No ano em que se comemora o centenário de nascimento de um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, Jorge Amado, nada mais justo do que homenageá-lo com uma de suas grandes obras na telinha. Quasse 40 anos depois de ser exibida, tornando-se uma das novelas mais clássicas de nossa teledramaturgia, e lançando Sônia Braga ao estrelato, "Gabriela" ganha um remake, escrito por Walcyr Carrasco, dirigido por Roberto Talma e com Juliana Paes vivendo a emblemática protagonista.
"Gabriela" será exibida às 23 horas de terça a sexta, com exceção do primeiro capítulo, que será exibido segunda, 18 de junho, depois de "Avenida Brasil". Contando com um grande elenco cheio de atores de peso, e algumas surpresas, como a participação da cantora Ivete Sangalo, que em sua primeira novela, interpretará Maria Machadão, dona do cabaré Bataclã e uma das personagens mais importantes da obra. "Gabriela" tem a missão de manter os bons índices de audiência conseguidos por "O Astro" no ano passado.
Vamos saber mais sobre a novela?
A HISTÓRIA
A história se passa em 1925, quando várias populações da região Nordeste são obrigadas a emigrar para outros lugares por causa de uma grande seca. Uma dessas pessoas é Gabriela (Juliana Paes), moça pobre, ingênua e sensual, que viaja para a cidade baiana de Ilhéus em companhia do tio, que morre antes do fim da viagem. Chegando em Ilhéus, Gabriela logo começa a trabalhar como cozinheira na casa do turco Nacib (Humberto Martins), dono do bar Vesúvio, o mais movimentado da cidade. Nacib logo se apaixona por Gabriela e os dois vivem uma linda e provocante história de amor. Gabriela é alvo dos olhares cobiçosos de muitos homens da cidade, que querem se aproveitar de sua ingenuidade para seduzí-la, despertando os ciúmes de Nacib.
Gabriela (Juliana Paes) e Nacib (Humberto Martins).
Gabriela chega em Ilhéus na mesma época em que a população resolve fazer uma procissão para os Santos Padroeiros da cidade, na esperança de finalmente a seca dar uma trégua. De um lado estão as beatas conservadoras e do outro as meninas do Cabaré Bataclã, de propriedade de Maria Machadão (Ivete Sangalo), que também querem participar da procissão, mas enfrentam a resistência das mulheres da cidade, que não suportam a ideia de mulheres da vida andando ao lado delas. Uma das meninas do Bataclã é Zarolha (Leona Cavalli), que nutre uma paixão por Nacib.
As meninas do Bataclã.
"Gabriela" aborda também a vida política de Ilhéus, que é governada pelos coronéis do Cacau, sendo o líder político, o perigoso Coronel Ramiro Bastos (Antônio Fagundes), um homem arrogante que adora ter o poder nas mãos. Ele é desafiado por Mundinho Falcão (Mateus Solano), um idealista que luta para mudar a realidade política da região e se alia à oposição, provocando a fúria de Ramiro. Os dois serão grandes inimigos.
Coronel Ramiro Bastos (Antônio Fagundes) e Mundinho Falcão (Mateus Solano).
Outra história que terá muito destaque em "Gabriela" é a de Malvina (Vanessa Giácomo), filha do Coronel Melk Tavares (Chico Diaz). Malvina é uma jovem com ideias avançadas e à frente do seu tempo, que não aceita os costumes impostos pela sociedade patriarcal, como a submissão da mulher ao homem. Também acompanharemos a história de Sinhazinha (Maitê Proença), uma mulher sofredora, casada com o violento Coronel Jesuíno (José Wilker). Ela se apaixonará pelo jovem dentista Osmundo (Érik Marmo).
Malvina (Vanessa Giácomo) e Sinhazinha (Maitê Proença).
Essas e outras histórias poderão ser vistas em "Gabriela", uma ótima história cheia de romance, humor e sensualidade, que trará mais uma vez o sabor do universo de Jorge Amado para nossa telinha.
Vamos conhecer melhor os personagens de "Gabriela"?
PRINCIPAIS PERSONAGENS





.jpg)

.jpg)




O QUE ACONTECE NOS DOIS PRIMEIROS CAPÍTULOS
SEGUNDA, 18 DE JUNHO
Ramiro e seus jagunços invadem a mata e se apropriam das terras de Ilhéus, expulsando moradores da região. Há uma passagem de tempo. Gabriela e seu tio seguem em direção a Ilhéus em busca de uma vida melhor. Tonico Bastos demonstra interesse por Zarolha. Nacib diz a Ezequiel que nunca encontrou mulher como Zarolha. Maria Machadão repreende Zarolha ao perceber que ela está apaixonada por Nacib. Nacib fica furioso ao saber que sua cozinheira Filomena deixará Ilhéus. Ramiro Bastos encomenda a padre Cecílio uma procissão para ajudar a fazer chover em Ilhéus. Nacib pede ajuda a Quinquina e Florzinha para fazer os quitutes do Vesúvio e o jantar para a Associação Comercial. Zarolha pede a Nacib que converse com o padre sobre a participação das meninas do Bataclã na procissão. O tio de Gabriela não sobrevive e ela segue viagem com Clemente e Fagundes. Arminda sugere a Nacib que procure cozinheira no mercado de retirantes. Nacib vê Gabriela.
TERÇA, 19 DE JUNHO
Nacib leva Gabriela para ser sua cozinheira. Olga e os filhos acordam Tonico Bastos, que finge ter trabalhado até tarde no cartório. Conceição aconselha Olga a ficar de olho no marido. Gerusa pede à mãe e à tia para não discutirem. Maria Machadão convoca suas meninas a bordarem o manto para a procissão. Pelópidas diz a Douglas que a única forma de ele ter um jornal diário é pedindo dinheiro para Ramiro Bastos. Gabriela surpreende as beatas de Ilhéus ao se banhar na fonte da praça, deixando os homens encantados. Glória cumprimenta Doroteia e suas amigas, mas só Sinhazinha retribui a saudação. Coriolano avisa a Ezequiel que Glória é sua amante. Ramiro não dá dinheiro a Pelópidas para o jornal de Douglas. Zarolha se nega a ficar com Nacib ao saber que ele não falou com o padre sobre a presença das meninas do Bataclã na procissão. Nacib observa Gabriela dormindo.
Para ler o resumo dos outros capítulos e saber mais sobre "Gabriela", clique aqui e entre no site oficial da novela.
Clique aqui para ver um clipe especial com cenas de "Gabriela".
"Gabriela" estreia hoje depois de "Avenida Brasil". Fique de olho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário