Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A GATA COMEU: UM CLÁSSICO DOS ANOS 80



Comecei o ano assistindo "Tieta" e agora acabei de assistir "A Gata Comeu" em DVD. Exibida em 1985, a novela foi a primeira de Ivani Ribeiro que assisti quando reprisou pela segunda vez no "Vale a Pena Ver de Novo" em 2001. "A Gata Comeu" tem uma grande legião de fãs e é  uma das novelas de maior sucesso da Globo. Foi a primeira a ser reprisada duas vezes no "Vale a Pena Ver de Novo". Apesar de ter assistido a segunda reprise, eu lembrava de poucas coisas, apenas alguns personagens e cenas, e só agora pude conhecer a novela para valer.

As cenas dos personagens perdidos em uma ilha deserta são antológicas e estão entre as mais marcantes da novela. Depois de uma excursão que dá errado eles passam dois meses perdidos numa ilha (os 12 primeiros capítulos da novela). É lá que os protagonistas se conhecem e se odeiam à primeira vista! Jô Penteado (Christiane Torloni) é uma mulher mimada que já ficou noiva oito vezes, mas nunca se apaixonou de verdade. Fábio Coutinho (Nuno Leal Maia) é um professor viúvo, pai de dois filhos e noivo da ciumenta Paula (Fátima Freire, que já foi entrevistada aqui no blog). Fábio e Jô brigam muito enquanto estão na ilha, mas quando saem de lá, ela logo descobre que está apaixonada por ele e passa a fazer de tudo para impedir seu casamento com Paula, chegando até a sequestrar o noivo. Depois de várias reviravoltas, Fábio se separa de Paula e finalmente se rende aos encantos de Jô, que foi amadurecendo mais e se tornou uma mulher mais generosa e humilde. Os dois se casam e quando tudo parecia bem, ela perde a memória e só recupera no último capítulo, quando descobre que está grávida e os dois vivem felizes para sempre. Um resumo muito breve para uma novela recheada de acontecimentos inesquecíveis em seus 160 capítulos.

Jô e Fábio: um dos casais mais marcantes da teledramaturgia.


"A Gata Comeu" é uma divertida comédia romântica, que embora exibida às 18 horas, também seria ideal para o horário das sete. É provavelmente a novela mais engraçada de Ivani Ribeiro. Além das divertidas confusões envolvendo o casal protagonista, damos boas risadas com o casal Tetê (Marilu Bueno) e Gugu (Cláudio Corrêa e Castro), que vivem brigando o tempo todo, primeiro por cauda dos desejos de grávida dela, cada um mais maluco que o outro, e depois discutem para saber se o bebê será menino ou menina (no final eles tem um casal de gêmeos). Outro núcleo de muito destaque é o de Oscar (Luís Carlos Arutin), um marido folgado que finge que é doente para não trabalhar, vivendo às custas da mulher Conceição (Dirce Migliaccio). A novela tem muitos personagens carismáticos e um elenco de primeira, muitos deles infelizmente andam meio sumidos das novelas. A trilha sonora (principalmente a internacional, da qual já falei aqui no blog também) é uma das mais marcantes das novelas, cheias de músicas de primeira.

Embora datada em muitas coisas (algumas situações podem soar muito ingênuas e inverossímeis nos dias de hoje), "A Gata Comeu" continua muito atraente. Tenho certeza de que se reprisasse outra vez, seria bem sucedida em audiência. É uma novela marcante para o público e para os atores que participaram dela. Fátima Freire disse na entrevista para o "Super TV e Mais!" que até hoje é parada nas ruas por causa de sua personagem Paula. E para muitos, Jô e Fábio são os papéis mais marcantes da carreira de Christiane Torloni e Nuno Leal Maia.

"A Gata Comeu" na capa da revista "Amiga TV Tudo".


Muitos acham estranho o título "A Gata Comeu" ( e é mesmo), mas ele faz  referência à Jô Penteado, que é uma verdadeira gata selvagem que devora o coração dos homens, fazendo deles o que quer, para depois jogá-los fora (foi isso que ela fez com seus ex-noivos). Só ao conhecer Fábio, ela sabe o que é amor de verdade. A novela é um remake de "A Barba Azul" feita 10 anos antes de "A Gata Comeu" na TV Tupi. Eva Wilma e Carlos Zara interpretaram o casal protagonista na primeira versão, que também fez muito sucesso.

Recentemente "A Gata Comeu" fez parte do "Novelão da Semana" no "Vídeo Show", que fez um  ótimo resumo da novela em 5 partes. Se você não assistiu, veja:




"A Gata Comeu" faz os telespectadores se sentirem íntimos dos personagens. É tão bem escrita, tão bem dirigida e as atuações são tão boas, que chegamos quase a acreditar que aqueles personagens são reais, que podemos encontrá-los ao ir no Bairro da Urca no Rio de Janeiro, onde a novela foi gravada. É um Novelão, com N Maiúsculo. Depois que acabamos de assistir, sentimos muita falta dos personagens e é difícil se acostumar sem eles, tanto que dá vontade de rever tudo de novo! 

Excelente novela! Inesquecível! Se você nunca assistiu, procure ver, pois hoje em dia com a internet tudo ficou mais fácil. Garanto que vale a pena!

Quer saber mais sobre a novela? Clique aqui e leia a excelente matéria sobre "A Gata Comeu" no blog "Mundo Novelas"!



6 comentários:

  1. Pra mim fui a melhor novela que já passo,amo muito a essa novela , assisti a muitos anos, e não tem como esquecer de uma novela tão linda como a Gata Comeu. A Globo deveria reprisar de novo,Tenho certeza que iria ganhar com a audiencia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um ano e meio depois, suas preces foram atendidas....rs. Adoro essa novela. Assisti muito pouco dela na época (1985). Assisti há alguns anos atrás no Youtube e agora assisto no canal Viva. Muito boa! É um novelão mesmo. E existe um romantismo que não se acha mais nas novelas de hoje!

      Excluir
    2. Desculpe-me. Quase dois anos....

      Excluir
  2. Muito boa, e estou assistindo novamente no canal viva e quando não dá pra eu ver, gravo pra assistir mais tarde. É uma nivela incrível. Outra q poderia reprisar seria amor com amor se paga, seria bem legal ver a pãodurice do nono correia.

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente espetacular! Deveria ter outras Ivani Ribeiro!

    ResponderExcluir
  4. Melhor novela de todos os tempos. Assisto no Viva, mais meu filho. Torcendo para Jô e Fábio, um casal perfeito :)

    ResponderExcluir