Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ADRIANA ESTEVES: PALMAS PARA ESSA GRANDE ATRIZ!


Esse post é em homenagem à grande atriz Adriana Esteves, que atualmente vive um de seus melhores momentos na TV, ao interpretar a maquiavélica vilã Carminha em "Avenida Brasil", uma das novelas mais elogiadas dos últimos anos.

Desde que apareceu na TV (seu primeiro papel foi em "Top Model", de 1989), Adriana é considerada uma das grandes atrizes de nosso país. Apesar de algumas críticas ao seu trabalho na na novela "Renascer", Adriana soube dar a volta por cima e seguiu em frente. Em mais de 20 anos de carreira, ela já viveu os mais diferentes tipos de papéis, dando provas de sua versatilidade ao se adequar maravilhosamente bem a qualquer personagem. Ela já interpretou mocinhas sofredoras ou vingativas, papéis cômicos, vilãs e muito mais. Até hoje sua personagem de maior sucesso é Carminha, sem dúvida nenhuma, pois é muito mais do que uma vilã. É uma personagem humanizada, que já sofreu muito e que consegue fazer muitos telespectadores torcerem por ela. Aliás, a torcida do público anda bem dividida entre Carminha ou Nina (Débora Falabella), a protagonista vingativa, que em sua sede de vingança contra Carminha, vem cometendo atos não dignos de uma heroína de novela. João Emanuel Carneiro, está dando muitas caras a cada personagem, fazendo com que eles não sejam só bons ou só maus o tempo todo e tenham virtudes e defeitos como qualquer ser humano e isso é um dos maiores méritos da novela, que já virou até capa da "Veja", a revista mais importante do Brasil.

O papel de Carminha não podia ter caído nas mãos de melhor atriz. O texto do autor, que já é ótimo, fica melhor ainda na boca de Adriana Esteves, que faz uma Carminha com o máximo de verdade possível, despertando todo tipo de sentimento no público. Carminha desperta raiva e medo nas pessoas, mas ao mesmo tempo conseguimos sentir pena dela em alguns momentos. Ela também já sofreu muito, assim como Nina. É claro que isso não justifica a falta de caráter da personagem, mas ela consegue nos fazer refletir e pensar até que ponto as circunstâncias da vida podem moldar o caráter de alguém. 



Uma das melhores cenas da novela até agora foi exibida no capítulo 117, quando Carminha bêbada filosofa sobre a vida, entra em um caminhão de lixo e diz: "Toca pro inferno, motorista!". Genial! Texto, direção e sobretudo Adriana Esteves! Carminha chegou ao fundo do poço e nos presenteou com uma das melhores e mais marcantes cenas de todos os tempos nas novelas! Os papéis foram invertidos: Nina começou a agir como uma verdadeira vilã em sua vingança, enquanto Carminha está sendo sua vítima. João Emanuel já disse que Carminha vai inverter o jogo ao seu favor e fazer Nina parecer uma psicopata. Mais emoções à vista! 

Sempre que perguntam a Adriana Esteves se Carminha é a melhor personagem de sua carreira, ela diz que não gosta de comparar suas personagens, pois se entrega de corpo e alma a cada uma delas. Em entrevista a "Veja", ela diz: "Não sei se é porque sou muito intensa, mas todos os trabalhos acabam sendo arrebatadores. É uma entrega total". Adriana Esteves sempre deu tudo de si em todas as novelas. Carminha vai marcar para sempre sua carreira, mas seria injusto com seus outros trabalhos marcantes, dizer que só agora ela está tendo o reconhecimento merecido por seu trabalho. Adriana sempre foi considerada uma ótima atriz merecidamente e Carminha é a prova de que ela está entre as melhores atrizes não só do Brasil, mas do mundo (não é exagero nenhum dizer isso). 


