Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

AS NOVELAS MAIS CURTAS DO VALE A PENA VER DE NOVO


Todos sabemos que as novelas reprisadas no "Vale a Pena Ver de Novo" tem menos capítulos que as exibições originais. Isso acontece por causa da duração dos capítulos que são maiores no "Vale a Pena". Tudo é programado de acordo com a duração dos filmes que entram logo depois na "Sessão da Tarde". Quanto mais curto é o filme, mais longos são os capítulos das novelas. Já houve casos de novelas que chegaram a ter quase duas horas de duração no "Vale a Pena Ver de Novo" em determinado dia. Com isso são exibidos cerca de dois capítulos originais em média por dia, com variações para mais ou menos. 

As novelas do "Vale a Pena Ver de Novo" costumam sofrer muitos cortes também quando a audiência não corresponde às expectativas, mas não existe novela que tenha passado na íntegra na sessão de reprises. Por maior que seja o sucesso é inevitável que uma ou outra cena acabe sendo cortada na reexibição. Na íntegra mesmo, só no Canal Viva. 

Mas algumas novelas reprisadas no "Vale a Pena Ver de Novo" chamam a atenção pelo grande número de cortes e pela diferença entre o número de capítulos originais e os da reprise.

"Roda de Fogo", a novela mais cortada no "Vale a Pena Ver de Novo". "As Três Marias" também teve muitos cortes.

Até hoje a novela mais curta do "Vale a Pena Ver de Novo" foi "Roda de Fogo" (1986). A novela,  que teve originalmente 179 capítulos, foi reduzida para apenas 34 na reprise em 1990 (145 capítulos a menos). Outra que também foi bastante picotada é "As Três Marias" (1980). Seus 156 capítulos foram reduzidos  a  40 na reapresentação em  1982 (116 capítulos a menos). (informações desse parágrafo retiradas do site teledramaturgia.com.br).


A reprise de "Felicidade" (1991) teve apenas 55 capítulos em 1998, 148 capítulos a menos que sua exibição original, que teve 203 capítulos. "Era Uma Vez..." (1998) foi reprisada em 2007 com 92 capítulos a menos. Teve 69 capítulos na reprise, ante 161 quando passou no horário das seis. Os fãs da novela "Felicidade" terão a chance de revê-la em breve na íntegra, pois ela será a substituta de "Top Model" na faixa das 15h30min do Canal Viva (em breve um post sobre a volta da novela aqui no blog).


"Barriga de Aluguel" (1990) está sendo reprisada na íntegra no Canal Viva (sua substituta será "A Próxima Vítima", de 1995). A novela é a mais longa exibida até hoje no horário das seis da Globo (teve 243 capítulos), mas sua reprise no "Vale a Pena Ver de Novo" foi muito curta: teve 90 capítulos, 153 a menos do que na primeira exibição. "Senhora do Destino" (2004), que teve 221 capítulos, também sofreu inúmeros cortes na reprise em 2009: foram 98 capítulos a menos, totalizando 123 no "Vale a Pena Ver de Novo". A novela mais recente a ser picotada por causa da baixa audiência foi "Sete Pecados", que teve 208 capítulos em 2007 e apenas 83 na reprise de 2010, ou seja, 125 capítulos a menos. Muitas outas novelas tiveram grandes cortes em suas reprises. Relembramos algumas.


Cito também algumas novelas que passaram quase inteiras no "Vale a Pena". A mais longa reprise até hoje é "Plumas e Paetês". Em 1980 a novela foi exibida em 191 capítulos. A reprise em 1983 teve 175 capítulos, apenas 16 a menos que a exibição original. A reprise de "O Clone" em 2011 também teve 175 capítulos,  mas sofreu muito mais cortes do que "Plumas e Paetês", pois na exibição original em 2002 foram 221 capítulos. Outra que também teve uma reprise longa foi "A Indomada" em 2000, que teve 150 capítulos, ante 203 da exibição original em 1997.

Muitos são contra uma novela ser muito picotada, mas em alguns casos acham que os cortes são bem vindos, quando eliminam algumas cenas desnecessárias e fazem a novela andar mais rápido. Mas aqueles que são fãs de uma determinada novela, querem revê-la na íntegra, sem nenhum corte. Cada um pensa de um jeito. 

O que você acha dos cortes realizados nas novelas em suas reprises no "Vale a Pena Ver de Novo"?



2 comentários:

  1. Dependendo da novela, os cortes são bem vindos!
    O que não gosto é quando cortam aquelas cenas épicas por conta do horário, como a briga de Nazaré e Do Carmo. :(

    ResponderExcluir
  2. No caso da reprise de Roda de Fogo, um motivo pelo qual ela foi tão cortada é o de que ela tinha cenas bastante fortes como por exemplo, Mário (Cécil Thiré) leva Alice (Sílvia Bandeira) de carro, para uma praia deserta, à noite, ele rasga as roupas dela e a abandona aos prantos, enquanto ele pega seu carro e vai embora. Outra cena que também me marcou muito nessa novela (já das últimas semanas da novela) foi uma onde uma escavação num cemitério clandestino era feita à noite com uma máquina retroescavadeira para retirar dali, corpos de personagens assassinados dentro da trama. Cenas como essas à tarde, realmente não tem a mínima condição de ir ao ar.

    ResponderExcluir