Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

MULHERES DE AREIA TEM MUITAS COISAS BOAS QUA AS ATUAIS NOVELAS NÃO TÊM

A segunda reprise de "Mulheres de Areia", estrondoso sucesso de Ivani Ribeiro, está bombando no "Vale a Pena Ver de Novo". A novela é o programa de maior audiência da tarde e ganha todos os dias da inédita temporada de "Malhação", exibida duas horas mais tarde. Até quem não gosta muito de novelas reconhece que "Mulheres de Areia" é um folhetim clássico, que não envelhece e continua conquistando novas gerações de telespectadores.

A atual novela das nove, "Fina Estampa" de Aguinaldo Silva, também é um grande sucesso, não dá para negar isso. A novela atinge audiência na faixa dos 40 pontos desde o início, algo que as novelas anteriores só conseguiram depois da metade. "Fina Estampa" é uma novela muito popular e talvez por isso faça tanto sucesso, mas até quem acompanha a novela diariamente reconhece que sua trama é muito difícil de ser levada a sério, ao contrário de outras novelas dessa faixa, famosas por serem mais densas e apresentarem tramas mais próximas da realidade. "Fina Estampa" é uma novela mais leve do que as novelas das nove geralmente são e parece mais com uma novela das sete por causa de seu tom humorístico presente inclusive na louca vilã Tereza Cristina (Christiane Torloni).

Comparando "Mulheres de Areia" com "Fina Estampa" vemos logo que são duas novelas diferentes em todos os sentidos. Diante disso resolvi fazer uma lista de algumas coisas que estão muito bem feitas em "Mulheres de Areia" e que em "Fina Estampa" deixam muito a desejar na minha opinião.

1 - TÍTULO APROPRIADO





Começando pelo título, vemos que "Mulheres de Areia" tem um título muito bem escolhido, por se tratar de uma novela praiana com um núcleo de pescadores. Tonho da Lua (Marcos Frota) é quem faz as esculturas de areia que dão título à novela, mas ele também pode se referir às gêmes Ruth e Raquel (Glória Pires), além de ser um título muito bonito e chamativo.

Em "Fina Estampa", o título não condiz muito com o que a novela se propunha a tratar, que era "o que vale mais: a aparência ou o caráter?". Isso ia ser discutido através da personagem Griselda (Lília Cabral), que enriquece ao ganhar na loteria e muda de vida da noite para o dia, mas até agora não houve esse questionamento de valores em torno de Griselda, o que deixa o título meio sem sentido.

2 - ABERTURA COERENTE COM A HISTÓRIA




A abertura de "Mulheres de areia" é bonita e sensual, com uma linda mulher tomando banho no mar enquanto se mistura com areia, algo totalmente condizente com o título da novela. A música "Sexy Yemanjá" de Pepeu Gomes também é bem escolhida e combina com o clima da novela.

A abertura de "Fina Estampa" também é muito bonita, com a imagem de duas lindas mulheres refletidas em vários espelhos, mas não tem nada de original, uma vez que é idêntica à abertura de "Brilhante", novela de Gilberto Braga exibida em 1981. A trilha instrumental deixa a abertura meio morna e não tem nada a ver com a história de uma mulher que ganha na loteria e enriquece. As moças desfilando podem sugerir que se trata de uma novela que se passa no mundo das passarelas, como "Top Model" e não tem muito relação com a história da novela.

3 - PERSONAGENS CARISMÁTICOS




Em "Mulheres de Areia" o que não falta são personagens carismáticos. Quem não ama odiar a gêmea má Raquel e torcer pela sonsa Ruth, a gêmea boazinha? Quem não gosta do ingênuo Tonho da Lua? E da Dona Isaura (Laura Cardoso)? E do Seu Floriano (Sebastião Vasconcelos)? E da Malu (Viviane Pasmanter), Alaor (Humberto Martins), Virgílio (O inesquecível Raul Cortez)? Tem também o Seu Donato (Paulo Goulart), a Juju (Nicette Bruno), Tônia (Andréa Beltrão) e muitos outros.

