Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de junho de 2012

HISTÓRIAS CLÁSSICAS NA LITERATURA E NO CINEMA

Hoje no "Recordando" vamos relembrar histórias clássicas da literatura que fizeram sucesso  em forma de livro e de filme. São inúmeros os exemplos de livros clássicos que deram origem  a clássicos do cinema. Relembraremos 10 desses livros e filmes que fazem parte da história da literatura e do cinema.

1 - E O VENTO LEVOU (Gone With the Wind)



Publicado em 1936, o romance "E o Vento Levou", da autora estreante Margaret Mitchell, transformou-se em um dos maiores sucessos de venda da história e logo despertou o interesse dos grandes estúdios de cinema, mas quem levou a melhor foi  David O. Selznick, um dos maiores produtores de filmes da época. Selznick não economizou para transformar o livro de mais de 1000 páginas em um filme épico monumental, que trouxe Vivien Leigh e Clarck Gable nos inesquecíveis papéis de Scarlett O'Hara e Rhett Butler. O filme "E o Vento Levou" foi lançado em 1939 e  ganhou 8 Oscar nas categorias principais e mais 2 por méritos técnicos. Com quase quatro horas de duração, "E o Vento Levou" é considerado por muitos o maior clássico da chamada época de ouro de Hollywood. Margaret Mitchell jamais publicou outro livro, mas seu nome está marcado para sempre na história literária e cinematográfica por causa de "E o Vento Levou", indiscutivelmente um clássico da literatura e do cinema.



2 - O PODEROSO CHEFÃO (The Godfather)

O livro homônimo de Mario Puzo, publicado em 1969, originou um dos filmes mais clássicos do cinema,  "O Poderoso Chefão" (1972), estrelado por Marlon Brando e Al Pacino. Em segundo lugar na famosa lista de filmes mais importantes de todos os tempos, "O Poderoso Chefão" é sem dúvidas o mais famoso filme sobre a máfia. Vencedor de três Oscar, incluindo melhor filme, "O Poderoso Chefão" teve duas continuações de grande sucesso, "O Poderoso Chefão - Parte II" (1974) e "O Poderoso Chefão - Parte III" (1990).





3 - O MÁGICO DE OZ (The Wizard of Oz)


Publicado em 1900, "O Mágico de Oz", de L. Frank Baum, originou algumas adaptações no cinema, mas a mais famosa delas continua sendo o musical de 1939, com Judy Garland no papel de Dorothy. O livro e o filme são dois clássicos que fazem sucesso até hoje. Vale a pena ler o livro e assistir o filme. É uma história mágica (sem trocadilhos) que nos faz voltar a ser crianças novamente e mergulhar no mundo da fantasia.



4 - REBECCA, A MULHER INESQUECÍVEL (Rebecca)

A história da mulher que casa com um milionário e vai viver em uma mansão "assombrada" pelo espírito de sua falecida mulher, é o livro de maior sucesso da autora Daphne Du Maurier. Publicado em 1938, o livro foi adaptado para o cinema em 1940. Vencedor de dois Oscar, o filme foi produzido por David O. Selznick e dirigido pelo mestre do suspense Alfred Hitchcock, em sua primeira incursão no cinema norte-americano. Um thriller psicológico cheio de suspense, o filme protagonizado por Laurence Olivier e Joan Fontaine, fez grande sucesso. A história de Rebecca lembra muito "A Sucessora", da escritora brasileira Carolina Nabuco, que foi publicado em 1934. Apesar das acusações de plágio, isso não comprometeu o sucesso do livro e nem do filme, que são considerados dois clássicos.


5 - O SENHOR DOS ANÉIS (The Lord of the Rings)


                                     

J. R. Tolkien é o criador de uma verdadeira obra-prima da literatura mundial, a trilogia "O Senhor dos Anéis", publicada a partir de 1954, composta pelos livros "A Sociedade do Anel", "As Duas Torres" e "O Retorno do Rei". Um dos maiores sucessos de venda da literatura universal, "O Senhor dos Anéis" deu origem a três filmes, um baseado em cada livro, lançados a partir de 2001. Verdadeiras super-produções, os filmes foram aclamados pelo público e pela crítica e fizeram tanto sucesso que já são considerados clássicos do cinema moderno. "O Retorno do Rei" (2003) ganhou o impressionante número de 11 Oscar, se igualando a "Ben-Hur" (1959) e "Titanic" (1997), até então, os recordistas no número de estatuetas ganhas. Um verdadeiro fenômeno literário e cinematográfico!





