Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de maio de 2012

AS NOVELAS DE CASSIANO GABUS MENDES - 2ª PARTE (FINAL)

Dando continuidade ao "Recordando" com as novelas de Cassiano Gabus Mendes, relembraremos agora as últimas seis novelas desse grande autor, que morreu em 1993.

7- CHAMPAGNE (1983)


Primeira novela de Cassiano Gabus Mendes para o horário das oito, "Champagne" conta a história de Gastão (Sebastião Vasconcelos), suspeito de assassinar a empregada Zaira (Suzane Carvalho), que foge para não ser preso. 13 anos depois, com a ajuda do filho Nil (Tony Ramos), ele pede a reabertura do processo e luta para provar sua inocência. Essa decisão mexe com a vida de seus amigos envolvidos na história, que se reencontram na inauguração do Bar Champagne. Nil se envolve com três mulheres, Marli (Solange Teodoro), Anita (Louise Cardoso) e Eli (Lúcia Veríssimo). No final da novela descobre-se que o verdadeiro assassino é Jurandir (Mauro Mendonça). Também fez sucesso as confusões do casal Regina (Irene Ravache) e João (Antônio Fagundes), dois atrapalhados ladrões de jóias.



Abertura de "Champagne".

8 - Ti Ti Ti (1985)


Talvez o maior sucesso de audiência de Cassiano Gabus Mendes, "Ti Ti Ti" usou o mundo da moda como palco para uma divertida história que conquistou os telespectadores com as brigas dos "inimigos mortais" André Spina (Reginaldo faria) e Ariclenes Martins (Luis Gustavo), que sempre brigaram muito desde a infância. O tempo passa e André se torna um costureiro de sucesso conhecido como Jacques Leclair. Tentando derrubar o rival, Ariclenes assume a identidade do espanhol Vitor Valentim, que procura revolucionar a costura com modelos ousados, e os dois passam a se enfrentar profissionalmente. Quem cria os modelos dos vestidos de Valentim é Cecília (Nathália Timberg), mulher com problemas mentais que é a mãe desaparecida de André. Em 2010 a novela ganhou um remake escrito por Maria Adelaide Amaral, que utilizou também histórias e personagens de "Plumas & Paetês". Vários personagens de outras novelas de Cassiano Gabus Mendes fizeram participações especiais no remake, que também fez muito sucesso. Um dos destaques de "Ti Ti Ti" é sua criativa abertura. Veja:




9 - BREGA & CHIQUE (1987)


O empresário Herbet Alvaray (Jorge Dória) simula sua morte e foge do país para escapar da falência. Ele sempre escondeu ter duas famílias. Cheia de dívidas, Rafaela (Marília Pêra), a esposa oficial, se muda para a periferia de São Paulo, onde conhece a pobre e brega Rosemere (Glória Menezes), a outra esposa de Herbet. Ignorando que são casadas com o mesmo homem, as duas ficam amigas e Rosemere inesperadamente, herda uma fortuna em dólares. Enquanto Rosemere ajuda Rafaela a se adaptar à vida simples, esta dá aulas de etiqueta para Rosimere, que quer aprender a ser chique. A novela dá uma reviravolta com o retorno de Herbet, que após uma cirurgia plástica volta ao Brasil com o nome de Cláudio Serra (Raul Cortez). As duas descobrem que foram enganadas e que ele ainda tem uma terceira mulher, Zilda (Nívea Maria), amiga de Rafaela. "Brega & Chique" fez muito sucesso, mas sua abertura, que mostrava um homem nu andando de costas para a câmera, causou polêmica:





10 - QUE REI SOU EU? (1989)


Em reprise no Canal Viva, "Que Rei Sou Eu?" é ambientada no século XVIII no fictício reino de Avilan, governado pela perversa rainha Valentine (Tereza Rachel). O povo miserável do reino sofre muito com a corrupção dos governantes e com os altos impostos. Com a morte do rei Petrus II (Gianfrancesco Guarnieri) os conselheiros reais resolvem entregar a coroa ao mendigo Pichot (Tato Gabus Mendes), graças a uma tramoia do bruxo Ravengar (Antonio Abujamra). Revoltado, Jean Pierre (Edson Celulari), filho bastardo do rei e único herdeiro do trono, lidera um grupo revolucionário para tentar assumir o lugar que lhe pertence por direito. Ele se apaixona por Aline (Giulia Gam), que trabalha no palácio, e se envolve também com a nobre Suzanne (Natália do Vale). "Que Rei Sou Eu?" fez através do fictício reino de Avilan, uma divertida paródia da situação política e econômica do Brasil na época. Vale a pena assistir essa ótima novela. Basta ficar de olho no Canal Viva.


Abertura da novela.


11 - MEU BEM MEU MAL (1990)


Depois do sucesso de "Que Rei Sou Eu?" às sete horas, Cassiano Gabus Mendes voltou ao horário das oito com essa novela que contava a história de Dom Lázaro Venturini (Lima Duarte), sócio majoritário da empresa Venturini Designers. Ele divide as ações da empresa com Ricardo (José Mayer), fruto da traição de sua mulher. Ricardo é amante de Isadora (Sílvia Pfeifer), viúva do filho de Dom Lázaro. Má e ambiciosa, Isadora planeja assumir a direção da empresa, mas seus planos são atrapalhados quando Valentina (Yoná Magalhães) irmã de Dom Lázaro, assume o cargo. "Meu Bem Meu Mal" foi a última novela da grande atriz Lídia Brondi, que resolveu abandonar a carreira e hoje é psicóloga.


"Meu Bem Meu Mal": abertura.

12 - O MAPA DA MINA (1993)


Última novela de Cassiano Gabus Mendes, que morreu antes do final, mas deixou todos os capítulos já escritos, "O Mapa da Mina" não fez muito sucesso, mas sua história era bem criativa e contava com um grande elenco. Depois de roubar dez milhões de dólares em diamantes junto com sua quadrilha, Ivo Simeoni (Paulo josé) esconde as pedras num lugar inusitado e para não esquecer onde fica o esconderijo, manda tatuar um mapa acima das nádegas de Elisa, a filha da vizinha. Ivo é preso e morre atropelado ao sair da cadeia, oito anos depois. Elisa (Carla Marins), que se tornou uma noviça, passa a ser perseguida por Rodrigo (Cássio Gabus Mendes), filho de Ivo, pelo ladrão Rodolfo (Mauro Mendonça) e pelo policial Raul (Tato Gabus Mendes).


Abertura de "O Mapa da Mina".

Essas são as novelas de Cassiano Gabus Mendes. Recordamos cada uma delas brevemente, mas você pode encontrar mais detalhes sobre essas e outras novelas da Globo no site http://memoriaglobo.globo.com/

Qual das novelas de Cassiano Gabus Mendes é a sua preferida?






Um comentário:

  1. O problema de "O Mapa da Mina" foi a direção de Gonzaga Blota, que é ótimo diretor de novelas dramáticas, densas, mas a parceria com Cassiano não funcionou, infelizmente. Faltou charme e leveza. Uma pena.

    ResponderExcluir