Já em "Fina Estampa" contam-se nos dedos os persnagens que despertam a simpatia e o carisma do público. A vilã Tereza Cristina, apesar de engraçada é meio patética e os protagonistas Griselda e René são meio chatos e não nos fazem ter vontade de torcer por eles. Destaco como personagens carismáticos o Crô (Marcelo serrado, numa boa interpretação), o Baltazar (Alexandre Nero), que apesar de mau-caráter é bem engraçado, o Pereirinha (José Mayer), O português Guaracy (Paulo Rocha), que é apaixonado por Griselda e muito mais legal do que o René, e a Tia Íris (a sempre maravilhosa Eva Wilma, que viveu Ruth e Raquel na primeira versão de "Mulheres de Areia").


4 - HISTÓRIA CATIVANTE





Histórias de gêmeos de personalidades diferentes interpretados por um mesmo ator ou atriz, sempre mexem com a gente, e esse é o maior atrativo de "Mulheres de Areia". Todos ficamos muito ansiosos para ver quais serão as próximas maldades da malvada Raquel pra cima da boazinha Ruth, que tomou o seu lugar. Mas não são só as gêmeas que despertam a nossa atenção. Praticamente todos os núcleos da novela tem histórias interessantes. "Mulheres de Areia" foi um dos maiores sucessos do horário das seis e com alguns ajustes na história, daria sem dúvidas, uma grande novelas das oito.

Em "Fina Estampa" falta um motivo maior para Tereza Cristina fazer suas maldades. Logo nos primeiros capítulos, ela criou um ódio mortal da protagonista Griselda por causa de um golpe que o filho do Pereirão, Antenor (Caio Castro) tentou aplicar contra sua filha Patrícia (Adriana Birolli). Por causa disso Tereza Cristina passou a fazer de tudo para prejudicar a rival e se transformou numa assassina fria que sai matando várias pessoas por causa de um segredo que ninguém sabe o que é. O maior medo de Tereza Cristina era perder o marido Renê, mas mal se separou dele, já foi se consolar nos braços de Pereirinha, ex-marido de sua rival, e não parece sofrer muito por ser abandonada pelo marido. São situações desse tipo que tornam a trama da novela meio contraditória em vários aspectos. Não é uma novela tão bem construída como "Senhora do Destino" (2004) por exemplo, um dos maiores sucessos do autor.


Apesar de tudo isso, "Fina Estampa" é um grande sucesso. Aguinaldo prometeu que a novela daria mais audiência do que as tramas anteriores e cumpriu o prometido. Para ele e para a emissora o que importa é audiência, claro, e nesse quesito "Fina Estampa" faz bonito, mas isso não a impede de ser uma trama imperfeita. É claro que "Mulheres de Areia" também tem defeitos, nenhuma novela é perfeita, mas ela já provou que é uma trama clássica, que nunca será esquecida e estará sempre presente na memória do público. Se "Fina Estampa" irá ficar marcada para sempre na memória do público, só o tempo dirá.

Para terminar, há uma semelhança entre "Mulheres de Areia" e "Fina Estampa": As duas são dirigidas pelo mesmo diretor, Wolf Maya, mas acho que o Wolf não está tão inspirado em "Fina Estampa" como em outras novelas que dirigiu antes dela.



E você, o que acha das duas novelas?





3 comentários:

  1. Pensei que eu ia acompanhar "Mulheres de areia" mas o início da novela não me prendeu com o Marcos não acreditando na Ruth... Mas quando assisto alguma cena, fico impressionado com o texto da Ivani! Lucas - www.cascudeando.zip.net @cascudeando

    ResponderExcluir
  2. Claro que Mulheres de areia é muito melhor que Fina estampa. O problema é a falta de gás que as novelas tem tido com o passar do tempo. Nada muda, é sempre a mesma coisa. E coisa q a gente já viu em outras, não serve.

    ResponderExcluir
  3. Mil vezes Mulheres de Areia!!! Grande novela, a primeira que tenho em minha memória que comecei a assistir quando eu era pequena. Chorei quando a Raquel morreu! Assisti a original, a primeira reprise, e assisto a atual tbm. Fina Estampa, além de leve demais para o horário das 9 e confusa e sem nexo. Depois falavam de Insensato Coração... Para os atores deve ser ótimo fazer esta novela, como atriz para mim seria ótimo tbm. Mas como espectadora não dá. E olha que Aguinaldo já escreveu novelas de realismo fantástico como Tieta e A Indomada, mas nada se compara aos absurdos dessa. Sua análise foi PERFEITA. Concordo com tudo. Mas para não só criticar Fina Estampa... um elogio. Acho Pererinha em barato. Deve ser por causa do tipo diferenciado que o José Mayer está fazendo

    ResponderExcluir