6 - TUBARÃO (Jaws)

Um dos filmes mais conhecidos de Steven Spilberg, "Tubarão" (1975), é baseado no romance de mesmo nome do autor Peter Benchley, publicado um ano antes. Ambos foram grandes sucessos e provocaram muito medo e suspense em leitores e plateias de todo o mundo. Ainda hoje o filme, que venceu três Oscar, provoca uma grande tensão psicológica em quem assiste. O mérito é de Spilberg, que naquela época já era um grande diretor e claro, da ótima história criada por Peter Benchley. "Tubarão" é daquelas histórias que assustam e fascinam ao mesmo tempo. Não é a toa que seu sucesso é tão grande, tanto em forma de livro, como de filme.



7 - O MORRO DOS VENTOS UIVANTES (Wuthering Heights)


Emily Bronte, autora de "O Morro dos Ventos Uivantes", marcou seu nome  na história da literatura com apenas um livro, assim como Margaret Mitchell, de "E O Vento Levou". Publicado em 1847, "O Morro dos Ventos Uivantes" é considerada  uma das mais belas e importantes obras da literatura inglesa. Unindo características do Romantismo e do Realismo, Emily Bronte criou uma história forte, marcante e atemporal, que continua conquistando novos leitores. É claro que "O Morro dos Ventos Uivantes" não ficaria de fora do cinema. Várias adaptações foram feitas até hoje, inclusive uma foi lançada esse ano, mas o filme mais famoso baseado no livro continua sendo a versão de 1939, com Laurence Olivier e Merle Oberon nos papéis principais. Embora não conte toda a história presente no livro, o filme é cheio de ótimas atuações e é sem dúvidas, muito importante e deve ser visto, pois  assim como o livro que o originou, é um clássico!



8 - FRANKENSTEIN

O livro mais famoso da autora Mary Shelley, "Frankenstein" foi publicado pela primeira vez em 1818. Em 1931 chegava aos cinemas a famosa versão produzida pela Universal, que na década de 1930 se especializou em filmes de terror. "Frankenstein" foi protagonizado pelo ator Boris Karloff, conhecido por vários outros filmes de terror. Karloff criou um monstro realmente assustador, mas ao mesmo tempo "humanizado". O filme foi um grande sucesso e popularizou ainda mais o livro. Entre as cenas mais famosas estão a do afogamento de uma menina, que é jogada em um lago pelo monstro, e as cenas finais de perseguição ao monstro. "Frankenstein" é uma história feita sob medida para aqueles que gostam de se assustar lendo o livro ou vendo o filme.



9 - O ILUMINADO ( Shining)


Stephen King é especialista em criar histórias de terror e seus livros fazem muito sucesso em todo o mundo. "O Iluminado" (1977) é uma de suas obras mais conhecidas, ainda mais depois do sucesso do filme homônimo de 1980, dirigido pelo grande Stanley Kubrick e com Jack Nicholson vivendo o atormentado protagonista. Considerado um dos filmes mais assustadores já feitos, "O Iluminado" é cheio de cenas perturbadoras e arrepiantes. O filme é referência quando se fala em livros adaptados para o cinema, por causa do sucesso inquestionável do livro e do filme, que continuam muito populares  e já se tornaram clássicos.



10 - DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS

Jorge Amado publicou "Dona Flor e seus dois Maridos" em 1966, com grande sucesso. Em 1976 a história do livro chegava aos cinemas em um filme dirigido por Bruno Barreto e estrelado por Sônia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça. Lançado na época em que as chanchadas eróticas dominavam o cinema brasileiro, "Dona Flor e seus dois Maridos" foi o recordista de bilheteria dos filmes nacionais, com mais de 10 milhões de espectadores, até 2010, quando foi ultrapassado por  "Tropa de Elite 2". Uma história divertida e romântica, com altas doses de erotismo, "Dona Flor e seus dois Maridos" conquistou os leitores e telespectadores e é com ela que encerro essa lista de histórias clássicas na literatura e no cinema.


Essas histórias são a prova de que literatura e cinema andam juntos. Uma boa história faz sucesso seja qual for o seu formato. Essa foi a minha seleção de filmes clássicos baseados em livros também clássicos, mas a lista é imensamente maior e cada um tem a sua própria.

Quais são seus livros preferidos que foram adaptados para o cinema?




Nenhum comentário:

Postar um comentário