítulos conheceremos melhor cada um deles. Isso diminui as chances de a novela cair na mesmice, pois são várias histórias acontecendo ao mesmo tempo, histórias para todos os gostos, o que deve despertar ainda mais o interesse dos telespectadores. 

Resta ao público embarcar nessa nova história e curtir as emoções que Gloria Perez nos reserva para os próximos meses. Eu estou gostando muito e a boa audiência dos primeiros capítulos indica que o público também está curtindo. Vamos ficar de olho nos próximos capítulos e torcer para que a novela continue prendendo nossa atenção.

E Você? O que achou dos primeiros capítulos de "Salve Jorge"?


3 comentários:

  1. Olha Leandro, eu to curtindo, mas só acho muitos personagens e atores renomados quase sem fala. Muita gente!

    Vai levar um tempo para conhecer todos e se envolver com os personagens.
    Dos quase 90 na abertura, apenas uns 10 tiveram destaque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente um elenco numeroso pode significar um problema se o autor não souber conduzir a história de modo a dar um bom destaque a todos os atores. Mas Gloria Perez está acostumada a trabalhar com muitos atores e acredito que todos terão a sua chance de se destacar em algum momento. A novela ainda está no começo e nos primeiros capítulos é necessário apresentar bem a história principal. Acredito que as tramas paralelas serão melhor exploradas no decorrer dos capítulos.

      Excluir
  2. Concordo com tudo, a trama está indo bem, e olha que não esperava muito. Nanda Costa está muitíssimo bem como Morena, já torço por ela e o restante dos personagens me agradam, exceto o turco, mas Glória vem se saindo bem, pois é um acerto investir mais no núcleo Brasil e menos no Turco para evitar que a trama seja comparada e repetitiva. Torço pela trama, por enquanto estou gostando, só temo que Glória enrole demais com fez em Caminho das índias.

    Abraço!

    ResponderExcluir