Parece até mentira, mas Adriana Esteves começou na televisão como figurante nos primeiros capítulos de "Vale Tudo" em 1988 (essa também foi a primeira novela de Marcello Novaes, o Max de "Avenida Brasil"). Ela fazia uma modelo que participava de um concurso na revista "Tomorrow". Uma de suas concorrentes era a terrível Maria de Fátima (Glória Pires). Adriana ainda nem imaginava que mais de vinte anos depois  interpretaria uma vilã tão ou mais marcante que Fátima. Em 1989 ela participou de um concurso no "Domingão do Faustão" e ganhou seu primeiro papel fixo em "Top Model". De lá para cá foram muitos papéis importantes no cinema, teatro e televisão. Seu único papel fora da Globo foi em 1996 na novela "Razão de Viver" no SBT. Vamos relembrar alguns de seus personagens mais marcantes?

Marina de "Pedra Sobre Pedra" (1992), foi o primeiro grande papel de Adriana na TV. Ela era uma das protagonistas da trama. Filha de Pilar (Renata Sorrah), Marina se apaixonava  por Leonardo (Maurício Mattar), filho de Murilo Pontes (Lima Duarte), inimigo político de sua mãe. Pilar e Murilo eram contra o romance e casal precisou enfrentar do começo ao fim a ira dos dois, mas no final o amor acabou vencendo.


Adriana Esteves também já viveu uma protagonista vingativa. Foi em "Renascer" (1993), onde interpretou Mariana, papel que marcou muito sua carreira. Ela era neta de um antigo desafeto do Coronel José Inocêncio (Antônio Fagundes) e estava em busca de vingança contra ele, que se apossou das terras do seu avô. Mas os dois acabam se casando, embora ela goste de João Pedro (Marcos Palmeira), filho de Zé Inocêncio.


Outra protagonista importante na carreira de Adriana Esteves foi Helena em "A Indomada" (1997), que era apaixonada por Teobaldo (José Mayer), mas os dois sofreram muito nas mãos da vilã Maria Altiva (Eva Wilma) até conseguirem ser felizes no final.


Em "Torre de Babel" (1998) Adriana viveu a espevitada Sandrinha, que ficou muito popular ao lançar a moda do sutiã por cima da blusa. A música "Só No Sapatinho" virou marca registrada da personagem. No final da novela, descobriu-se para surpresa de todos, que Sandrinha era uma psicopata, pois foi ela quem explodiu o Shopping "Tropical Tower", matando vários personagens. Eu tinha oito anos quando essa novela foi exibida, mas lembro até hoje da cena do último capítulo, quando todos descobrem que Sandrinha é uma bandida. Inesquecível!


Até hoje minha personagem preferida de Adriana Esteves e uma das mais marcantes da carreira da atriz, é a divertida Catarina de "O Cravo e a Rosa" (2000). Catarina era uma verdadeira megera que botava todos os seus pretendentes para correr. O único que conseguia domá-la era o caipira Petruchio (Eduardo Moscovis). Os dois se casaram e brigaram muito até se acertarem no final. Foram muitas cenas divertidas, que transformaram Catarina e Petruchio num dos casais mais populares das novelas.


"Coração de Estudante" (2002) não foi um grande sucesso de audiência (embora também não seja um fracasso), mas Adriana Esteves, como acontece em todas as novelas das quais participa, conseguiu se destacar e transformou sua personagem, a divertida vilã Amelinha, no maior sucesso da novela. Amelinha era rica e mimada. Noiva do professor Edu (Fábio Assunção), ela era apaixonada na verdade pelo rude peão Nélio (Vladmir Brichta), com quem vivia discutindo e se metendo em muitas confusões. Uma das cenas mais engraçadas foi o sequestro de Amelinha por Nélio, que a manteve presa, e quando ela tentou fugir pela janela do banheiro, ficou entalada (foto acima).


Adriana Esteves fez uma participação pequena, mas muito marcante em "Senhora do Destino", afinal foi ela quem deu vida à megera Nazaré na primeira fase da novela e sequestrou Lindalva, filha de Maria do Carmo (Carolina Dieckman). Um papel e tanto para a futura Carminha, não é?


Entre 2007 e 2009, Adriana interpretou a divertida e atrapalhada dona de casa Celinha no "Toma Lá Dá Cá", sitcom de Miguel Falabella que está em reprise no Canal Viva. Filha de Copélia (Arlete Salles) e casada com Mário Jorge (Miguel Falabella), Celinha tinha mania de limpeza e quase ficava louca com as inúmeras confusões em que sua família se metia. Sempre que ficava nervosa, Celinha tinha um tique nervoso, que provocava muitas gargalhadas no público e é muito lembrado até hoje.


