Essa semana voltou ao ar no Canal Viva uma das novelas da Globo de maior sucesso, "Que Rei Sou Eu?" (1989), de Cassiano Gabus Mendes. E dia 10 de maio, "Elas Por Elas" (1982), outro grande sucesso do autor, completa 30 anos. Cassiano Gabus Mendes foi um dos maiores novelistas de nosso país e suas novelas prestaram uma grande contribuição à teledramaturgia brasileira.
As novelas de Cassiano Gabus Mendes tinham um humor inteligente e um charme irresistível que conquistava a todos. Suas histórias eram simples, bem escritas e costumavam fazer também críticas sociais e políticas. Não assisti nenhuma das novelas de Cassiano, mas vi os remakes de "Anjo Mau" (1997) e "Ti Ti Ti" (2010), escritos por Maria Adelaide Amaral. Foram ótimas novelas que deram uma ideia do universo original do autor. Essa semana começaremos a recordar as novelas de Cassiano Gabus Mendes. Foram 12 novelas, todas na Globo. Hoje relembraremos seis delas.
1 - ANJO MAU (1976)
Primeira novela de Cassiano Gabus Mendes, "Anjo Mau" trazia Susana Vieira no papel de Nice, a malvada babá que fazia várias armações para conquistar o patrão, Rodrigo (José Wilker). Com uma anti-heroína como protagonista, "Anjo Mau" fez muito sucesso. No final Nice pagou por suas maldades e morreu de parto. 20 anos depois, a novela ganhou um remake com Gloria Pires no papel principal. Na segunda versão, que também fez sucesso, Nice teve um final feliz. A abertura original da novela é em preto e branco, mas a versão que vocês veem aqui foi colorizada artificialmente:
2 - LOCOMOTIVAS (1977)
Primeira novela colorida do horário das sete, "Locomotivas" contava a história da ex-vedete Kiki Blanche (Eva Todor), que tinha um salão de beleza muito movimentado e além de Milena (Aracy Balabanian), sua filha legítima, criava mais três filhos adotivos, entre eles a rebelde Fernanda (Lucélia Santos), que disputava com Milena o amor de Fábio (Walmor Chagas). No final da novela Fernanda descobre que Milena é sua verdadeira mãe e as duas fazem as pazes. Eva Todor interpretou Kiki Blanche novamente no remake de "Ti Ti Ti', em uma participação especial. A abertura de "Locomotivas" faz sucesso até hoje. Veja:
3 - TE CONTEI? (1978)
A jovem Sabrina (Wanda Stefânia) é cleptomaníaca e esconde dos pais a compulsão por roubar. Ela aluga um quarto na pensão da espanhola Lola (Eva Todor) e finge ser uma moça pobre. Na pensão moram também o divertido cego Léo (Luiz Gustavo), que se envolve com Sabrina e com Shana (Maria Cláudia); e a sofrida Luciana (Susana Vieira), que está atrás de seu grande amor Alex (Dennis Carvalho).
4 - Marron Glacé (1979)
A novela mostrava a rotina dos garçons que trabalhavam no bufê Marron Glacé, entre eles, Otávio (Paulo Figueiredo), que para vingar a morte do pai, planeja tomar posse do bufê, pois acredita que ele pertence à sua família. Otávio acaba se apaixonando por Vanessa (Sura Berditchevsky), filha de Clotilde (Yara Cortes), proprietária do bufê, e fica dividido entre a vingança e sua paixão pela moça.
5 - PLUMAS & PAETÊS (1980)
Marcela (Elisabeth savalla) é amiga de Osmar (Stepan Nercessian). Quando trazia a noiva para ser apresentada à sua família, Osmar morre em um acidente de carro junto com ela, e a única sobrevivente é Marcela, que viajava com eles. Marcela resolve fingir que era a noiva de Osmar para desfrutar do conforto oferecido pela família dele. Ela vive um triângulo amoroso com Edgar (Cláudio Marzo), irmão de Osmar, e Renato (José Wilker), pai de sua filha. Marcela só revela a verdade antes de morrer, no final da novela. A história de Marcela e outras tramas de "Plumas & Paetês" foram incorporadas ao remake de "Ti Ti Ti" em 2010.
6 - ELAS POR ELAS (1982)

Veja a linda abertura de "Elas Por Elas":
Essa foi a primeira parte do "Recordando" com as novelas de Cassiano Gabus Mendes. Semana que vem relembraremos suas outras novelas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário