Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

RECORDANDO: 10 ABERTURAS DE NOVELAS INESQUECÍVEIS

Hoje na seção "Recordando" resolvi fazer uma lista de 10 aberturas de novelas inesquecíveis para mim. Algumas dessas novelas eu nem assisti, mas já vi as aberturas no "Vídeo Show" e na internet. São aberturas muito bonitas, algumas delas emblemáticas, que fazem parte da história da TV. Vejam:

10 - ESSAS MULHERES (2005)


Em décimo lugar a abertura de "Essas Mulheres", ótima novela de Marcílio Moraes baseada na obra de José de Alencar, exibida em 2005 na Record. A música de abertura não é tão bonita, mas as belíssimas imagens das três lindas protagonistas me conquistaram. A Record caprichou muito na abertura dessa novela!




9 - A VIAGEM (1994)


O remake de "A Viagem" foi a última novela escrita por Ivani Ribeiro. Um grande sucesso, uma novela perfeita até na abertura, com uma linda música do Roupa Nova:




8 - VALE TUDO (1988)


A abertura da novela de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basséres, discutia o tema principal (se vale a pena ser honesto no Brasil) até na abertura, inesquecível e clássica como a novela:




7 - CIRANDA DE PEDRA (1981)


A abertura da primeira versão de "Ciranda de Pedra", baseada na obra de Lygia Fagundes Telles e escrita por Teixeira Filho em 1981, me marcou desde a primeira vez em que assisti no "Vídeo Show". A abertura da segunda versão escrita por Alcides Nogueira em 2008 também é muito bonita, mas a da primeira versão é mais simples e mais bonita ainda:




6 - CARA & COROA (1995)


Em sexto lugar, escolho a abertura de "Cara & Coroa", ótima novela de Antônio Calmon que infelizmente nunca foi reprisada. É a primeira novela das sete que assisti, quando tinha 5 anos. Tanto a música como as imagens da atriz Suzana Werner nadando no mar são muito bonitas. Veja:




5 - ÁGUA VIVA (1980)


Em quinto lugar, a linda e marcante abertura de "Água Viva", um clássico da teledramaturgia. "Água Viva" é a novela de Gilberto Braga que mais tenho vontade de assistir. Além da ótima história e bom elenco, tenho certeza que é cheia de atuações marcantes. Torço muito para que a novela reprise no Viva ou passe pelo menos no "Novelão da Semana" no "Vídeo Show". Até lá, resta ver a abertura da trama:




4 - O CRAVO E A ROSA (2000)


Em quarto lugar, a divertida abertura de "O Cravo e a Rosa", ótima novela de Walcyr Carrasco. Impossível não rir com as imagens em preto e branco dos personagens. Catarina (Adriana Esteves) e Petruchio (Eduardo Moscovis) brigavam até na abertura, cantada por Zeca Pagodinho.




3 - MARINA (1980)


"Marina", de Wilson Aguiar Filho não fez sucesso e é uma das novelas das seis da Globo menos lembradas, mas a abertura, ao som de "Sol de Primavera" de Beto Guedes com lindas imagens de cavalos, é uma das mais lindas e poéticas que já vi. Uma abertura marcada pela simplicidade, que ocupa o terceiro lugar nessa lista:




2 - A INDOMADA (1997)


Em segundo lugar na lista de aberturas inesquecíveis, escolho "A Indomada", de Aguinaldo Silva. A abertura, que tinha Maria Fernanda Cândido correndo e se transformando em fogo, pedra, e água, é uma das mais lembradas das novelas e os efeitos especiais são impressionantes:




1 - A FAVORITA (2008)


A abertura da novela de João Emanuel Carneiro é, sem trocadilhos, a minha favorita. A abertura contava a história da novela em forma de desenhos com um tango marcante e conseguia transmitir o clima de suspense da história com perfeição. Sensacional!




Essa é a minha lista de aberturas de novelas preferidas. Há muitas outras que gosto e que não entraram aqui, como "As Pupilas do Senhor Reitor" (1994), "Tieta" (1989), "Locomotivas" (1977), etc. 

Quais são as suas aberturas de novelas preferidas?



4 comentários:

  1. Adorei a lista!

    Minhas aberturas favoritas: http://euprefiromelao.blogspot.com.br/2009/07/top-10-minhas-aberturas-de-novela.html

    ResponderExcluir
  2. As minhas são, não na ordem exata, mas acho as mais incríveis!
    A INDOMADA
    VAMP
    DEUS NOS ACUDA
    EXPLODE CORAÇÃO
    CAMINHO DAS INDIAS
    O CLONE
    A VIDA DA GENTE
    RAINHA DA SUCATA
    O FIM DO MUNDO
    QUATRO POR QUATRO

    FABIO

    ResponderExcluir
  3. Bom, a maioria das aberturas presentes na lista não cheguei a ver, mas curti muito a de A indomada, de Vale Tudo, A viagem, A gata comeu, da recente A vida da Gente também foi linda, concordo que de A favorita foi show de bola, entre outras, não tenho uma única favorita. òtimo post!

    http://brincdeescrever.blogspot.com.br/2012/08/cheias-de-charme-e-sua-barriguinha.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não assisti muitas das novelas que estão nessa lista, mas sempre curti muito pesquisar aberturas antigas na internet, além de já ter visto muitas no Vídeo Show. É por isso que as aberturas de algumas novelas dos anos 1980 e 90 que não cheguei a acompanhar, estão na lista. Há aberturas magníficas que marcam a gente mesmo sem ter acompanhado as novelas.

      Excluir