Já se tornou antológica a interpretação magistral de Adriana como a cantora Dalva de Oliveira na minissérie "Dalva e Herivelto, Uma Canção de Amor". Ela foi inclusive indicada ao Emmy, o mais importante prêmio da televisão. Infelizmente não foi dessa vez, mas alguém ainda duvida que uma atriz como ela tem chances de levar o Emmy um dia? 

Esses foram alguns dos trabalhos marcantes de Adriana Esteves na televisão. Carminha é um grande personagem, talvez o melhor de sua carreira, mas não podemos esquecer seus outros papéis maravilhosos, pois em todos eles, ela deu um show de interpretação e se entregou totalmente, tornando-os também marcantes e dando provas da grande atriz que é.

Para terminar, uma foto animada que fez bastante sucesso na internet, mostrando a malvada Carminha cuspindo na cara de Nina:


Carminha vai aprontar muito ainda até o final de "Avenida Brasil" e com certeza virão muitas reviravoltas e cenas antológicas por aí. É só ficar de olho!

Adriana Esteves merece sempre todos os nossos aplausos. Palmas para essa grande atriz!

Quais são seus personagens preferidos da maravilhosa Adriana Esteves (além de Carminha)?



7 comentários:

  1. Parabéns, Leandro. Mas, faltou dizer uma coisa importantíssima, ainda mais para quem lembra. Adriana Esteves amargou em Renascer. A crítica caiu de pau, ela não se deu bem no papel e dizem que entrou em profunda depressão na época. Até repensou se seguiria em frente. E ela não estava legal no personagem mesmo. Mas ela se levantou e seguiu em frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei dessa história, mas hoje todos sabemos o quanto ela é uma ótima atriz. Por isso preferi relembrar apenas os bons momentos dela e não quis falar sobre esse assunto no post. Ela pode até ter sido criticada pelo papel, mas uma protagonista de novela das oito sempre marca a carreira de qualquer atriz. Que bom que Adriana seguiu em frente, não é? E agora depois de Carminha, acho que qualquer lembrança negativa que alguns possam ter de sua personagem em "Renascer" será apagada. Provavelmente se a novela fosse reprisada hoje, todos analisariam seu trabalho com outros olhos e veriam que seu desempenho talvez não tenha sido tão mal. Às vezes a crítica gosta de perseguir um ator e acredito que Adriana talvez possa ter sido injustiçada em "Renascer". Mas o fato é que ela é uma atriz maravilhosa e já provou isso a todos. E como esse post é uma homenagem a ela, preferi não tocar nesse assunto das críticas em "Renascer". Quis apenas relembrar alguns de seus personagens marcantes e Mariana marcou sua carreira, apesar de tudo.

      Excluir
  2. Adorei sua homenagem à minha querida Estrela Adriana Esteves, Leandro! E, acho q vc foi certíssimo em não mencionar esse assunto de Renascer! Isso foi um momento horrível na vida e carreira da Adriana e, como eu já era fã dela há 2 anos, acompanhei tudo e e, sim, ela foi MUITO INJUSTIÇADA. Pois, a crítica não se conteve em só falar do trabalho dela, mas também da vida pessoal, enfim, desrespeito total com o ser humano!
    Posso colocar seu texto no Site do Fã Clube Nossa Estrela, q eu sou dona? http://fcnossaestreladrianaesteves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode colocar sim! Já conheço o seu blog e gosto muito. Me avise quando publicar. Obrigado pelos elogios!

      Excluir
  3. Leandro, faltou a Heloísa de "A Lua me Disse". Imperdoável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enumerei apenas alguns personagens marcantes da Adriana. A Heloísa, apesar de boa personagem, não é tão marcante quanto essas que falei. Escolhi as que o público mais lembra.

      Excluir
  4. tem tb a Lola de Kubanacan e a Julia de morde e assopra.....rsrss...

    ResponderExcluir